TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Casos: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 01

A empresa Perdigão S. A.

A Perdigão atende cerca de 60000 clientes no mercado interno através de 30 centros de distribuição (sendo 9 distribuidores terceirizados) estrategicamente espalhados pelo país.

Estes centros de distribuição são responsáveis pelas entregasnoscanaisde venda dos produtos. As lojas de auto-serviço (supermercados) representam a maior parcela dos clientes da Perdigão com 63,5%.

Empresa:

Perdigão S. A.

Localização:

Rio Verde - Goiás

Seguimento:

Alimentício

Porte:

Grande

Tamanho:

148.000 m²

Missão e Valores:

Cada vez mais a busca por eficiência de uma cadeia produtiva tem comopré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. No entanto, para atingir plenamente estes objetivos, é fundamental que exista um alto nível de integração e coordenação entre os processos logísticos de empresas de uma mesma cadeia de suprimento.

As empresas estão se conscientizando de que não é possível atender às exigências de serviço dosclientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa, sem trabalhar de forma coordenada e integrada com outros participantes da cadeia de suprimento.

Ações de uma empresa afetam de forma positiva ou negativa os custos de outras empresas da cadeia de suprimento.

Neste sentido, a logística representa um fator chave para a sobrevivência das empresas no mercado. Determinar o nível de serviço que será oferecido, localizar instalações, estoques e transportes são elementos primordiais para operação eficiente de qualquer sistema logístico.

As decisões tomadas referentes a estes elementos impactam a rentabilidade, o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento da empresa.

Público Alvo:

Lojasde Auto Serviços, PequenosVarejos, Atacado, Instituições e o Consumidor Final.

Serviços oferecidos:

Deve-se destacar o trabalho de integração da Perdigão com seus produtores. Estes produtores, que também trabalham em regime de exclusividade, recebem apoio total da Perdigão, que oferece garantia de compra de toda a produção de seus parceiros, colocando a disposição a mais avançada tecnologia e toda assistência técnica necessária para assegurar ganhos de produtividade e qualidade na criação de aves e suínos de milhares de pequenas propriedades rurais. Esta proximidade, com fornecedores, permite uma maior padronização e controle de sua matéria prima. Além disto, consegue controlar melhor o nível de estoque em toda cadeia produtiva.

Contato:

Nome: Roberta de Almeida- Cargo: Supervisora de Planejamento.

Redesenhando a Rede Logística

O conceito de logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível. Este conceito tem sido utilizado para descrever a sinergia proporcionada pelas operações entre as funções das empresas, porém é necessária que se busque, baseado neste conceito, a descrição do que realmente é um processo logístico. O processo logístico deve estar conectado ao conceito da logística, compreender as áreas operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde as fontes de matéria prima até o produto acabado acessar as mãos do consumidor final, buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço.

A forma encontrada para descrever um processo logístico baseada no conceito da logística e seus objetivos, utiliza por analogia a ótica de fornecedor e cliente internos descrita nos conceitos de qualidade total.

Com o novo sistema, a empresa espera racionalizar a distribuição, reduzindo custos de frete e de estocagem de produtos.

A compra de um software de gerenciamento da cadeia de suprimentos mais adequado às necessidades. No momento a Perdigão está na fase de escolha deste software que proporcionará à empresa mais um recurso para gerenciamento da rede logística e para tomada de decisões.

Envolvidona escolha deste software o gerente de recursos de informações da

Perdigão explica:

“Hoje, o controle da frota de transportes é feito por um roteiriza dor e uma ferramenta própria de abastecimento. Com o software de Supply Chain, estaremos integrando nosso processo logístico ao sistema de gestão empresarial SAP R/3, o que deve agilizar os processos e facilitar as decisões estratégicas.”

A Perdigão está apenas iniciando um longo trabalho com algumas definições estratégicas. O objetivo deste trabalho é ter um sistema integrado de gestão da cadeia de suprimentos, um raio-x completo de toda a cadeia, do produtor ao cliente final. “Tornar a cadeia de suprimentos ainda mais eficaz no que se refere à redução de custos e melhoria no nível de serviço é nosso objetivo”, comenta o gerente de logística que espera em 2003, término do projeto, reduzir em 6% os custos anuais da empresa em logística.

ETAPA 2

Quais foram os “gargalos” percebidos?

Após a expedição, o controle do ciclo do pedido é repassado para terceiros, assim, gera gargalo no ciclo do pedido. É um erro que leva àperda de visibilidade do pedido. Entende que cabe alogística atenderao clientede maneira eficaz, do ponto de origem ao ponto de consumo do pedido.

As precárias condições de manutenção da malha rodoviária também significam gargalos que impacta nas entregas dos pedidos.

Entregas em áreas de conflitos sociais (favelas), na cidade do Rio de Janeiro, impedem um maior crescimento e melhor desempenho, devido à falta de segurança.

Gargalo na disponibilidade de estoque

Acidentes durante as atividades de manuseio, movimentação e separação dos pedidos, nos Centros de Distribuições, geram gargalos pela perda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com