TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Voltada Para Resultados

Trabalho Escolar: Liderança Voltada Para Resultados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 12

Aluna: Márcia Araújo Mesquita Vieira RA: 1133724

Curso : Gestação de Recursos Humanos

Polo: Asa Norte

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Liderança voltada para Resultados

Curso realizado a distancia, via internet, de Liderança voltada para resultados, com duração de 20 horas no período de 06/06/2012 a 15/06/2012 no site www.buzzero.com, certificado pela Cresça Brasil,contendo os seguintes itens:

1. O papel do Líder

2. Construindo o perfil do líder

3. Como criar e manter a sua equipe motivada

4. Desenvolvendo a equipe e as habilidades dos colaboradores

5. Comunicação

6. Administrando conflitos

7. A arte de administrar pessoas e delegar

8. Liderança estratégica para resultados

INTRODUÇÃO

Liderança está diretamente ligada com resultados, pois a marca da liderança descreve os resultados distintos que os líderes proporcionam à empresa. Devem eles saber qual a estratégia empresarial a ser usada e o grau de prontidão e a capacidade para gerar os resultados. Os líderes orientados para o resultado precisam responder a seguinte pergunta: ”o que é necessário?” , antes de decidirem sobre como produzir os trabalhos almejados isso nos leva a entender que alguns líderes atuam sem o menor conhecimento dos resultados necessários, ou seja, trabalham muito e conseguem pouco ou quase nada. Os líderes que querem obter resultados precisam definir os resultados pela compreensão das necessidades de um público específico ou dos clientes em geral, de modo a atender a essas demandas, definindo assim seu papel em termos de ações práticas, mediante a mensuração das realizações em comparação com suas metas avaliando eficácia.

Entretanto, as organizações têm procurado desesperadamente líderes com visão de crescimento para redirecionar suas operações em uma época de declínio do apoio governamental e florescimento das necessidades sociais, admitindo administradores (líderes) com um propósito único de alavancar as vendas da empresa, conquistar novos clientes e manter os atuais. No entanto esses líderes têm se precipitado devido à pressão que lhe é imposta, acabam agindo de forma irracional para com os seus colaboradores, perdendo assim totalmente a essência da liderança, que se concentra em incentivar, orientar e ensinar.

Liderança orientada para resultados é similar à liderança visionária, ambas tem o propósito de proporcionar um futuro à empresa. No caso da liderança visionária o futuro é mais importante que o passado, salientando que não há maquina mais poderosa para direcionar uma organização a excelência e o sucesso duradouro do que uma visão atraente, compensadora e realizável do futuro, amplamente compartilhada.

DESENVOLVIMENTO

1. O papel do Líder

O líder deverá orientar e avaliar corretamente os trabalhos executados pelos seus colaboradores. É importante que ele saiba que está lidando com pessoas e que estas possuem crenças e valores próprios, motivações, apropriações, sentimentos e emoções diferenciadas.

O líder deve trabalhar com a maior produtividade possível das pessoas e reconhecer que elas são de grande importância para empresa. Um líder bem sucedido conhece e mantém um equilíbrio entre as forças e as fraquezas, medindo com imparcialidade as decisões que deve tomar.

Andrew Carnegie disse: (Foi um empresário e filantropo estadunidense nascido na Escócia.

“ Aquele que quer fazer tudo sozinho, jamais será um grande líder, muito menos aquele que quer ficar com todo o crédito por fazê-lo”.

A importância do líder nas organizações

A importância da liderança é uma combinação de comportamentos. O líder deve fornecer instruções especificas sobre atribuições e objetivos e após supervisionar atentamente o desempenho dos colaboradores. Inicia-se com um processo de orientação e treinamento, o líder explica as ações a serem executadas,solicita sugestões aos liderados, elogiando quando o objetivo é alcançado, e continua a gerenciar o cumprimento das tarefas.

Desenvolvendo habilidades gerenciais

Para desempenhar bem suas funções, é essencial que o líder:

• Conheça bem sua empresa por meio: dos organogramas(hierarquia de autoridade),das responsabilidades delegadas e da divisão de tarefas

• Conheça a si mesmo: Seus sentimentos, suas emoções, suas aspirações e seus objetivo.

• Conheça o outro: Interessando-se por ele, falando com ele, escutando o que ele tem para dizer. Uma boa ,maneira de o líder conhecer seu grupo é promover reuniões participativas, onde todos possam falar de si mesmos, de seus interesses, expectativas, metas profissionais e individuais.

• Fluxo das habilidades gerenciais: abaixo em ordem as estratégias que o líder deverá seguir para que alcance resultados eficazes:

DESENVOLVER – RECICLAR – AUTODESENVOLVER-SE – ESTIMULAR- PARTICIPAÇÃO – DELEGAR – ACOMPANHAR – RECOMPENSAR.

Entendendo o conceito de Liderança

Líder é aquele que executa seu trabalho por meio de sua equipe, essa deve ser a parte mais importante do seu trabalho, é a chave do seu sucesso.

O Líder somente apresentará resultados se aprender a trabalhar com pessoas, portanto é importante conhecer as características da liderança:

Liderança Autoritária: Os liderados recebem ordens minuciosas e sabem extamante o que espera que façam, sem opinar.

Liderança Democrática: O líder mostra interesse e amizade, preocupa-se verdadeiramente com os liderados e procura aproximar-se de todos, solicita e utiliza as sugestões da equipe, buscando sempre o diálogo com liderados.

Liderança Livre (líder Laissez-Faire): O líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com