TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING: Análise, Planejamento E Avaliação Da Academia Curves

Dissertações: MARKETING: Análise, Planejamento E Avaliação Da Academia Curves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 11

AUTORIA: LORIVANIA LOREDO SILVAINTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo desenvolver as habilidades de análise, planejamento e avaliação do marketing da empresa Curves, estabelecendo a importância deste para o sucesso dos negócios.

Para isso pretende-se focalizar o estudo nos eixos de promoções, segmentação de mercado, relacionamento com clientes e endomarketing. Com esses quatro elementos pretende-se discutir o perfil da empresa e apresentar sugestões sobre como atrair mais clientes através das promoções existentes no mercado, que outros públicos poderiam ser atraídos para a academia justificando o porquê dessa escolha, propor duas ações para manter os clientes através do processo de relacionamento e propor também duas ações de endomarketing focando os funcionários.

No capítulo1 discutiremos os conceitos de promoções em serviços e quais delas de encaixariam melhor na proposta da Curves. No capítulo 2 discutiremos conceitos sobre segmentação de mercado e proporemos outros segmentos de mercado para a academia. Já no capítulo 3 falaremos sobre o relacionamento de clientes e sugeriremos 2 alternativas para que a Curves fidelize os seus. E por fim, no último capítulo discutiremos o conceito de endomarketing, como ele pode ser importante para o sucesso das empresas e, da mesma forma, proporemos 2 ações que a Curves pode fazer para tornar seus empregados aliados do negócio.

1. AS PROMOÇÕES EM SERVIÇOS

Dentre os 4 P´s apresentados pelo marketing além de preço, praça e produto temos também a promoção. Marques diz que "promoção é a forma mais eficaz de aproximação entre vendedores e compradores." (MARQUES, 2009, p.104) Ela, segundo ele "(...) consiste em promover a idéia, o produto ou o serviço".

A promoção apresenta três vertentes: o consumidor, o varejo e a equipe de vendas. Quanto ao consumidor demonstra itens como amostra, aniversário da loja, brinde, cooperação com fornecedores, descontos e promoções, demonstrações, estações do ano, entrega grátis, produto extra, grátis, garantia, leve 3 pague 2, lançamentos, oferta do dia, orçamento grátis,oportunidade, ações sociais, vale brinde e volume.

Para Kotler e Keller apud Marques (2009) é preciso estabelecer qual o objetivo que se pretende atingir com determinada promoção. E para planejar a promoção é preciso considerar tipo de mercado, os objetivos da promoção, a competitividade, a eficácia e o custo e é preciso também elaborar um planejamento que leve em consideração: o volume de incentivo que se pretende atingir; determinar as condições de participação dos grupos (consumidores, varejo e equipe de vendas); delimitar o período da promoção, já que os estudiosos afirmam que as promoções devem ser de curto prazo para não caírem no descrédito; estipular qual o veículo de comunicação; estabelecer o tempo da promoção considerando datas entre os departamentos; determinar o custo total da promoção; realização de um pré-teste pedindo aos clientes que avaliem as ofertas; implementação e controle do programa; avaliação constante dos resultados.

Sabendo de tudo isso, como profissional de marketing, para conquistar mais clientes, investiria no pacote "faça 6, pague 5" onde o cliente fecha um pacote de 6 meses, mas paga somente 5. Esse tipo de promoção traria satisfação para o cliente. Além disso, ofereceria a novos clientes uma aula grátis para que ele pudesse conhecer a metodologia empregada pela academia. Após somar 12 meses de academia sem atraso o cliente poderia também ganhar como brinde um mês extra. Poderiam também receber adesivos bastante criativos para serem colocados no carro ou bonecos com o nome da academia para serem expostos no carro, visto que como a academia atende a um público de um poder aquisitivo mais alto e que não dispõe de tempo, a maioria se locomove de carro.

Por outro lado, apesar do dono da empresa não concordar, é interessante abrir horários específicos também somente para homens e somente para adolescentes, pois enquanto as mulheres fazem a atividade física eles também estarão fazendo.

E pensando no bem-estar do casal, seria interessante, já que a proposta da academia é aliar bem estar à saúde abrir o mercado para outros públicos que também têm o mesmo interesse e transformar a Curves em um espaço em que a família possa estar fazendo atividades comuns, pois após as atividades a família pode começar a almoçar unida antes de o marido e a esposa seguirem para o trabalho. A cliente poderia levar seus filhos à academia, onde eles teriam uma turma somente de adolescentes e onde os filhos, por sua vez, ficariam também mais próximos dos pais.

2- SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Para Kotler e Keller apud Marques (2009, p.131), "segmento de mercado consiste em um grande grupo de compradores potenciais que é identificado a partir de suas preferências, necessidades e desejos, percepções de valores, poder de compra, localização geográfica, atitudes e hábitos de compra para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica."

E essa é a segmentação na qual se encaixa a academia Curves, pois ela está voltada para o público feminino, ou seja, as mulheres são consideradas o mercado porque são consumidoras potenciais e com o modernismo têm se destacado. As mulheres atualmente trabalham fora, tem renda e buscam por qualidade de vida. Somente no "Brasil, elas são responsáveis por 94% das compras de mobiliário doméstico, 45% dos carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde" (SANDE, 2007, p.5) o que demonstra o seu potencial no mercado.

Apesar dessa constatação é preciso cautela ao se segmentar um mercado para que não ocorra a microssegmentação, pois de acordo com Hooley, Saunders e Piercy "quando há diferenças entre as necessidades ou os desejos dos clientes ou entre suas atitudes e predisposições com relação às ofertas disponíveis no mercado - quer essas diferenças ocorram entre grupos ou indivíduos de um mercado - existem oportunidades para segmentar esse mercado, isto é, para subdividir o mercado maior em grupos menores (segmentos) que se tornam mercados-alvo" (MARQUES, 2009, p.133) e isso poderia delimitar consideravelmente o público alvo, como ocorre com a academia Curves. Ao voltar o segmento somente para mulheres ela deixa de atingir adolescentes e homens que também têm as mesmas necessidades que as mulheres, ou seja, nesse grupo também há as pessoas que também buscam saúde e bem estar e não estarão satisfeitos com o produto oferecido em academias comuns.

Portanto, se por acaso fosse contratado para elaborar duas ações para fazer com que os clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com