TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua brasileira de sinais

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da atividade

Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

d) Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

e) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

a) De acordo com cada função da audição citadas anteriormente, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.

Respostas:

• Localização e identificação

Barulho de um calçado de salto: identificamos que alguém está se aproximando, pela intensidade do som podemos prever se a pessoa está perto ou ainda distante.

Ruído de uma torneira aberta: pela intensidade do som da água caindo podemos identificar de onde ela vem (cozinha, banheiro etc....).

• Alerta

Criança chorando: podemos identificar que algo pode estar acontecendo de errado.

Barulho do giroscópio do carro da PM: Avisa nos que algo pode estar acontecendo, como: uma perseguição, acidente, entre outros.

• Socialização

Conversa entre pessoas: atrai nos para se aproximar e participar da conversa.

Show musical: é um evento onde se reúne muitas pessoas e onde pode se desfrutar de boas conversas entre amigos e conhecer novas amizades.

• Intelectual

Ouvir notícias pelo rádio: Conseguimos prestar atenção no que estamos ouvindo seja uma notícia, uma propaganda ou música e memoriza-los.

Assistir a uma palestra: Ao escutar a voz do palestrante falando sobre o tema abordado, o cérebro vai assimilando tais conhecimentos.

• Comunicação

Trabalhar com publicidade: Ao se trabalhar com publicidade você tem que ter o contato com outras pessoas para ter a comunicação e divulgar aquilo que se está sendo vendido.

Responder a um chamado: Ao escutar a outra pessoa você precisara se comunicar com o mesmo para conversar ou ver o que precisa.

2) A inclusão escolar é um movimento que faz parte de um outro maior, denominado inclusão social, que tem sua origem nos questionamentos acerca das práticas discriminatórias e excludentes. Com base nos princípios da educação inclusiva, hoje se preconiza o atendimento aos alunos surdos nos contextos comuns de ensino. Uma das condições essenciais para que o aluno usufrua da escola plenamente é ele encontrar nesse ambiente a sua língua, a de sinais, como língua de instrução e de interação com seus pares, com os colegas ouvintes e com os professores (PEDROSO, 2013, p. 35-36).

Na prática são insuficientes as ações de comunicação com o surdo, sem a utilização da sua 1ª língua (Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) e muitas tentativas foram feitas para a inclusão do surdo no contexto regular de ensino, como a inserção das abordagens educacionais no decorrer da história de educação dos surdos. Diante dos apontamentos acima, destaque os objetivos de cada abordagem educacional (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e justifique em cada uma seus sucessos e fracassos, no decorrer da história.

Oralismo: Visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral. Para alguns defensores desta filosofia, a linguagem restringe-se à língua oral sendo por isso mesmo esta, a única forma de comunicação dos surdos, proibindo o uso dos sinais bem como o contato com outros surdos. Com o passar do tempo, embora surdos oralizados fosse uma associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com