TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas surdas

Seminário: Pessoas surdas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

As pessoas surdas existem a muito tempo, e sofreram com a falta de entendimento e desinteresse da sociedade, por cauda de suas limitações foram ignoradas e somente agora vêem conseguindo resgatar seus direitos .

Por esse motivo é importante comemorar toda conquista que a comunidade surda vem conseguindo. No passado os surdo eram considerados incapazes de serem ensinados, por isso eles não freqüentavam a escola , as pessoas surdas que não falavam eram excluídas da sociedade e privadas de seus direitos básicos .

No final do século XV, não haviam escolas especializadas para surdos, pessoas ouvintes tentavam ensinar aos surdos que além dos sinais, utilizava o treinamento da voz e leitura de lábios .

Em 1880 no congresso de Milão foi decidido que os surdos seriam educados através da oralização.

A libras é uma língua natural usada pela maioria dos surdos, é visual- gestual , é uma língua pronunciada pelo corpo.

No período de 1500 a 1855 já existiam muitos surdos no país, nessa época a educação era precária . Em 1887 foi fundado o Instituto Nacional De Surdos do Rio de Janeiro, de 1970 a 1992, os surdos reivindicaram seus direitos.

Em 2002 foi promulgada a lei que reconhece a libras como meio de comunicação objetiva. A língua de sinais facilita a comunicação e melhora a interação entre ouvinte e surdo. Ao educador a língua de sinais será fundamental para a transmissão do conteúdo das disciplinas.

Na antiguidade os gregos viam os surdos como animais, para eles o pensamento se dava mediante a fala. Assim sem ouvir os surdos ficavam fora dos ensinamentos e com isso não adquiriam conhecimento.

Os romanos privavam os surdos de direitos legais , eles não herdavam bens ,não se casavam e a igreja católica considerava os surdos pessoas que não teriam a salvação.

A mudança começou com um religioso que se chamava Ponce de Léon , ele se dedicou a ensinar os surdos a ler e escrever, falar e aprender sobre a religião católica .

O segundo período da educação dos surdos se inicia no final do século XVIII, quando três homens fundam escolas para surdos em diferentes países da Europa.

Na França Charles Michel de L` Epeíe, é o fundador da primeira escola para surdos no mundo, ele transformou a educação do surdo de individual para coletiva, possibilitando a educação de surdos para todas as classes sociais.

Nas escolas fundadas por Thomas Braidwood (Inglaterra) e Samuel Heinicke na Alemanha privilegiavam a modalidade oral. Thomas usava a escrita e mostrando as letras do alfabeto digital. Samuel acreditava que deveria usar a palavra falada, assim Charles defendia o método visual e Heinicke defendia o método oral.

No século XIX o oralismo dominou as escolas para surdos, essa preferência foi reconhecida no Congresso Internacional de Educação do Surdo em Milão, que ficou decidido que a educação dos surdos deveria se dar exclusivamente pelo método oral (nesta época a língua de sinais foi proibida de ser usada pelos professores na educação ).

A proibição da língua de sinais trouxe conseqüências como baixo rendimento escolar e impossibilitou o surdo de dar continuidade no ensino médio e superior. E ainda restringia a possibilidade de integração dos surdos nas escolas de ouvintes.

Na década de 80 os surdos passaram a exigir o reconhecimento da língua de sinais como válida para ser utilizada na educação de crianças , com esse movimento a comunidade surda se autenticou por meio de trabalhos científicos e ações culturais , mobilizou responsáveis pela educação para reformular a proposta , assim surgiu o bilingüismo que possibilita o aluno a ser exposto a duas línguas : a de sinais e a língua majoritária dos ouvintes , na modalidade escrita.

No Brasil a primeira escola de surdos foi fundada em 1857 no Rio De Janeiro, que educavam os surdos por meio de linguagem escrita, alfabeto digital e sinais. Assim Huet é considerado o introdutor da língua de sinais no Brasil.

Por influência no Congresso de Milão o INES( Instituto Nacional de Educação de Surdos) adotou o oralismo,depois a comunicação total e hoje a educação e bilíngüe .

No bilingüismo a primeira língua é a de sinais (visual) que possibilita o aprendizado da segunda língua (escrita). A língua de sinais vem assumindo papel importante, o que tem causado uma ampliação do seu vocabulário.

Ensinar libras ao aluno é uma maneira de promover sua integração na sociedade. A libras teve sua origem na língua de sinais francesa e como toda língua, sofre influencias sociais . No Brasil as escolas de ensino comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com