TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Casos: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 16

SUMARIO

Introdução -------------------------------------------------------- 03

Logística Internacional ----------------------------------------- 04

Infra-estrutura (Infra-estrutura logística internacional, infra-estrutura de transportes, infra-estrutura de comunicação, infra-estrutura de serviços públicos) ---------- 06

Modais de Transporte ------------------------------------------ 08

Habilidades -------------------------------------------------------- 11

Os Novos Desafios da Logística Internacional ------------- 12

Conclusão e bibliografia ---------------------------------------- 13

Introdução

Este trabalho tem como objetivo a analise dos padrões da Logística Internacional da empresa a ser estudada, onde deveremos produzir relatórios sobre as atividades de importação e exportação, assim como os seus processos de movimentação e modais entre outros. Do qual objetivo principal e o estudo da logística em relação ao comercio internacional.

Logística Internacional

Para iniciarmos este trabalho, primeiramente devemos estabelecer o conceito de Logística Internacional, que de certo modo é uma parte de extrema importância nos dias de hoje. Em razão que a globalização onde os clientes estão cada vez mais importunos, as empresas mundiais adotaram este conceito, tendo em vista o comercio internacional, com o objetivo de confirmar suas relações com clientes internacionais, tornando-se assim, empresas cada vez mais ativas e adaptadas a todos os tipos de clientes no mundo.

Logística Internacional é a área da logística, da qual o objetivo principal é melhorar a importância dos sistemas logísticos externos que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operações. Onde e fundamental que cada empresa possa fazer a diferença diante das outras empresas no comercio internacional, e para que isso seja possível são necessários profissionais qualificados para um desafio desta importância, ou seja, é necessários profissionais de logística experientes na área da Logística Internacional.

Em conseqüência ao crescimento do comercio internacional as empresas estão buscando cada vez mais acrescentar seus conhecimentos, compartilhando sua economia e competências em áreas de pesquisas e desenvolvimento, qualidade assegurada e logística, tendo em vista facilitar suas translações com futuros investidores, com isso buscando estabelecer o diferencial em relação a outras empresas. À medida que as redes logísticas se tornam mais amplas restrições geográficas, legislações, dificuldades financeiras e culturais surgem, particularmente com os processos Just-in-time. Ao mesmo tempo em que o mercado único está ajudando a adequar, as barreiras geográficas vêm sendo superadas pela concentração de fornecedores- chave próxima das fábricas. Nenhuma atividade da logística está livre, portanto, da influência da cultura, embora os elementos humanos na administração sejam mais correspondentes da cultura do que a tecnologia. Além do lado tecnológico da logística, a base está no homem, que está, em grande parte, tomando parte do planejamento, pilotando e executando os sistemas. Levando em conta que o mundo e automatizado e os sistemas de informações são cada vez mais atuais, com isso o profissional de logística deve sempre estar atualizado as novas mudanças da globalização mundial.

Para melhor estudarmos a Logística Internacional foi sugerido que escolhêssemos uma empresa que se encaixe neste assunto, que tenha projetos no âmbito internacional que envolva nas áreas de importação e exportação. O grupo escolheu a empresa GERDAU, pois esta empresa apresenta padrões semelhantes cujo seu alto nível de satisfação perante os clientes é altamente aceitado, e será uma boa base para iniciarmos este estudo.

A GERDAU é um Operador Logístico de serviços completos de logística empresarial e atua em todo o Brasil, Especializado em gerenciar e executar atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes. Ela também realiza transporte por meio de importação e exportação de mercadorias, atuando em varias regiões do mundo.

A empresa GERDAU, esta localizada na Rodovia Luiz Dumont Villares, Km 2, Moreira Cesar, Pindamonhangaba-SP. Situada no setor de produção de aços longos ao carbono e aços longos especiais. Dispõe de uma ampla linha de produtos para os setores da construção civil, indústria, agropecuária e automotiva. Também oferece associados aos produtos, serviços que tornam seus clientes mais competitivos, a empresa ainda possui diversas filiais espalhadas por quase todos os estados brasileiros. Em uma visita técnica as instalações da empresa, mais especialmente nas áreas que atuam com o processo logístico de transportes internacionais, podem reparar que o sistema logístico inserido é bastante simples, facilitando a armazenagem, distribuição e transporte de produtos reunidos. Com isso a empresa trabalha com rapidez e eficiência, sendo capaz de atender os prazos firmados em seus contratos.

Averiguando os processos logísticos internos e externos da empresa, podemos identificar como e elaborado a cadeia de produção das atividades realizadas, que são as seguintes. Inicialmente o cliente entra em contato com a empresa, identificado todas as informações necessárias da carga, sua origem e destino, pessoas responsáveis pelo recebimento no país de destino e etc. Logo após esta certificada todas as informações, o processo inicial e passado para a área de cotações internacionais, onde é realizada a cotação para o cliente. Neste processo são calculadas as taxas de transportes, custos e impostos necessários para a realização deste deslocamento, estas informações são passadas para o cliente, onde uma vez aceitando a realização da coleta recebe um contrato perante a empresa de realização de serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com