TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lendo hoje, amanhã e sempre

Seminário: Lendo hoje, amanhã e sempre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

1-Nome do Projeto: Leitura Hoje, Amanhã e Sempre.

2- Publico Alvo: 3°Ano do Ensino Fundamental I.

3-Justificativa e Fundamentação Teórica:

O papel do professor é de mediador no processo de aprendizagem ensinando seu aluno a entender o que lê e escreve. Ensinar a pensar de várias formas, dando-lhe oportunidade de apropriar-se do conhecimento do que é uma boa leitura. Essa atividade proporcionará ao aluno o pensar, o refletir e o analisar de sua leitura e, através de seu entendimento, facilitar à escrita.

A necessidade da interação do professor e aluno no processo de ensino é por intermédio do conhecimento construtivo. O educador deve estimular o aluno, ativar o interesse e, orientar seu esforço individual, ajudando-o a transformar suas curiosidades em esforços cognitivos e, a passar de um conhecimento confuso a um saber mais preciso;

4-Objetivos Gerais-Proporcionar ao aluno possibilidades de leitura, codificação das mensagens entre linhas, favorecendo a interação leitura e escrita de forma global;

5-Especificos:

* Refletir a intencionalidade dos textos;

*Observar que a Leitura e Escrita estão interligadas favorecendo as formas de aprender

*Levar as crianças a refletir sobre meios que permitem o seu desenvolvimento;

* Trocar ideias, conhecimentos e dividir experiências;

5-Cronograma:

Duração das atividades realizadas em um bimestre.

Com 50 minutos de duração uma aula por semana.

6-Desenvolvimento

1° etapa-esse trabalho será desenvolvida em um bimestre. Deve iniciar com uma explicação/apresentação do projeto para os alunos: o que lerá semanalmente, determinar o dia das aulas, as escolhas de títulos poderão ser feita pelo professor e também pelos alunos. Para que possa despertar o interesse da leitura na classe a escolha dos livros é de muita importância para o sucesso do trabalho.

2°etapa-levar os alunos à biblioteca, colocar alguns títulos em uma mesa para que todos possam pesquisar e, assim escolher um título para que possam levar para a casa.

No ato do empréstimo marcar a devolução para a próxima aula. No retorno fazer uma roda para que os alunos possam comentar o que leram e também indicar o titulo para seus colegas.

Fazer um registro dos alunos que comentaram e deram suas opiniões sobre as leituras.

No entanto, a professora iniciou a aula deixando bem claro que não era mais o momento para conversa, e sim a hora do início das atividades da sala, deixou muito bem explicada que naquele momento era hora de aprender.

Com o início da matéria, os alunos prestaram atenção na proposta de aula para aquele dia, que foi a importância da leitura e a escrita no nosso dia-a-dia. A professora começou a ler um livro e que no final da leitura interrompeu a história e quis saber de cada aluno que final poderia ser dado para aquele livro.

As crianças foram muito participativas se envolveram totalmente, cada um com suas ideias e imaginação, apenas duas crianças que tiveram um pouco de vergonha de expor seu final, então, a professora sugeriu a eles que fossem a lousa e que desenhassem o final do livro, não precisaria ser um desenho perfeito, mais que demonstrasse o final que eles idealizaram para a história. Foi muito importante à participação destes alunos. No início foram meio resistentes ao ir à lousa, mais foram se soltando aos poucos dando asas à imaginação, ao desenharem, foram contando o que estava acontecendo sem perceber, já estavam totalmente envolvidos na história. A ajuda da professora foi essencial pra estimular esses alunos a exporem como poderiam terminar aquele livro. Que no embalo do desenho já estavam falando até mais que os outros alunos.

Logo mais foi lido outro livro para os alunos, para que eles escrevessem o final, eles desenvolveriam a leitura e também a escrita. Todos teriam que ler o que escreveu, no intuito de aguçar a curiosidade de cada um, eles ficaram bem ansiosos para saber o final da história do colega, trocaram ideias, informações, um querendo saber o porquê daquele final, achando a história do colega interessante, despertando ainda mais o final daquela história. Os alunos participaram muito dessa aula, percebendo que um livro pode ter vários finais, felizes, tristes, engraçados ou mesmo um mistério a desvendar, as crianças não queriam fazer apenas um final, queriam poder fazer mais finais, foi realmente uma roda de história bem comunicativa entre todos.

A professora explicou aos alunos a importância da leitura: que abre a imaginação para um mundo desconhecido, que dentro de cada livro existe uma nova aprendizagem, que as histórias são cheias de novidades e que o mais importante, o conhecimento está presente na.

Leitura, o livro infantil lido foi o de uma história criada para despertar o interesse das crianças. Com o passar do tempo, e o avanço da idade, o interesse pela leitura vai se modificando, os temas, os livros, os assuntos vão surgir o interesse por revistas, jornais e várias outras opções de leitura, e que a cada leitura, a escrita vai ficando cada vez mais correta, descobrimos novas palavras para enriquecer o vocabulário, e a parte da oralidade ficará mais rica em palavras e informações.

A professora por sua vez só tinha o recurso de livros e da lousa para essa aula, mais foi bem administrada. A lousa nessa aula foi de grande importância para aqueles alunos mais envergonhados que puderam se expressar através de desenho.

A professora também priorizou com as crianças a importância de se respeitar os sinais de pontuação na leitura e, que a não atenção a esses pontos podem prejudicar o entendimento.

A professora conversou com os alunos e ficou decidido que seria reservado um tempo para a prática de leitura, seria escolhido um livro por semana e que seria feito um rodízio para que todos pudessem ler, e depois discutir sobre o tema abordado. Um aluno deu uma ideia bem interessante para a sala. Que cada aluno trouxesse algum livro de casa que fosse para a idade da sala e que fosse feito também um rodízio de troca com os colegas da sala. Todos iriam ler os livros até voltar para a mão do dono novamente, isso seria para levar o livro para casa. Então, quando todos lessem todos os livros começaria tudo de novo com novas histórias. A professora deu o maior apoio à ideia do aluno e feliz com o interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com