TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal ( Os Invasores De Espaço )

Trabalho Escolar: Linguagem Corporal ( Os Invasores De Espaço ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Desde que nascemos, usamos o corpo para comunicar emoções, sentimentos, mesmo sem perceber. Ninguém precisa estudar a linguagem corporal para usá-la. Ela é inata e inconsciente. Usamos naturalmente e o tempo todo gestos simbólicos como ferramentas para nos comunicar sem precisar falar.

A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal está arraigada em nosso dia-a-dia, mesmo que a gente, durante a maior parte do tempo, nem se dê conta disso.

Ter consciência dos significados dos gestos é muito importante, principalmente por que, por ser natural e inconsciente, a linguagem corporal não mente e permite uma leitura mais precisa do seu interlocutor. Por  exemplo: quando uma pessoa, ao pensar para responder a uma pergunta, olha para a cima à direita, significa que ela vai omitir ou mentir sobre algo. Se olhar para cima à esquerda, ela está tentando lembrar de alguma coisa. Estudos de neolinguística comprovam as relações entre os movimentos do corpo e as funções cerebrais, ou seja, a maneira como você se expressa nunca é inocente. Ela revela muito daquilo que vai na sua cabeça e no seu coração. Gestos culturalmente determinados

A importância de conhecer o significado dos gestos passa também pelo perigo de cometer algumas gafes gestuais com pessoas de outras culturas. E não pense que você precisa viajar para o Japão para sentir estas dificuldades de comunicação. As diferenças existem tanto em relação a outros países como dentro do próprio Brasil. Isso por que, no nível mais inconsciente, a comunicação corporal é universal. Mas os gestos que aprendemos durante a vida, aqueles que variam de cultura para cultura, são muito específicos de cada povo. Isto exige uma atenção especial, para não criar problemas na hora de se relacionar. Se mostrar a palma da mão é, para nós, inconscientemente, um ato que significa mostrar interesse, ‘se oferecer’. Na Grécia, por motivos históricos, esticar a palma da mão aberta em direção a uma pessoa é um grande insulto. Mas estes problemas podem acontecer também dentro do nosso próprio país principalmente no caso do Brasil, tão grande e diverso. No Recife, por exemplo, as pessoas são muito mais calorosas, chegam bem perto para cumprimentar e muitas vezes dão “um cheiro”. Em São Paulo e em alguns outros estados, onde, em geral, todo mundo é mais reservado, esta atitude pode ser mal interpretada e confundida com uma tentativa de sedução. 

Ex:

Na linguagem corporal não existe mentira. São inúmeras as “bandeiras” que o corpo dá, inconscientemente.

Fique atento: Inclinar o quadril em direção a uma pessoa, apontar os pés e os joelhos para ela ou ainda não tirar o olhar, denuncia um interesse sexual. Acariciar os pêlos também pode significar um desejo inconsciente de contato sexual. Cruzar os braços ou as pernas é sinal de que você não está querendo conversa ou não concorda com a opinião de quem fala. Cruzar os dedos com as mãos juntas, curvar-se ou ainda dobrar as pernas é uma insinuação de que você está implorando por algo. Curvar o tórax, colocando os ombros para baixo é uma postura que revela timidez e insegurança. Agora, se você estufa o peito projetando o tórax para frente, passa a imagem de uma pessoa imponente e até arrogante.

Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com