TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING Da Academia

Pesquisas Acadêmicas: MARKETING Da Academia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 9

▪ Intagilibilidade – Existe uma dificuldade de avaliação da qualidade dos resultados, pois nem sempre os clientes irão compreender quais os reais benefícios de uma aula de pilates com bola ou de uma aula de yoga, por exemplo. Esta característica também considera a influencia dos instrutores na reputação da empresa.

▪ Inseparabilidade – O serviço da academia requer a presença de instrutores, o cliente esta muito próximo do prestador de serviço, sendo que a colaboração do cliente é essencial a qualidade do serviço, pois se o cliente não realizar a atividade de GAP (glúteos, abdômen e pernas), conforme a orientação dos instrutores, dificilmente conseguirá atingir os resultados que esta atividade pode proporcionar.

▪ Variabilidade – É uma característica presente, pois a academia oferece atividades em horários e dias diferenciados. O estilo de vida, estados de humor e clima influenciam no resultado. Aulas com personal trainer é uma das formas de se confirmar a variabilidade com flexibilidade de horários e local.

▪ Perecibilidade – Risco de ociosidade dos sistemas da academia, equipamentos e não atualização de novos exercícios. Como diferencias a academia implementou aulas de dança e power mix, avaliação física e nutricional também entraram como diferenciais e atualização da academia. O aproveitamento da demanda no momento certo também é uma característica da perecibilidade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Uma das características da segunda metade do século XX é a questão da explosão demográfica, associada à vinda das pessoas dos campos, para os grandes centros urbanos. No Brasil, a consolidação e o incremento da política de industrialização ocorrido na década de 50 acarretaram transformações radicais na forma e no nível de vida do povo brasileiro.

O desenvolvimento industrial e tecnológico diminuiu sensivelmente a carga de atividade física necessária para a realização do trabalho, com a desordenada ocupação de espaços nos centros urbanos, reduziu-se também a disponibilidade de locais adequados para a prática de diferentes atividades físicas, lembrando que com o aumento da violência urbana, as pessoas não sentem segurança em realizar essas atividades em qualquer lugar. Buscando solucionar esse problema o homem cria mecanismos e locais para atender a essa necessidade de movimento nos centros urbanos: as academias de ginástica.

Na década de 80 o exercício físico, praticado como uma atividade regular teve seu reconhecimento como benefício para a saúde. Esse fato exigiu dos professores de Educação Física uma reformulação na prática profissional, considerando o relacionamento da prática de exercícios com a saúde.

2 DESENVOLVIMENTO

A academia via forma surgiu de uma ideia antiga do médico Ronaldo oncologista querer abrir alguma coisa fora da área médica, porém que tivesse alguma relação com saúde. Dentre raras folgas e várias pesquisas na internet, eis que em uma ligação apareceu à oportunidade de abrir uma academia e ajudar seu irmão formado em educação física.

Após semanas seguintes com uma ideia mais elaborada o médico compartilha com um colega de sua equipe de trabalho Luciano e então o convida para se tornar sócio. Os dois resolvem procurar um terceiro sócio, então Luciano convida um amigo de infância Márcio que aceita o desafio, completando assim a sociedade.

Primeiramente definiram o público alvo, pessoas pertencentes às classes A e B e buscaram um local adequado, uma casa localizada num bairro com a melhor renda média por domicílio, após contrataram arquitetos para começar a realizar a reforma na casa alugada, logo iniciaram a pesquisa para os materiais para a montagem da academia. Começou a aparecer os primeiros problemas, tempo de obra e despesas acima da provisão inicial, nome para a academia, formatação da grade de horários, preço da mensalidade entre outros.

Em 13 de outubro de 2003 a porta se abre ao público, com uma sala de musculação, uma sala de ginástica com aulas de dança, alongamentos e yoga, uma sala para aula de bike indoor, com o valor da mensalidade em torno de R$120,00 reais, logo os sócios começam a receber outros tipos de propostas e Ronaldo começa a ficar só, contrata uma empresa para repensar e resolver a parte de marketing e outra para uma pesquisa de satisfação dos clientes.

Ronaldo decide estudar pós em marketing para se aperfeiçoar e na sala de aula conhece sua esposa Andrea futura sócia administrativa da academia, logo encontraram um conhecido chamado Zico era professor, a equipe novamente estava formada, iniciou o processo de setorizar a academia por marketing, financeiro, administrativo e padronizar por marcas, cores e uniformes. Sempre atentos ao que o mercado estava fazendo para poderem fazer diferente, a preocupação na limpeza, que antes era terceirizada, o cheiro bom, pois normalmente em academias tem um odor muito forte de suor para isso ele propôs um borifador de ambientes com essência.

Ronaldo está ciente que a academia de ginástica é um ramo de crescimento, mas com muita competição e diferencial no atendimento, existe uma preocupação em disponibilizar um espaço onde as pessoas possam fazer seus exercícios com o melhor bem-estar possível, fazendo amizades e trazendo a família e seus amigos. Atualmente a academia atingiu o topo, tem uma média de 380 alunos e uma mensalidade de R$160,00 reais, o público é 70% feminino, o maior pico é a segunda e terça-feira em horários diferenciados com média de 120 alunos.

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Retenção e fidelização, a satisfação para com o cliente, é a sensação do prazer obtida em função de expectativas e desempenhos percebidos, necessário prometer o que ofereceu e depois oferecer mais do que prometeu, cliente satisfeito volta sempre e ainda conta para os outros que foi bem recepcionado, nenhum cliente é fiel para sempre, a fidelidade para a empresa é financeira já para as pessoas é emocional, cliente fiel tende a consumir mais, reclama, se acha dono da empresa, acredita na marca, para fidelizar é necessário aumentar a taxa de retenção dos clientes, aumentando o valor dos negócios, resumindo é o cliente mais tempo na academia e gastando mais.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com