TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro A Meta - Um Processo De Melhoria Contínua

Trabalho Escolar: Livro A Meta - Um Processo De Melhoria Contínua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 4

A Meta - Um Processo de Melhoria Contínua - Eliyahu M. Goldratt

O Livro a Meta de Eliyahu M. Goldratt é apresentado através de uma historia interessante onde prende o leitor, no meu caso fez com que quisesse sempre terminar o capitulo posterior para descobrir o que iria acontecer, é uma obra envolvente, descrita através de um romance e o dia a dia da empresa. Por sem descrido em linguagem de fácil compreensão facilita muito a leitura e entendimento dos leitores.

A empresa onde é vivida a historia passa por varias dificuldades dentro dela, na parte comercial, não consegue atender aos pedidos no prazo certo estipulado. A organização em geral se encontra em desorganização, mais o autor em sua descrição foca apenas a unidade de operação. O gestor Alex encontra diversos problemas no seu dia a dia em sua unidade fabril e com pressão dos executivos que administram o grupo em cima dele. Já no começo do livro o autor descreve uma situação de atrasos em pedidos e um cenário de total desorganização, onde as peças parecem sempre se movimentar de forma desorganizada em sem um fluxo continuo.

No contexto percebesse que trabalham apenas para apagar incêndios constantes que sempre geram novos focos, onde o funcionário de operação recebe uma informação e logo depois recebe outra pedindo para ele parar a que ele estava fazendo e começar outra que é mais importante. Esse é o ponto de inicio para a empolgante que leva o empresário Rogo durante uma nova caminhada em sua carreira. O personagem principal Rogo, reaprende um novo modo para conduzir o negocio. O passo a passo é reaprendido comum antigo professor dos tempos de universidade em um reencontro inesperado, onde ele é questionado sobre a real produtividade de sua empresa. Aí começa busca por um único objetivo, descobrir e conduzir a empresa até à meta.

Inicialmente no livro é demonstrada a importância de uma boa relação com o sindicato para manter a estabilidade da empresa. E também proporciona ao leitor observar a importância de assegurar aos colaboradores de funções estratégicas um rumo claro a ser seguido e ter sempre que possível um substituto imediato para as funções de modo que a empresa não fique dependente de apenas um colaborador.

O autor vai a fundo a assuntos relevantes para o desempenho de uma empresa fabril mostrando de forma clara a relevância de um bom giro de estoque e a importância de mantê-los sempre em níveis baixos porem satisfatórios para suprir as necessidades que possam surgir.

Outro caso que é descrito de forma importantíssima é o assunto “gargalo”, mostrando para o leitor um ponto que em muitos casos podem passar despercebidos, limitados a produtividade. Os gargalos estão presentes em todas as organizações e são mais comuns que possamos imaginar mais em muitos casos não são enxergados, muito se acredita que é um problema que somente pode ser resolvido através de contratação de pessoas ou investimentos em maquinas e fatores tecnológicos. É o fato que tais atitudes aqui citadas aumentaram a proporção de produtos expeditos ou serviços prestados, assim como é obvio que tais processos aumentaram os custos.

Fica evidente que em determinados momentos faz-se necessário tais investimentos, principalmente os tecnológicos em um mercado competitivo em que a empresa se encontra em ampla extensão. Mas o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com