TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites COnvergentes E Divergentes

Casos: Limites COnvergentes E Divergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Limites Convergentes

O globo terrestre é coberto por placas tectônicas, se há a separação delas em certo lugar, em outro local elas deverão convergir, e é justamente por isso que o nosso planeta não está em expansão, já que durante essa convergência a borda de uma das placas, a de menor densidade, reclina-se para baixo entrando assim na zona de subducção onde será reciclada.

Embora todas as zonas convergentes sejam basi¬camente semelhantes, a natureza das colisões de placas é influenciada pelo tipo de matéria da crosta envolvida no processo. Elas podem ocorrer entre duas placas oceânicas, uma placa oceânica e outra continental ou entre duas placas continentais.

Quando placas oceânicas colidem, a placa mais densa, mais antiga, mais fria e mais espessa mergulha sob a outra placa, em direção ao manto. À medida que a placa fria desce, a pressão aumenta; a água aprisionada nas rochas da crosta oceânica subduzida é “espremida” e ascende à astenosfera acima da placa. Esse fluido causa fusão do manto, produzindo uma cadeia de vulcões, conhecidos como “Arco de Ilhas, no fundo oceânico atrás da fossa.

Limites Divergentes

É o afastamento de duas placas que movem-se em sentido oposto uma da outra, devido as correntes de convecção que ocorrem no manto. Após a separação do continente, ocorre a formação de uma nova crosta oceânica que é formada devido ao magma que emerge da astenosfera. Os Limites Divergentes ocorrem na litosfera oceânica, pois são típicos da dorsal oceânica exibem vulcanismo ativo, terremotos e rifteamento. Como exemplo, pode-se citar a dorsal meso-atlântica e a dorsal do pacífico oriental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com