TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal

Pesquisas Acadêmicas: Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARILEIDE REIS DE OLIVEIRA

TECNOLOGIA

+

CONTEUDO

=

OPORTUNIDADE DE ENSINO

Castanhal

2012

MARILEIDE REIS DE OLIVEIRA

TECNOLOGIA

+

CONTEUDO

=

OPORTUNIDADE DE ENSINO

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Politicas e Gestãodos Espaços Educativos, Metodologia da Pesquisa Cientifica, Tecnologias em Educação, Currilo, Conhecimento e Cultura Escolar.

.

Profª. Josilaine,Profª. Okçana,Profª. Edilaine, Profª Melina.

Castanhal

2012

INTRODUÇÃO

Em uma sociedade tecnológica, o educador assume um papel fundamental como mediador das aprendizagens. Sabemos que os processos de aprendizagem e desenvolvimento são enriquecidos quando a criança tem a possibilidade de agir diretamente em contextos diversificados, de acordo com os seus interesses, motivações e necessidades.

Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, politica e social do País, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula. Várias escolas têm elaborado formas de organização do ensino que privilegiam conhecimentos da pedagogia para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento. É importante salientar que o papel do professor na era da informática é dar sentido ao uso desta tecnologia, produzindo conhecimentos com base em várias possibilidades.

É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais ou criar páginas na internet para os alunos publicarem seus textos. Mas, o que realmente ocorre através do aprimoramento do conhecimento com a utilização desta nova tecnologia é a sincronia dos projetos pedagógicos da sala de aula com a execução dos mesmos nas salas de informática. Isto possibilita que todos os professores reservem períodos para a sua própria formação digital e utilizem os recursos discutindo as suas aplicações no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola.

No mundo de hoje, o ambiente modificou-se e precisamos prestar atenção a esses aspectos, providenciando para que as crianças tenham os estímulos adequados para desenvolver o seu cérebro dentro das perspectivas educacionais.

Assim sendo o presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das tecnologias na escola, sendo que o mesmo foi desenvolvido através de uma pesquisa, tendo como lócus de pesquisa três escolas, pertencentes à Rede Municipal, Estadual e Particular, sendo aplicado em cada uma desta um questionário de perguntas fechadas a fim de investigar a utilização da tecnologia informativa no processo de ensino e aprendizagem dos docentes da mesma. Após a analise dos questionários será apresentado um projeto com o objetivo de contribuir dentro deste processo investigado

cidademarketing.com. br.

“A velocidade com que a nova sociedade tecnológica da informação vai crescendo e a mudança que provoca no modo de pensar e agir das novas gerações contrasta com o paradigma conservador da pedagogia.”

(Moura, Bernardo)

DESENVOLVIMENTO

A integração das tecnologias escolares devem ser incentivadas e fomentadas por meios de atividades que procurem trabalhar com integração aluno e professor.

Recentes pesquisas certificaram que algumas escolas estão bem estruturadas, onde dispõe de sala de informática com computadores todos com internet onde os alunos desenvolvem conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem os recursos tecnológicos. Em outra ainda falta para essas modernidades chegarem, algumas até dispõe de maquinas, mas não estão conectados ou instalados.

A tecnologia tem um papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com