TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento Digital

Por:   •  4/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Letramento Digital no Ensino Fundamental
Artigo II

Adolfo Cruz
Jeferson dos Santos
Rômulo Cordeiro

Resumo

Perante o artigo anterior, esta pesquisa dá continuidade à discussão em torno do letramento digital no ensino fundamental, analisando as ferramentas tecnológicas que foram desenvolvidas para o uso nas escolas com o intuito de melhorar o aprendizado de escrita e leitura.

Introdução

O surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem modificado muitas atividades da vida moderna, levando também a sociedade exigir que o ensino nas escolas se modernize. Estas novas tecnologias têm incomodado muitos professores, pensando que estas poderão vir a substituí-los, porem estas novas tecnologias apenas substituem as ferramentas mais antigas, como: quadro-negro, giz, livros e até cadernos.

Mediante ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, vamos discutir algumas ferramentas que já estão em uso no letramento digital, respeitando a capacidade tecnológica das redes de ensino que atualmente está aprimorando por forma gradual, por meio dos programas de financiamento governamental, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), ou mesmo com investimento próprio, para adquirir equipamentos para o ensino.

1 – Ferramentas Tecnologicas no Ensino

Durante a implementação do programa de tecnologias educacionais, as instituições de ensino devem buscar indicações precisas sobre o hardware e software ideal, a fim de que tenham selecionado as configurações compatíveis com o uso das soluções tecnológicas disponiveis para o ensino. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) informa que ainda no planejamento da infraestutura necessaria para o ensino digital, é necessario que a instituição zele pelo bom funcionamento de todo o projeto, junto com os tutores, monitores e técnicos.

2 - Equipamentos

No Brasil, há diferentes equipamentos para o uso no letramento digital, as principais e mais comuns são:

a) Lousa digital e Computador com Projetor

A maioria das escolas possui pelo menos um computador com projetor ou a lousa digital que pode ser usado em sala de aula pelos professores, com isso o professor pode utilizar varias ferramentas digitais de aprendizagem para dar apoio, entre as possibilidades estão; videoaulas, animações, filmes, discuções e exercícios interativos.

b) Laptop / Netbook

O Programa Um Computador por Aluno (UCA) do governo federal de 2010, tem o objetivo que cada escola receba os laptops para os alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet e capacitação dos gestores e professores para o uso da tecnologia fornecida pelo projeto, o laptop mesmo por ter simples configurações, Memória RAM de 512 MB, Sistema Operacional Linux, suporte a rede sem fio, e um espaço de 4 GB em Flash Disk, ainda vem com um pacote de softwares inclusos que auxilia no desenvolvimento de atividades pedagógicas e didáticas no ensino fundamental e médio, o pacote contém mais de 50 links e portais de conteúdos especializados para o ensino, mais de 80 aplicativos instalados como; Tabelas Periódicas, Calculdoras Cientificas, Mapas digitais, Planetários, Editores de Imagens, Dicionários, e ferramentas para gestão e integração entre os professores e alunos.

c) Tablets

Em 2012 o Ministério da Educação (MEC) iniciou a distribuição de tablets inicialmente para os professores, este programa forneceu um tablet de 7 e 10 polegadas para o professor poder preparar suas aulas, acessar a internet e consultar o pacote de conteúdo que oferece; revistas pedagógicas, livros de educadores, principais jornais do país e os cursos disponiveis pela Khan Academy.

d) Outros Dispositivos

Outra alternativa que já está sendo usada em outros países é que cada aluno use o próprios notebook, tablet ou celular, esta estratégia é chamada de "Bring Your Own Device" - Traga o seu próprio dispositivo, esta alternativa visa o governo investir apenas nos alunos menos favorecidos economicamente, pois assim garante que todos os alunos estejam usando algumas ferramentas digitais em sala de aula.Outro objetivo alcançado é o aumento da comunicação entre alunos e professores. Algo que antes estava restrito às salas de aula, agora possui muito mais possibilidades.

3 - Ferramentas Digitais

Atualmente, existe uma grande oferta de aplicativos, sites, programas e conteúdos voltados às necessidades do uso professores e alunos em sala de aula, muitos destes recursos podem ser baixados gratuitamente ou acessados pela internet, estes podem ser de código aberto, livre de copyright ou soluções registradas que podem ser adquiridas comprando-as.

A maior parte das ferramentas usadas pelos professores no ensino fundamental são as ferramentas disponiveis pelo programa Um Computador por Aluno (UCA), o V-Class Teacher e V-Class Student que vem embarcado no laptop, fornece ferramentas para:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com