TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e valores de texto

Tese: Leitura e valores de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é de extrema importância independente de quem vai ler, só é preciso levar em consideração a linguagem textual, o próprio texto e qual o sentido vai impor a leitura.

Quando o foco é no autor, papel do leitor é de apenas entender o que o autor quer passar, exercendo um papel de espectador, sendo a leitura como uma capitação de ideias do autor, não levando em consideração as experiências e conhecimento de quem esteja lendo.

Mas quanto o foco é no texto parte-se do principio que o leitor tenha um conhecimento do que se quer transmitir, por exemplo: um texto com termos médicos subentende-se que o leitor tenha um conhecimento do que o texto quer passar. Nessas duas formas o leitor é visto por realizar uma atividade de reconhecimento.

Existe também o foco no leitor, em que a uma interação entre o autor-texto-leitor onde o autor leva em consideração as experiências e conhecimentos do leitor, dessa forma o leitor deixar de ser espectador e passa a uma atividade de interação e produção de sentidos.

Nessa concepção onde o foco é quem esteja lendo, vem merecendo a atenção de estudiosos sobre a importância para o ensino a leitura, pois dessa pessoa é esperado que ela processe, critique, contradiga ou avalie a informação que está diante de si, podendo assim forma uma opinião sobre o que o autor que transmitir.

Não se pode esquecer que a relação entre o conteúdo do texto e o leitor, deve-se a intenção de como o texto é visto e os objetivos de leitura. Pois as vezes lemos para nos manter informados, para estudos, ou até mesmo por prazer.

Para compreender um texto varia segundo as circunstancia de leitura e de vários fatores, um desse fatores seria relativos ao autor/leitor, podendo facilita-lo ou dificulta-lo. Pois depende para qual público foi escrito e o entendimento do autor.

Com isso é seguro afirma que deve se atentar ao escrever um texto, qual o público alvo quer atingir e nunca esquecer de levar em consideração as experiência e conhecimento do leitor. Pois assim também podemos facilitar ou dificultar um determinado texto. Assim formará um leitor ativo e que possa dar a sua opinião sobre determinado assunto.

O autor pressupõe a participação do leitor na construção do sentido, considerando (re)orientação que lhe é dada. Nesse processo, ressalta-se que a compreensão não requer que os conhecimentos do texto e os do leitor coincidam, mas que possam interagir dinamicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com