TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento Digital

Trabalho Escolar: Letramento Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Surge hoje em dia, com certa frequência, novas tecnologias de comunicação que tem dado oferecido diversas modificações às atividades da vida e do cotidiano. Tais modificações consequentemente também atingem o processo de ensino/aprendizagem, motivando estudiosos da educação e da linguagem a refletirem e a pesquisarem sobre as consequências dessas novas práticas sociais e o uso de novas linguagens pela sociedade.

Com o avanço desacelerado da tecnologia, vem crescendo de forma vertiginosa e tem exigido das pessoas uma aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos para a utilização das novas ferramentas tecnológicas, como por exemplo: computador, notbook, Internet, celular, mp3 e similares, cartão magnético, caixa eletrônico entre outros.

E quando se trata de utilizar tais avanços para o ensino nas escolas, enfatiza Bozzetto (2002):

A utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupação constante de alguns profissionais da área de educação, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao projeto pedagógico.

Assim, surge de um novo tipo ou modalidade de alfabetização, segundo a opinião de alguns estudiosos, denominando esse tipo de alfabetização em “letramento digital” e esse novo letramento considera a necessidade do indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos no que se permeia essa nova era, chamada “era digital”.

E essa nova era, vem crescendo cada vez mais rodeada de máquinas eletrônicas e digitais. Diante disso, entende-se que o educador deve modificar seu perfil e sua prática pedagógica, para seguir essa nova geração de internautas e conhecedores de cada nova tecnologia que surge no mercado. Uma das alterações que o professor deve experimentar é colocar em prática orientações sobre o uso do computador de maneira pedagógica. Porém, para seguir esse novo método pedagógico, há alguns entraves, assim como afirma Bozzeto, um dos grandes desafios que se apresentam para os educadores nesta nova era, é o de propor, entre tantos recursos disponíveis, aqueles que melhor se ajustem aos seus propósitos educacionais e como aplica-los aos interesses dos alunos dentro dos programas curriculares.

Contudo, o letramento digital, é procedimento pelo qual se ampliam as possibilidades de contato com essas habilidades tecnológicas em ambiente virtual.

Segundo (Zacarias, 2004)

… quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento e por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de educação infantil.

Ainda, Xavier (2010) apud David Barton (1998) enfatiza que antes de constituir um conjunto de habilidades intelectuais, o letramento é uma prática cultural, sócio e historicamente estabelecida, que permite ao indivíduo apoderar-se das suas vantagens e assim participar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com