TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Log Empr - Cap. 10

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Logística Empresarial

Risco da cadeia estendida de suprimentos

Devido ao erro na qualidade dos brinquedos da empresa Mattel, a empresa teve que fazer recall em 21 milhões de brinquedos, gerando um imenso prejuízo. Devido a existência de chumbo na tinta que era utilizada nos brinquedos. A Mattel transferiu sua produção para a China e foram estes brinquedos fabricados na China que gerou todo esse recall. A Mattel mesmo não infringindo a lei nos Estados Unidos realizou o recall. E culpou os chineses pelos problemas ocorridos. E quando soube que o problema estava nos imãs causados pelo design da Mattel e não pelos chineses. Teve que pedir desculpas para os chineses e assumir o erro. Porem a Mattel assumiu o erro tarde demais, pois o chefe executivo da Lida Plast Toys cometeu suicídio após dar férias a todos seus funcionários.

Mapeando seu perfil de risco

Não devemos registrar todos os riscos que a empresa pode enfrentar possivelmente, e sim entender os processos internos da própria empresa, para buscar a solução para as ameaças mais importantes e criticas. Com o objetivo de solucionar o rompimento através de caminhos alternativos. Pois as empresas são vulneráveis a muitos riscos , mas cada empresas possui um perfil de risco próprio.

As seis etapas no desenvolvimento desse perfil são:

Priorização dos condutores de ganhos: identificar quais os fatores que causariam um enorme impacto econômico caso fosse interrompido.

Identificar infraestrutura crítica: identificar a infraestrutura ( todos os equipamentos e ferramentas disponíveis, pessoas envolvidas no processo, para que a empresa garanta o seu lucro).

Localizar vulnerabilidades: identificar quais os gargalos mais vulneráveis, por exemplo uma atividade que depende somente de um funcionário na falta dele para todo o processo, etc.

Cenário do modelo: é a pratica continua onde as avaliam seus pontos fortes e fracos, com base em crises anteriores.

Desenvolver respostas: após a avaliação da vulnerabilidade e os impactos que podem ocorrer, terão conhecimento aonde existe a vulnerabilidade operacional e qual o impacto que pode causar. Ajudando a decidir o esclarecimento das decisões criticas.

Monitorar o ambiente de risco: surgirá varias maneiras de resolver a vulnerabilidade, basta saber se a maneira escolhida garanta o resultado pretendido. Pois o risco de uma estão sempre mudando.

Reduzindo a vulnerabilidade do processo por meio da metodologia six sigma: buscar constantemente a melhoria na qualidade do processo de produção,garantindo que a produção esteja sempre sob controle.

O jeito Six sigma: consiste na busca da melhoria continua da qualidade, através de estatísticas para medir a variação média, onde quanto maior o sigma maior será a garantia de entregar um produto dentro das especificações do cliente. Onde o objetivo é atingir apenas erro de 3,4 por milhão de atividades, melhorando a satisfação dos clientes e reduzindo os desperdícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com