TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Monografias: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Os mercados de cadeias de suprimentos estão cada vez mais em constante evolução. A prova disso é que os modelos de negócios de antigamente hoje já não servem mais. Passamos de um ambiente onde os fornecedores mantinham o poder, por serem proprietários dos recursos, para um, onde o cliente que da as cartas.

Trabalhar na filosofia em que nada é feito, adquirido ou alterado até que haja demanda para tanto, é o principio japonês do Kambam.

Gerenciar as cadeias de suprimentos de ponta a ponta, da ênfase no comprimento do tempo ao longo de todo o processo. No turbulento ambiente de negócios dos dias de hoje, cada vez mais se questiona a capacidade que as organizações têm em responder rapidamente as mudanças do mercado. Hoje o desafio no atual ambiente de negócios é combinar, da melhor forma possível, praticas “enxuta” com uma resposta “ágil”.

Uma organização que conhece cada etapa do seu processo se torna mais flexível, adaptando-se com mais velocidade e eficácia as mudanças.

Conhecer a cadeia de suprimentos é extremamente importante para se fazer o gerenciamento de risco, a falta de conhecimento esta em muitas empresas,principalmente sobre a rede mais ampla de oferta/demanda na qual a organização esta inserida.

Uma das tendências de modelo de gestão que poderia ser usada pela empresa Top Telha seria o Benchmarking, segundo a empresa Xerox que o define como “o processo continuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e praticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como lideres da indústria”.

No caso da Top Telha que é uma empresa de pequeno porte e está se iniciando no mercado, acaba ficando vulnerável devido ao seu pequeno poder de negociação,por isso a falta de informação pode ser um agravante.

O Benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor – de maneira mais organizada – com as mudanças, inovações e competição acirrada com as quais nos defrontamos todos os dias ( Consciência...2008).

O futuro da cadeia de suprimentos prevê grandes mudanças, o comércio global não dorme,ninguém no setor de transporte dúvida que ser mais rápido,barato, seguro e simples continua sendo a moeda fundamental para esse mercado,as empresas globais que nunca dormem merece isso. É bem provável que em 20 anos o transporte de mercadorias ainda seja realizado principalmente por aviões, navios, trens e caminhões, mas as operações terão um nível de precisão quase molecular. A Cadeia de Suprimentos será altamente eficiente, com grande riqueza de dados e informações capazes de alterar rotas, acelerar ou retardar um envio.

Sustentabilidade será fundamental,segundo um dos maiores experts mundiais em cadeias de suprimentos, o Dr. Edgar Blanco, do MIT, disse: “Temos sido ótimos em levar algo até você. Mas não temos sido tão bons em pegar de volta aquilo que levamos”, referindo-se a falta de reciclagem com materiais dessa origem.

O setor de transporte tem estado na vanguarda da sustentabilidade, empreendendo esforços constantes para reduzir sua pegada de carbono, e criar uma cadeia cada vez mais ecológica.

Em vinte anos a cadeia será mais afinada, acessível, confiável, sustentável – e rentável – do que nunca.

Os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com