TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Químicas - Plano De Unidade Para O Ensino Médio

Trabalho Escolar: Ligações Químicas - Plano De Unidade Para O Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  7.639 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE QUÍMICA

LIGAÇÕES QUÍMICAS

PLANO DE UNIDADE

ESTÁGIO EM ENSINO DE QUÍMICA 1

PROFESSORA: JOICE DE AGUIAR BAPTISTA

ALUNA: ABKEILA DIAS DA SILVA

OUTUBRO/2009

Introdução

O Centro de Ensino Médio Paulo Freire é o local da realização do estágio supervisionado pela professora Camila Duarte Lopes numa turma de 2º ano / noturno. A escola possui sala ambiente para todos os componentes curriculares, porém suas instalações físicas são antigas e precárias com defasagem de material didático. A sala de Química tem boa dimensão, cadeiras universitárias suficientes, um quadro branco, um quadro negro e um armário onde são armazenados alguns livros didáticos da disciplina para consultas. Os alunos não possuem livro didático de Química ou material de apoio como a tabela periódica dos elementos. A escola possui um laboratório de Química que não é utilizado pela professora, que desconhece seu conteúdo. A turma do 2º ano é relativamente grande, com 28 alunos freqüentes, com idades que variam de 17 a 32 anos. São em sua maioria trabalhadores, residentes nas cidades satélites vizinhas à Brasília. As duas aulas de Química acontecem na sexta-feira, portanto é comum um considerável número de alunos infreqüentes neste dia e o cansaço generalizado entre os presentes. Foram usados recursos audiovisuais no sentido de atrair a atenção do aluno, tornando a aula mais dinâmica.

Considero este estágio um desafio, uma vez que driblar o desânimo, a desmotivação e o cansaço são tarefas de trabalhosa realização. A dificuldade de aprendizagem é uma realidade enfrentada no dia-a-dia destes alunos, portanto aqui serão apresentadas as dez aulas que estarão sujeitas a mudanças no decorrer dos conteúdos a serem ministrados. Uma frase do grande educador Paulo Freire resume a angústia positiva de que assume a responsabilidade de educar:

“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

Objetivos Gerais:

• Compreender os modelos de ligações químicas, prevendo-as e representando-as corretamente;

• Relacionar os diferentes tipos de ligações químicas: iônicas, metálicas e moleculares, com as propriedades das substâncias;

Conteúdos:

• A regra do octeto e a tabela periódica dos elementos;

• Propriedades dos materiais e tipos de ligações químicas;

• Ligações Químicas:

- Ligações Iônicas

- Ligações Covalentes

- Ligações Metálicas

Avaliação

• Observação diária na realização das atividades e demais participações dos alunos;

• Atividades avaliativas de desempenho ao fim de cada unidade trabalhada.

Aulas 1 e 2

Objetivos específicos:

• Relembrar a evolução histórica na descoberta dos elementos químicos e suas distribuições na tabela periódica de acordo a distribuição eletrônica e propriedades;

• Rever conceitos de números atômicos e distribuição eletrônica dos elementos no estado fundamental;

• Relacionar as propriedades de alguns materiais com o tipo de combinação entre seus átomos.

Estratégias:

No início da aula serão relacionados os conhecimentos a serem adquiridos no decorrer das dez aulas previamente estabelecidas. Será destacada a importância da participação e do envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas, pois os conhecimentos adquiridos servirão de pré-requisito para o vestibular e conteúdos que serão trabalhados posteriormente.

Os alunos assistirão o vídeo: Mundos Invisíveis – O Alfabeto da Matéria (Anexo 1 – URL), que foi exibido no programa televisionado Fantástico da Rede Globo de Televisão no dia 13/01/2008. O vídeo possui 07’25” de duração e conta da preocupação do homem em explicar “do que as coisas são feitas” e a história da classificação periódica dos elementos. O filme mostra substâncias variadas e propriedades que as caracterizam. Após o filme, serão entregues tabelas periódicas (Anexo 2) para todos os alunos. O objetivo será realizar uma rápida revisão sobre número atômico e distribuição eletrônica dos elementos.

O texto “A Combinação dos Átomos”, uma adaptação do texto da página 43 do módulo 2 - Química e Sociedade (Anexo 3), será distribuído aos alunos e será feita uma leitura em forma de jogral. Após uma pequena discussão dos fatos relatados pelo texto, os alunos analisarão a tabela nele constante. Na tabela são enumerados alguns materiais e suas propriedades para constatação das diferenças e similaridades. Utilizando a tabela periódica dos elementos, os alunos tentarão identificar a qual série pertence alguns materiais (Prego, Chumbo, Sal de cozinha, Sulfato de cobre, Cobre) de acordo com sua composição. Observa-se que alguns materiais da tabela são compostos por mais de um tipo de átomo, daí o início do estudo das ligações químicas. Serão introduzidos informalmente conceitos de ligações químicas, assim definidas:

Anotação no caderno: Ligações Químicas: São arranjos entre átomos que objetivam aumentar sua estabilidade. Os átomos, ao se combinarem, tenderão a adquirir a configuração do gás nobre mais próximo, que é de oito elétrons na última camada (octeto) para atingir essa estabilidade. As ligações químicas podem ser classificadas em três categorias: - Iônica;

- Covalente normal e coordenada;

- Metálica.

No fim da aula os alunos assistirão a um vídeo chamado Resumo sobre Ligações Químicas (Anexo 4 – URL), retirado do YouTube. O vídeo possui duração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com