TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Trabalho Universitário: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

DISCILPLINA: Logística Empresarial-

Professor: Jorge Kendi Sobue

1 – Qual o objetivo da Pesquisa Operacional (PO) e quais os benefícios para a tomada de decisão, pelos Administradores?

A PO tem como objetivo aplicar uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos.

2 - O que é Pesquisa Operacional (PO) e quem é o maior beneficiado da mesma?

A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações, beneficiando administradores e tomadores de decisão.

3 - O que a Resolução CNE/CES nº 1/2004 define acerca da PO?

Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e IV - Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

4 - Cite e justifique as principais técnicas de modelagem adotadas na PO?

Programação Linear: é uma formulação matemática que determina um montante fixo de recursos que satisfaça certa demanda de tal modo que uma função-objetivo seja otimizada e ainda satisfaça a outras condições pré-definidas pelo problema.

Teoria das filas: Na teoria das filas, estudamos o comportamento das filas em espera. Trata-se de um modelo probabilístico que, diferentemente dos modelos determinísticos, não tem o objetivo de encontrar uma solução ótima para o problema. Na teoria das filas analisamos a probabilidade de um vento ocorrer.

Teoria dos grafos: O grafo propriamente dito é uma representação gráfica das relações existentes entre elementos de dados. Ele pode ser descrito num espaço euclidiano de n dimensões como sendo um conjunto V de vértices e um conjunto A de curvas contínuas (arestas)"

Simulação: A simulação consiste em criar modelos representativos de um processo ou sistema do mundo real. O modelo de simulação estuda o comportamento do sistema. Seu comportamento é analisado por meio de relações lógicas-matemáticas e simbólicas, entre as entidades (objetos de interesse) do sistema. Uma vez validado, o modelo permite fazer questões do tipo "e se..." sobre o funcionamento do sistema no mundo real.

Teoria dos jogos: A teoria dos jogos busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com