TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luta pela proteção do meio ambiente

Artigo: Luta pela proteção do meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Comentário

De acordo com os dias de hoje, podemos observar as notícias que nos trás as informações a respeito da desordem em nosso planeta. O mundo gira, as coisas mudam de lugar, porém, não há quem possa resolver tais questões de acordo com as causas determinadas a respeito da poluição causada pelas grandes empresas, indústrias e fábricas. Hoje em dia, é muito importante aprendermos a respeito do sistema de gestão ambiental, pois com essas informações podemos passar aos nossos cooperadores responsáveis pela organização na qual estabiliza as ordens nas empresas responsáveis pela poluição. André trigueiro chama muito a atenção sobre as crises ambientais, nas quais é possível causar mudanças em nosso planeta referente ao crescimento desordenado das grandes cidades, pois com a destruição acelerada da biodiversidade e a escassez de água, corremos grandes riscos ambientais. Ao imaginar que nosso planeta está ¨doente¨ por causa da devasta poluição causada pelo homem, podemos mudar os planos e lutar pela mudança, com nossas forças e nos unir cada vez mais, divulgando os males causados pelas grandes empresas e advertindo suas falhas ocorridas ao meio ambiente.

Clube de Roma

Em 1968, políticos, físicos, industriais e cientistas juntaram-se numa pequena vila italiana para tratar do desenvolvimento sustentável do planeta. Era o Clube de Roma, primeiro grupo a discutir sustentabilidade, meio ambiente e limites de desenvolvimento, 44 anos antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O encontro começou a ser articulado em abril de 1968, quando o empresário italiano Aurelio Peccei (1908-1984), presidente honorário da Fiat e ex-presidente da Olivetti, convidou o cientista escocês Alexander King (1909-2007) para um jantar em Paris. A convergência de pensamento entre os dois era tão grande que o jantar só terminou às 3 da manhã. Ali surgiu a ideia de fazer uma reunião com cerca de 20 líderes e personalidades da época para tratar das condições humanas para o futuro. Buscaram apoio financeiro e o encontro ocorreu numa pequena vila de Roma, daí o nome – conta o vice-presidente do Clube de Roma Internacional, o físico e matemático brasileiro Heitor Gurgulino de Souza, também presidente do Capítulo Brasileiro da organização. Com essa reunião gerou uns dos livros mais vendidos da época como por exemplo, Os Limites do Crescimento é um livro escrito em 1972 que modelou as consequências do crescimento rápido da população mundial considerando os recursos naturais limitados, comissionado pelo Clube de Roma. Seus autores foram Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jørgen Randers, and William W. Behrens III. O livro utilizou um sistema computacional (World3) para simular as consequencias da interação entre os sistemas do planeta Terra com os sistemas humanos. Cinco variáveis foram examinadas no modelo original, assumindo-se que o crescimento exponencial descreve acuradamente seus padrões de crescimento: populacao mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos e esgotamento de recursos.

Estocolmo

A Conferência de Estocolmo foi um grande marco ambiental. Ela chamou a atenção do mundo para a gravidade da situação nesse setor. A delegação brasileira, a princípio cética a respeito, depois assinou sem reserva a Declaração de Estocolmo. Em conseqüência, Henrique Brandão Cavalcanti, Secretário Geral do Ministério do Interior e membro da delegação brasileira, ao retornar ao Brasil, promoveu a elaboração do decreto que instituiu em 1973 a Secretaria Especial do Meio Ambiente. Esta iniciou as suas atividades em 14 de janeiro de 1974. Nos anos que se seguiram, a teoria do Brasil país sitiado foi aos poucos perdendo a sua força e importância. A conferência Rio 92 praticamente a sepultou. Hoje, com a globalização da economia, surgem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com