TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura De Língua Inglesa II

Trabalho Universitário: Literatura De Língua Inglesa II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2 – Literatura de Língua Inglesa--- Ângela

ROMANTISMO NORTE-AMERICANO

O movimento romântico surgiu na Alemanha, onde no qual se espalhou rapidamente pela França e Inglaterra, chegando na América mais precisamente por volta de 1820.

O século XIX (1800-1900) foi marcadamente voltado em torno da arte como inspiração dos valores estéticos e espiritual da natureza. Os românticos salientavam em suas obras a importância da arte mais que a ciência. Nessa fase a América queria se reafirmar, mostrar sua identidade como uma nação que surgia cheia de força e talento, uma vez que na segunda metade do século XIX a literatura romântica entrou em declínio junto com seus ideais.

As características que se destacaram e marcaram a fase eram: uso de cenas cotidianas, valorização de personagens inspirados na realidade, linguagem popular, objetivismo, critica social e visão irônica da realidade.

No cenário da literatura atual, a norte-americana tem um lugar em destaque, por apresentar ao mundo literário grandes nomes da literatura, que produziram verdadeiras obras-primas da literatura mundial.

Os Estados Unidos são um país muito recente comparado às escolas literárias da Europa, onde só teve sua verdadeira identidade a partir do século XIX quando foi citada pela primeira vez como “literatura americana”.

Coube aos poetas Walt Whitman (1819-1892) e Edgar Allan Poe (1809-1849) darem os primeiros passos nessa literatura um estilo de textos curtos repletos de fantasia e profundidade psicológica. Um pouco mais tarde, Henry James (1943-1916), marca as principais diferenças entre o novo mundo e o antigo e Mark Twain (1835-1910) que foi o primeiro a ter como principal personagem de uma historia um verdadeiro americano. Estes foram os únicos do século XIX que são tidos ainda hoje, como os principais escritores daquele país, e que deram sua contribuição para a literatura construindo um alicerce para todos os outros que viriam depois, destacando-se entre eles como principais escritores e romancistas daquele período, nomes como Herman Melville (1819-1891), apresentando Moby Dick (1851) como seu livro mais conhecido, além de Typee (1846-) e Omoo (1847).

Nathaniel Hawthorne, é considerado o primeiro grande escritor americano e maior contista dos Estados Unidos, tendo como sua principal obra “ A Letra Escarlate” (1850) que esgotou na primeira edição em apenas um mês, sendo considerada por muitos críticos o maior romance da historia da Literatura norte-americana.

Emily Dickinson (1830-1886) foi uma individualista radical que amava a natureza e se inspirava nos pássaros animais e plantas para a edição de seus diversos poemas. Passou o final da vida como reclusa, possivelmente para arranjar tempo para escrever. Essa bela e fascinante poesia, nascida na solidão e no anonimato, só passou a ser reverenciada por uma crescente legião de críticos e leitores exigentes, após a sua morte quando ao arrumar o quarto de Emily, sua irmã Lavínia encontrou uma gaveta cheia de papeis em desordem com uma grande quantidade de poemas inéditos.

Foi então que em 1955 que o crítico e biografo Thomas H. Johnson reuniu numa edição definitiva todos os seus 1.775 poemas, dentre os quais o seguinte:

Dentre todas as Almas já criadas

Emily Dickinson

Dentre todas as Almas já criadas -

Uma - foi minha escolha -

Quando Alma e Essência - se esvaírem -

E a Mentira - se for -

Quando o que é - e o que já foi - ao lado -

Intrínsecos - ficarem -

E o Drama efêmero do corpo -

Como Areia - escoar -

Quando as Fidalgas Faces se mostrarem -

E a Neblina - fundir-se -

Eis - entre as lápides de Barro -

O Átomo que eu quis!

(Tradução: José Lira)

Referencias:

https://americanliteraturelovers.wordpress.com/2012/11/14/principais-autores-transcedentalismo/

http://lugardaspalavras.blogspot.com.br/2010/06/uma-breve-historia-da-literatura-norte.html

http://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/B_Outline_AmericanLiterature_Portuguese_digital.pdf

http://www.releituras.com/edickinson_menu.asp

http://heiime.blogspot.com.br/2013/04/a-obra-de-nathaniel-hawthorne.html#.VRBHM_zF_hA

https://www.algosobre.com.br/biografias/herman-melville.html

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »