TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Steve Jobs

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esse trabalho visa o estudo do filme de Steve Jobs e o estudo de caso e seu relacionamento com as disciplinas estudadas no curso de pós graduação como desafios profissional no curso de Gestão de Pessoas, que são Liderança, Desenvolvimento Organizacional e Dimensão Humana na Governança Corporativa.

No filme mostra claramente um líder. Um líder visionário e empreendedor que lidera seus liderados e que é um líder que transforma, cria, inova e faz acontecer com paixão foi então que surgiu a Apple ¨Fruto da Criação¨. Jobs sabe diagnosticar uma pessoa somente pela conversa se ela é criativa ou não. Jobs sempre aproveitava as ideias das pessoas e conseguia coloca-las em pratica.  Essa   disciplina em estudo mostra também as relações no contexto da liderança e trabalho em equipe, desenvolvimento de estratégias para superar obstáculos e enfrentá-los de forma consciente sobrevivendo a mudanças, rumo ao sucesso e realização dos objetivos.

Na disciplina de Desenvolvimento Organizacional, pressupõe meios inovadores de alcançar os objetivos, como: a motivação que é uma ferramenta importante para gestão estratégica de pessoas, incentivos. O filme e a disciplina têm relação com a estrutura organizacional, estrutura departamental centralizada em Steve Jobs e departamentalização de produto que se aplica no planejamento e estratégia da empresa, análise do cenário, seus pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades, a tomada de decisão. 

Já na disciplina Dimensão Humana e Governança Corporativa, mostra claramente a conduta dos acionistas, os auditores independentes, os executivos da empresa e os conselheiros de Administração e CEO que contribui para um desenvolvimento econômico ampliado ajustando melhorias no desempenho das empresas, e no aumento do capital.

Aplicando as teorias das disciplinas em estudo e a pratica assistida no filme de Jobs na empresa de conhecimento a Técnol fabrica de óculos.

LIDERANÇA

Steven Paul Jobs foi inventor e um líder visionário e empreendedor na área da informática. Enobreceu como cofundador, presidente e diretor executivo da Apple e acima de tudo um líder que se destacou entre várias pessoas ao seu redor e por revolucionar algumas industrias como: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

O filme de Steve Jobs mostra claramente um líder e as ações de uma liderança em qualquer empresa que ele administrava ou como apenas um consultor, ou qualquer posição que ocupava. Ele simplesmente parava, prestava atenção nas ideias das pessoas e a transformava, pois um líder tem quer ser inovador.

Logo no início do filme na garagem, em 1976 espaço que pai de Steve liberou para que seu filho pudesse trabalhar e colocar suas ideias em pratica com seu amigo, já mostrava em si um líder e foi ali que começo a Apple sugerido por Jobs ¨fruto da criação¨.

Característica e Habilidade da Liderança:

Treinador: acompanhando o desenvolvimento do primeiro projeto o computador pessoal que era apenas uma placa mãe, ali ele foi compreensivo e foi em busca de uma solução, já que tinha prazo para cumprir e não havia pessoas para trabalhar, foi em busca de pessoas para ajudar, trabalhando em equipe. Segundo Robbins (2002, p. 304): “liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos.

Modelador: com o pincel na mão ele está certo que sua ideia do projeto Lisa vai ser um sucesso e dá instruções para os funcionários detalhadas e exigente, dar o máximo e fazer algum incrível. De acordo com Freitas (2007), podemos considerar que os gerentes atuam de forma a manter o funcionamento da organização, ou seja, seus processos, estrutura, estratégias e cultura organizacional. Por outro lado, líderes iniciam e promovem uma inspiradora visão de mudanças. 

Coercitivo: provoca medo, e stress nos funcionários, Segundo Koontz & O’Donnell (1959), a liderança é a influência sobre as pessoas visando realização de objetivos comuns. Desta forma, o líder ajuda e apoia o grupo a alcançar os resultados estabelecidos.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O Desenvolvimento Organizacional induz meios inovadores de alcançar objetivos, através da integração entre departamentos, e só é possível através da multifuncionalidade, da agregação de valor. É na estrutura da cultura organizacional que as atividades organizacionais são desenhadas, são á base do desenvolvimento das empresas, modos de vida, crenças, valores, formas de interação e relacionamento.

A Estrutura Departamental é a primeira, pela forma de condução de sua diretoria, uma autoridade centralizada em uma liderança autocrática. É a que se encaixa na estrutura da Apple, pelo único motivo da personalidade de Steve Jobs, de ser um centralizador de decisões. A Departamentalização de Produto, como mostra no filme a empresa Apple tem equipes com arquitetos, engenheiros, designers, músicos que trabalham na criação de novas ideias de maneira geral para a empresa, Jobs só trabalhava com pessoas criativas.

O filme, o estudo de caso e a disciplina em estudo, mostra como Gestão Estratégica a motivação, pois é a melhor ferramenta para o clima organizacional como estratégia de pessoas. Steve Jobs com seu discurso motivador incentiva os funcionários da empresa a buscar objetivos e alcançá-los, todos os funcionários tinham que ter paixão por aquilo que eles faziam na concepção de Jobs. Toda empresa ou a maioria delas recompensam seus funcionários com prêmios conforme seu desenvolvimento e os autos resultado para empresa, como:

Plano de Bonificação ou Prêmios. As empresas reconhecem que cada pessoa dá a sua contribuição para o sucesso, a empresa que Jobs fundou a Apple não é diferente, e estes compartilham as recompensas financeiras da performance do fluxo. Reconhecem também que as recompensas devem ser psicológicas e também financeiras. A companhia estimula seus funcionários através de ações focadas no bem estar e melhorando a produção e a capacidade.

Steve Jobs um Dirigente no trecho no filme que começa pelo jardim com seu discurso incentivador e fala sobre uma máquina revolucionaria, e diz se é para criarmos, criaremos algum incrível e orienta os funcionários mostrando o que eles podem alcançar. Segundo (LACOMBE, 2005) Selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel, coopere com os demais e “vista a camisa” para produzir resultados, é a responsabilidade mais importante dos administradores. O trabalho de formar, integrar, conduzir e aperfeiçoar uma equipe pode levar vários anos e não há seguro contra a perda desse importante ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com