TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança, Administração

Ensaios: Liderança, Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  8.461 Palavras (34 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 34

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. DEFINIÇÕES SOBRE LIDERANÇA

3. LIDERAR

4. ABORDAGENS TEÓRICAS DA LIDERANÇA

4.1. Abordagem do Traço da Personalidade

4.2. Abordagem Comportamental

4.3. Abordagem do Poder e da Influência

4.4. Abordagem Situacional

5. PROCESSOS DE LIDERANÇA

6. ESTILOS DE LIDERANÇA

6.1. Estilo Autoritário

6.2. Estilo Democrático

6.3. Estilo Liberal

6.4. Notas importantes dos Estilos Autoritário, Democrático e Liberal

6.5. Outros Estilos:

6.5.1. Estilo Situacional

6.5.2. Estilo Emocional

7. DESENVOLVENDO AS BASES DA LIDERANÇA

7.1. Eficácia da Liderança

7.2. Motivação

7.3. Competências e Comportamentos do líder

8. CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

A Liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais dos diversos sectores de atividade. Considera-se um tópico fundamental nas relações de trabalho, uma vez que os liderados identificam o estilo de liderança como um fator desencadeador dos conflitos laborais.

Durante muitos anos, a liderança foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas do sujeito. Atualmente, percebemos que uma atitude de liderança depende da aprendizagem social do individuo, e por isso mesmo, pode ser treinada /aperfeiçoada.

As organizações, para alcançar os objetivos que se propõe e se atribuem, organizam-se a elas próprias. A ação de organizar pressupõe trabalho conjunto ou ação concertada.

Daqui emerge a necessidade de gerar acordos e de gerir expectativas, criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto.

A definição e o alcance de objetivos é uma atividade ‘política’ ou ‘estratégica’, no sentido em que implica escolhas ou preferências, definição de prioridades, formação de alianças e coligações. E, neste processo, o debate ou confronto, o dialogo ou a conversação, o trabalho de persuasão ou de legitimação, desempenham um papel nuclear (Gomes e colabs., 2000). Neste contexto, agir é comunicar. E, fazê-lo de forma eficaz, implica atender a diferentes interesses em jogo e não perder de vista os diferentes destinatários da comunicação.

Existem muitas teorias sobre liderança. Seria difícil tentar explicar todas. Entretanto, ignorar abordagens importantes para simplificar a compreensão poderia dar uma falsa impressão relativa à real subtileza e complexidade do processo de liderança. Se a liderança fosse um processo simples, toda a gente seria um grande líder, o que dificilmente acontece [1].

Palavras-chave: Liderança, líder, Comportamento de Liderança.

2 DEFINIÇÕES SOBRE LIDERANÇA

A liderança está intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias. Assim, tem sido muito complicado definir o que é ser líder e o que é Liderança, havendo inúmeras definições para este elaborado conceito. Bass (1990, cit in Rego, 1998) refere que “existem quase tantas definições de liderança quantas as pessoas a tentar defini-la”. Apresentam-se, em seguida, algumas definições encontradas, referentes ao conceito de Liderança:

“É o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influência ou dirige o comportamento de outros membros do grupo” (McDavid e Herrara, s/d) - 4 -

“É a capacidade para promover a ação coordenada, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais” (Gomes e colabs., 2000)

“É um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos” (Fachada, 1998);

“É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar” (Parreira, 2000);

“É uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar” (Chiavenato, 2000)

“Numa sociedade cada vez mais rápida e complexa, em que a economia condiciona a maioria das opções sociais e políticas, importa reconhecer que fixar de uma forma clara uma visão, valores e objetivos é um fator decisivo para o Sucesso. E isso depende da capacidade de liderança. Trata-se de uma combinação única da capacidade de tratar problemas multi variáveis, separar o essencial do acessório, incorporar as componentes culturais e éticas, saber ouvir e partilhar, tomando decisões no tempo adequado. Trata se mais de direcionar recursos do que gerir ativos, sem dogmas e com liberdade que resulta de querer compreender”. (António Mexia, Presidente da Comissão Executiva da Galpenergia)

“Liderar torna-se, ao longo dos anos, um desafio cada vez mais complexo mas, ao mesmo tempo, absolutamente estimulante”. (Diogo Vaz Guedes, Presidente do Grupo

Somague).

“A permanente mudança que caracteriza o mundo atual levanta novos desafios que condicionam e alteram o tradicional conceito de Liderança. Os líderes de hoje têm de assegurar que o Capital Humano e o Conhecimento constituem os pilares básicos das Organizações modernas, com implicações diretas na sua capacidade de inovar e de antecipar o futuro” (Eduardo Stock da Cunha, Administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com