TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Eficaz

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O texto desenvolvido foi baseado no estudo de caso feito no RESTAURANTE FELLINI: Gestão de Pessoas, onde encontraremos uma história de sucesso, esforço e muito trabalho. O trabalho em equipe que gera bons resultados.

DESENVOLVIMENTO:

O estudo de caso foi desenvolvido e baseado em uma empresa familiar, um restaurante hoje considerado de sucesso, mas não foi sempre assim, como nos conta o dono e fundador Nelson Laskowsky.

O empreendedor logo após concluir sua  formação no curso de Administração na Universidade de Jerusalém teve a oportunidade de trabalhar em uma pizzaria onde passou por todas as tarefas existentes desde faxineiro a pizzaiolo, e isso aguçou sua vontade de ter seu próprio negócio, e quando voltou para o Brasil Nelson colocou seu objetivo em prática, mas mesmo com o produto certo, no tempo certo o negócio não deslanchou. Nem sua experiência com pizzaria o ajudou pois o ponto não era bom.

Nelson se mostrou um empreendedor insistente, pois alguns anos mais tarde, ao passar por um chalé à venda se interessou e o comprou, abrindo ali o Restaurante Fellini, mas a coisa não deslanchou logo de cara e Nelson antes que acontecesse o mesmo que a pizzaria, começou a agir, onde fez um ótimo trabalho de Análise Swot conforme o quadro citado abaixo:

[pic 1] 

E apartir dai soube o rumo a tomar para fazer seu negócio deslanchar, onde deveria fazer melhorias, como fazer treinamentos, onde focar para adquirir sucesso.

Foi então que buscou estudar mais a fundos Gestão de pessoas,fazendo cursos, lendo muitos livros,  pesquisas em internet, para saber como liderar sua equipe os estimulando a pensar e querer buscar o mesmo sonho que ele, o crescimento da empresa.

Escreveu e estabeleceu a Missão, Visão e Valores da empresa, onde todos devem seguir como base esta estrutura, e assim o restaurante começou a crescer.

A empresa é familiar, porque é gerida pelo Nelson o dono majoritário que cuida das pesquisas de Marketing, Gestão de Pessoas e bom atendimento, sua esposa que é nutricionista e auxilia no atendimento, e sua mãe e sócia o ajuda a cuidar das finanças e atendimento.

Mesmo a empresa sendo familiar, tem uma Gestão participativa, onde os funcionários tem total liberdade em opinar em todas as áreas do restaurante, tanto nas necessidades de contratação e desligamento quanto a melhorias.

A empresa valoriza muito os funcionários, tendo como prioridade a Qualidade de Vida, tem premissões para aqueles que contribuem tanto com idéias novas quanto para aqueles que ajudam na economia de gás, água e luz, com isso o turnover é mínimo, e não é só a gestão que é familiar, os funcionários também trabalham com seus familiares, porque quando há necessidade de contratação é pesquisado primeiro entre os funcionários uma indicação, para após buscar no mercado externo caso não haja interno, a empresa usa como comunicação interna, murais, reuniões semanais e quinzenais, e um livro de registros onde todos tem acesso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Hoje o empreendedor Nelson Laskowsky se sente realizado, mas não se acomoda com o sucesso, esta sempre visitando feiras pelo mundo a fora para inovar seu negócio, este é o objetivo de um administrador, estar sempre buscando o melhor para seus funcionários, estudando para obter o conhecimento.

BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (275.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com