TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura, Gramática, Língua Inglesa, História e Geografia

Por:   •  8/9/2015  •  Seminário  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Interdisciplinar

P1- Terceiros Anos

Disciplinas envolvidas: Literatura, Gramática, Língua Inglesa, História e Geografia

Data de entrega: 12/06/2015

Proposta:

Produção em grupo de um dossiê sobre o tema : Cidade e Modernidade

Cidades propostas:

1)Paris

2)Rio de Janeiro

3) Lisboa

4)Sâo Petesburgo

5)São Paulo

6)Londres

7)Nova York

O dossiê tem como discussão a relação da cidade e seus aspectos modernos na virada do século XIX para o XX.  O trabalho deverá conter os seguintes itens :

-Sumário

-Introdução:

- Literatura (autores e obras mais significativas da virado do século em cada cidade):

Referência textual OBRIGATÓRIA

http://www.scielo.br/pdf/ts/v12n1/v12n1a02.pdf

-Pintura/Fotografia

- Música

- Filmes sobre a cidade

- Redação de um conto de no máximo duas laudas

História:

Na segunda metade do século XIX ocorreram intensas mudanças que provocaram um salto no desenvolvimento tecnológico, o qual foi determinante para o domínio e a exploração de novos potenciais energéticos em uma escala extraordinária, ou seja, as aplicações da eletricidade; os usos dos derivados do petróleo que possibilitaram o surgimento dos motores de combustão interna e, consequentemente, o aparecimento dos veículos automotores; as mudanças nos meios de transporte, como o surgimento dos transatlânticos, carros, caminhões, aviões e trens expressos; além de novos meios de comunicação como o telégrafo, o rádio, a fotografia e o cinema.

Evidentemente que o avanço tecnológico foi acompanhado pela incorporação e a aplicação de novas teorias sociais, assim como favoreceu a mudança de hábitos em diferentes partes do globo, ao ponto que, na passagem do século XX, o mundo já era praticamente tal como o conhecemos. Podemos afirmar que havia uma onda de otimismo e uma inigualável confiança no progresso que só foram abaladas pela eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.

Observando tal período histórico, segunda metade do século XIX e início do XX, não há dúvida de que as cidades foram o espaço social onde as referidas transformações causaram o maior impacto, bem como locais determinantes para a disseminação das ideias que ajudaram a desmantelar o escravismo no Brasil. Por outro lado, foi no espaço citadino que também foi forjada uma nova ordem que, ao mesmo tempo, valorizava a igualdade jurídica e preservava uma hierarquia social. Diante disso, em história, os estudantes terão que apresentar um balanço das diferentes teorias raciais da segunda metade do século XIX e início do XX, bem como destacar sua recepção e impacto na sociedade brasileira da época.

Texto de referência: O espetáculo das raças ( em anexo) Lilian Moritz Schwarcz

-Geografia:

"As cidades invisíveis", de Calvino, é uma espécie de "bíblia" para o entendimento das cidades e, consequentemente, de quem as habita. Se desejamos entender algum discurso que explique as cidades, e não somente o discurso, mas diferentes formas de interpretação, ler este romance é quase que fundamental.

É um livro delicioso de ser lido, pois são vários textos curtos nos quais Marco Polo, o famoso viajante veneziano, descreve para o imperador Kublai Khan, diversas cidades que havia visitado. Todas têm nome de mulher e, em cada uma, a linguagem mostra que podemos percorrer as ruas como se estas fossem páginas escritas. Dependendo somente do que se procura em cada cidade. Por exemplo, quais são os lugares que desejamos ir, quem gostaríamos de encontrar, se é dia ou noite... são infinitas as possibilidades de leitura. Interessante também é perceber como uma cidade ajuda a ler outra, pois há conexões entre os meios urbanos, por mais distantes que estejam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com