TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Literatura da Língua Inglesa II

Por:   •  6/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.747 Palavras (15 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS

LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA II

Carina Cardenuto Ferreira Puzzovio - RA: 4577724468

Celso Silva Onça - RA: 4200055381

Daniele Cavalheiro Nicoletti - RA: 6785415031

Deise Timpani Sabino - RA: 3883868304 

Estella Porcel Rodrigues - RA: 3836905971

Jéssica Martin Silva - RA: 4200072960

Jussara Aparecida Valadão - RA: 4364904504

   

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) entregues como requisito para conclusão da disciplina “Literatura de Língua Inglesa II” sob orientação do tutor a distância Nivaldo C. Barbosa.

SÃO CAETANO DO SUL

2015


Introdução

O trabalho a seguir retrata os estudos da literatura norte-americana e inglesa, feitos por acadêmicos que estão cursando o sétimo semestre do curso de Letras Português Inglês.

Aqui serão registradas as principais correntes e os principais autores da literatura norte-americana, abordando o movimento iluminista, citando os autores John Adams, Samuel Adams, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e Alexander Hamilton; o movimento romântico, citando James Fenimore Cooper, Herman Melville e Edgar Alan Poe; o movimento transcendentalista, citando Ralph Waldo Emerson, Henry David, James Russel Lowel, Nathaniel Hawthorne e Henry Wadsworth Longfellow; e o movimento realista, citando Samuel Clemens, Mark Twain e Henry James, bem como as principais características e a influência política que cada movimento exerceu no modo de vida norte-americano.

Ao longo deste trabalho, será possível, também, encontrar diversas ilustrações que retratam autores e obras referentes aos respectivos movimentos literários aqui tratados, de forma que o leitor possa ter uma melhor elucidação sobre cada tema.

O Iluminismo nos Estados Unidos

Os principais pensadores e escritores iluministas norte-americanos são:

John Adams – (30/10/1735 – 04/07/1826) Um grande estadista e diplomata, também foi um dos defensores da independência americana da Grã-Bretanha. Trata-se de um iluminista teórico político que promoveu o republicanismo e escreveu muito sobre suas ideias. Teve bom destaque nos estágios iniciais da Revolução Americana, desempenhou um papel importantíssimo de liderança em persuadir o Congresso a declarar a independência. Em 1776, ajudou Thomas Jefferson na elaboração da Declaração de Independência, tornou-se seu principal defensor no Congresso. Depois, já como diplomata na Europa, John Adams ajudou a negociar o eventual tratado de paz com a Grã-Bretanha, onde foi também responsável pela obtenção de empréstimos governamentais importantes.

Samuel Adams – (27/09/1722 – 02/10/1803), nascido e criado em Boston por uma família religiosa e ativa na política, Samuel Adams, foi um empresário que se sucedeu bem, além de cobrador de impostos antes de iniciar sua carreira na política. Tornou se um estadista americano, filósofo político e um dos fundadores dos Estados Unidos . Foi líder do movimento da Revolução Americana, e ter sido um dos arquitetos dos princípios do republicanismo americano que moldaram a cultura política dos Estados Unidos. Após a Revolução Americana, Samuel Adams voltou para Massachusetts, onde serviu no senado estadual, mais tarde torna se governador.

Benjamin Franklin – (17/01/1706 – 17/04/1790) conhecido como um dos fundadores dos Estados Unidos, foi um grande teórico político, cientista, músico, inventor, escritor satírico, estadista e diplomata, além de ter ganhado renome internacional como cientista por suas grandes experiências de eletricidade e por suas invenções, especialmente o para-raios. Foi eleito o primeiro presidente da Sociedade Filosófica Americana, um herói nacional nos Estados Unidos. Franklin foi o postmaster britânico para as colônias por muitos anos, o que lhe permitiu criar a primeira rede nacional de comunicações. Ativo nos assuntos da comunidade, a política colonial e do Estado, bem como assuntos nacionais e internacionais. Próximo do fim de sua vida, ele libertou seus escravos e tornou-se um dos mais importantes abolicionistas.

Thomas Jefferson – (13/04/1743 – 04/07/1826) foi o principal autor da Declaração da Independência em 1776 e o terceiro presidente dos Estados Unidos. Thomas serviu o congresso continental como governador da Virgínia no início da Revolução Americana. A partir de meados de 1784, Jefferson serviu como diplomata, estacionado em Paris. Thomas ainda foi um polímata que falava fluentemente cinco idiomas e sempre interessado na ciência, invenção, arquitetura, religião e filosofia, interesses esse que levaram à fundação da Universidade de Virgínia, após de sua presidência.

Alexander Hamilton – (11/01/1755 ou 1757 – 12/07/1804) criado no Ocidente da Índia, Hamilton foi efetivamente órfãs até aproximadamente seus 13 anos de idade. Mas, por merecimento e reconhecido por suas habilidades e talento, ele foi patrocinado por pessoas de sua comunidade para ir para o continente norte-americano para a sua educação. Renunciando a exercer advocacia, fundou o Banco de Nova York. Após a Guerra Revolucionária Americana, Hamilton foi eleito para o Congresso Continental de Nova York. Foi um dos Fundadores dos Estados Unidos, também um dos intérpretes mais influentes e promotores da Constituição, o fundador do sistema financeiro nacional, e do primeiro partido político.

Hamilton serviu na Guerra Revolucionária Americana. No qual no início da guerra, ele organizou uma companhia de artilharia e foi escolhido como seu capitão.

James Madison – (16/03/1751 – 28/06/1836), foi o quarto presidente dos Estados Unidos, além de um grande político norte-americano, foi um teórico estadista. Ficou conhecido como o "Pai da Constituição" por ter sido fundamental na elaboração da Constituição dos Estados Unidos.

A influência do movimento Iluminista na cultura norte-americana

O Iluminismo ficou conhecido como um movimento político-cultural que expressava suas necessidades e anseios da sociedade, foi um movimento que abriu caminho para diversos movimentos, sendo um deles a Independência dos Estados unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (410.9 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com