TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica segundo semestre

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LOGÍSTICA

LUCILENE APARECIDA SCHULTZ DE MATOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

[pic 4]

Sete Lagoas

2014

LUCILENE APARECIDA SCHULTZ DE MATOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Sete Lagoas

2014

Índice

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................3

Questão 1....................................................................................................................................4

Questão 2....................................................................................................................................6

Questão 3....................................................................................................................................8

Questão 4..................................................................................................................................10

Questão 5..................................................................................................................................11

CONCLUSÃO........................................................................................................................12

REFERÊNCIAS......................................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar os conhecimentos adquiridos durante o semestre. Cada qual com sua importância.

Entender que o mercado é cada vez mais competitivo, é uma forma de estar a frente do concorrente e isso implica em novos sistemas de informações,  levando em conta as novidades que surgem a cada dia. Essas decisões também são influenciadas pelos empreendedores, que trazem novidades ou melhorias para algo que já existe.

Mudanças são essenciais no cotidiano empresarial. Conhecer as atividades e o dia-a-dia da empresa facilitam essas mudanças e criam oportunidades que vão gerar desenvolvimento organizacional.

Questão 1

Impulsionadas pelo movimento do mercado muitas organizações investem em soluções, praticas e metodologias de gestão do conhecimento, para impulsiona-lasem uma vantagem competitiva num ambiente de mudança e alta competitividade global.

A estratégia é buscar um plano de ação para ajustar e desenvolver a vantagem competitiva na organização. Isso quer dizer, ser capar de atender as demandas presentes mas já planejando as do futuro.

Usando a logística como um subsistema gerencial, ela interfere no total desempenho da empresa e deve ser integrada a administração estratégica e planejamento da mesma. Pode auxiliar na gestão de processos presentes na cadeia de valor de uma empresa um planejamento logístico eficiente, para a geração da oferta de valor superior ao cliente o que resulta em vantagem competitiva frente á concorrência. Agora não podemos esquecer que para se obter um resultado favorável a logística aplicada caminha junto ao marketing em busca de satisfazer as necessidades do cliente.

Destacam- se como competição estratégica as operações da logística desde que planejadas permitem obter vantagens diferenciadas de características e qualidade dos produtos, refere-se aos meios que são adotados pela organização na intenção de alcançar vantagem competitiva a longo prazo.

Os seguintes objetivos definem uma estratégia logística bem definida:

  • Redução de custos: associados a movimentação e estocagem é a estratégia dirigida para reduzir custos e variáveis, formulada pela avaliação de meios alternativos de ação os níveis de serviço se mantem constantes com alternativas de custo mínimo aumentando o lucro da empresa.
  • Redução do capital: essa estratégia é direcionada para diminuir o nível de investimento no sistema logístico, aumentar o retorno sobre o investimento é o foco da estratégia. Transportar os produtos ate o cliente evitando despesas de armazenagem ou terceiriza e serviços logísticos.
  • Melhorias no serviço: estratégia que reconhecem eu as receitas dependem do nível fornecido, embora os custos aumentem , o aumento nas receitas pode mais que compensar custos altos.
  • Identificar clientes: é preciso conhecer bem os seus clientes, com o maior numero de informações possíveis.
  • Diferenciar os clientes: personalizando o comportamento da empresa baseando nas necessidades individuais dos clientes.
  • Interagir com os clientes: ser mais eficiente nas interações com os clientes, buscando sempre a forma mais útil em termos de produção e informação para ajudar fortalecer essa relação.
  • Personalização: personalizar aspectos da empresa para melhor atender os clientes, a empresa precisa adaptar-se a necessidade expressa pelo cliente. São quatro passos simples usados para programar: identificar, diferenciar, interagir, e personalizar.

Questão 02

Com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, quando bem utilizada a tecnologia de informação torna- se um grande diferencial entre as empresas. Nesse caso vamos nos focar em grandes centros de distribuição, depósitos e armazéns. Uma boa alternativa para otimizar a armazenagem  são a utilização dos sistemas de gerenciamento conhecidos como WMS ( WarehouseManagemente System), ele busca organizar o fluxo, otimizar espaço e a distribuir os produtos.

O sistema de gestão de armazéns WMS melhora todas as atividades dentro do processo de armazenagem em todas as atividades administrativas e operacionais, recebimento, inspeção, endereçamento, separação, armazenagem, embalagem, carregamento, expedição emissão de documentos e controle de inventário.

A necessidade de melhorar o fluxo de informação fez surgir um sistema (WMS)  que melhorasse a redução de custos, aumentasse o nível de serviço prestado aos clientes e aumentasse  a precisão e  a velocidade das informações do  estoque. Isso só foi possível através do aparecimento de novas tecnologias de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com