TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Trabalho Universitário: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Superior de Tecnologia em Logística

Turma: Segunda e Quarta - 3ª série - 2014/1

ATPS: “Plano de Melhorias”

Disciplina: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Campinas/SP

2014

Introdução

A organização selecionada para nosso trabalho é a INFORMÁTICA DE MUNICÍPIOS ASSOCIADOS S/A (IMA), na qual presta serviços para a PMC (Prefeitura Municipal de Campinas) na área de Tecnologia da Informação e suas ramificações. Garantindo o bom funcionamento da gestão digital do município e suporte aos servidores públicos atuantes. Localizada na Rua Bernardo de Sousa Campos, 42 – Praça Dom Barreto – Ponte Preta, Campinas/SP. Empresa de grande porte que atua com um efetivo em torno de 800 colaboradores.

Missão

Prover serviços e soluções de TI para Prefeituras, desenvolvendo software sob medida e oferecendo as melhores tecnologias globais de maneira independente e imparcial, que geram diferencial competitivo e alta performance de seus negócios. Sempre respeitar as pessoas e compromissos, tendo como objetivo final o resultado mútuo.

Valores:

• Responsabilidade e ética

• Satisfação em trabalhar

• Respeito ao indivíduo

• Solidez

• Comprometimento

Produtos Comercializados:

• Desenvolvimento de Softwares

• Digitalização de documentos

• Instalações de redes e projetos de infraestruturas

• Suporte técnico

Público Alvo:

O serviço desenvolvido tem por publico alvo o apoio ao servidor publico e consequentemente a população que goza dos serviços, documentos diversos como guias de ITBI, IPTU e etc. Tem foco de atendimento em Prefeituras.

Nosso contato da equipe que atua na empresa é Wellington Melo, técnico em informática.

Rede de Logística

Área Técnica

Na empresa INFORMÁTICA DE MUNICIPIOS ASSOCIADOS a rede logística funciona em conjunto a distribuição não apenas de produtos, mas serviços e recursos humanos.

Visto que o foco de seu atendimento é o suporte técnico presencial, contando também com atendimento especializado telefônico. Técnicos são distribuídos em itinerários para atendimento em campo fornecendo os serviços ao consumidor/contratante. A sequencia para esse atendimento é iniciada no “Primeiro Nível”, que é prestado serviço por uma central de atendimento e de apoio via fone, e-mail e acessos remotos. Após essa etapa, caso não haja conclusão da situação é aberta ocorrência em sistema interno que repassa para o “Segundo Nível”, que presta o serviço presencial.

Com a abertura do chamado no primeiro contato do cliente, a equipe designa técnico plantonista da área do mesmo para atendimento do chamado. Essa logística se dá com transporte de frota própria, que o técnico se desloca com seu aparato até a área solicitada. Ao detectar a situação, em caso de necessidade de peças ou acessórios extras, se a máquina for consignada junto a empresa o técnico aciona seu departamento de suprimentos para aquisição, caso de máquinas em garantia é acionado o fornecedor desta, na falta desta o ônus é do contratante.

Para melhor análise em casos como o citado, a máquina é recolhida para o laboratório de análises de ocorrências, visto que não há tempo hábil para uma verificação mais ampla em campo. Problemas de menor complexidade são atendidos no local. Se necessário for o recolhimento da máquina a logística é dada pela IMA.

Quando a máquina é recolhida, é feito cadastro sistêmico para identificação e estudo do caso onde fisicamente a mesma é alocada em prateleiras devidamente identificadas. A equipe interna de apoio laboratorial tem por responsabilidade o processo de cadastro e alocação em espaço físico divido em prateleiras. As máquinas são catalogadas e aguardam análise técnica em tempo variável em conformidade a situação. Entre o acionamento do cliente ao prestador, atendimento remoto, visita técnica, recolhimento da máquina, cadastro/catalogo/registro sistêmico e a resolução, trabalha-se com prazo máximo de 10 dias úteis em casos extremos e variáveis de 24 a 72 horas em menor complexidade. Concluindo o processo, a máquina entra novamente na logística da empresa para devolução ao cliente, alocando essas em acordo ao itinerário de visitações.

Fluxo de Caixa Relevante

A ferramenta fluxo de caixa proporciona a interpretação financeira do estabelecimento através da definição dos valores existentes, alocados nos investimentos, no operacional, nos financiamentos e disponibilidades. Está análise nos proporciona melhores decisões ou barradas de ação para reverter o quadro financeiro de acordo com a verificação do final de fluxo de caixa. Está forma proporciona a projeção para meses seguintes, para que nos proporcione ações proativas com menos índice de perda de capital.

Salutar para o aumento da vida útil financeira do estabelecimento, haja vista que a partir das finanças é que todos os recursos financeiros serão alocados nos departamentos da empresa para que seja efetuada a estratégia mercadológica, ou seja, para o nosso departamento de marketing, área técnica, área comercial e demais. Através da gestão eficaz a proporcionalidade de tal alocação de recursos financeiros.

“Gargalos”/obstáculos

Quais foram os “gargalos” percebidos?

Dependência dos fornecedores seja em caso de acionamento de garantias como compra de peças por parte do contratante. Além da insuficiente de informações no atendimento do “Primeiro Nível”, onde muitas vezes o contato não é efetivo em compreensão mutua.

Que fatores os levaram a perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com