TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DIGITAL

Dissertações: MARKETING DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

MARKETING DIGITAL

Sumário

1. Introdução 3

2. Sites 4

3. E-mail Marketing 5

4. Celular (Mobile Marketing) 6

5. Redes Sociais 6

6. Comunidades e Fóruns on-line 7

7. Como aplicar Marketing Digital em uma empresa...............................................................8

8. Como marketing digital funciona na prática de uma empresa - Empresa: Folha de São Paulo

1. Introdução

No século XX, provedores de conteúdo, jornais, revistas, rádio e a televisão, criaram um enorme mercado baseado na produção de textos, áudio e vídeo, fazendo que o mundo ficasse mais informado. No final do século XX surgiu a internet e com isso, veículos tradicionais entraram na era digital provendo conteúdo em sites segundo o modelo tradicional de publicidade ligada a conteúdo.

A mídia interativa atraiu novos “players” oferecendo novos serviços on-line como programas de mensagem instantânea, serviços de busca, comparadores de preço, e e-mail, o que atraiu milhões de pessoas e anunciantes. Com isso, as pessoas começaram a se comunicar com uma velocidade incrível, atingindo escalas inimagináveis.

O consumidor começou a criar conteúdo que será lido por outros consumidores. Os blogs, que geram milhões de paginas de conteúdo sobre todos os temas e a enciclopédia livre são exemplos. Além disso, os jornalistas começam a disseminar conteúdo sem precisar dos veículos tradicionais.

Começas a surgir os sites de downloads de áudio, vídeos e imagens, o que fazendo explodir o conteúdo digital disponível. Blogger, Wikipédia, Flicker e You Tube se tornaram campeões de audiência, juntos com Orkut, LinkedIn, MySpace, Facebook e outros serviços de redes sociais que fizeram os consumidores se organizarem em comunidades sobre diversos temas.

Essas redes sociais passaram a oferecer publicidade segmentada por dados demográficos, útil aos consumidores. Além dos dados, os consumidores podem ter todas as informações e opiniões dos produtos, lojas e serviços.

Smartphones possibilitam acesso à internet sem fio a milhões de consumidores. Serviços e conteúdo on-line alimentam a audiência exponencialmente conectando ainda mais as pessoas. Novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de E-BOOKS, com capacidade de armazenamento de milhares de livros, revistas e jornais.

Cria-se um novo padrão de telefonia com um custo fixo mensal e quantidades de ligações e mensagens ilimitadas através de aplicativos como Skype e Whatsapp. Consumidores passam mais tempo conectados esses dispositivos do que ligados a televisores ou lendo jornais e revistas.

A internet está modificando o Marketing. Ainda não se entendeu o que está acontecendo de fato, mas a internet está transformando hábitos, culturas e a forma de se pensar em marketing.

2. Sites

Com os novos avanços tecnológicos e internet, o comercio eletrônico cresce com uma velocidade muito rápida. Hoje, muitas empresas, trabalham com sites de venda, utilizando a tecnologia como um facilitador de seus negócios. É através do e-commerce que as empresas realizam atividades econômicas que envolvem todas as transações comerciais como compra, venda e pagamentos.

Os 7 “Cs” é uma ferramenta que tem com um objetivo oferecer a melhor experiência digital para o cliente. Elas fornecem as ferramentas necessárias para o êxito no mercado virtual, porem, dependendo da empresa, não são necessários todos os “Cs”, isso depende da empresa e o seu estagio de relacionamento com o cliente.

Os 7 Cs de Rayport e Jaworski

• Contexto: Layout e Design;

• Conteúdo: Texto, imagem, som e vídeo;

• Comunidade: Comunicação entre os usuários;

• Customização: Adaptação aos usuários e dos usuários personaliza-los;

• Comunicação: Entre o site e o usuário;

• Conexão: Nível de conectividade, links

• Comércio: Capacidade de realizar transações

3. E-mail Marketing

São ações realizadas diretamente para aqueles que possuem cadastro virtual nas empresas. É uma forma de contato genérico que a empresa faz por meio do correio eletrônico.

O objetivo em geral é avisar sobre algo importante ou promoções por um curto espaço de tempo, é estreitar os laços de relacionamento com o cliente. A adoção dessa ferramenta é recomendada para empresas de qualquer porte, porem, é ideal contar com ajuda de uma empresa especializada que fara os disparos e fará o controle do retorno.

O e-mail marketing é útil para mensagens personalizadas, fazer ofertas cruzadas, realizar envio em épocas oportunas, envio a clientes cadastrados e segmentados. Esse tipo de envio é interessante para personalizar o conteúdo e combinar o envio com outros tipos de mídias sociais

Há algumas dicas que ajudam na criação e êxito do e-mail marketing.

• Objetivo do E-mail Marketing;

• Lista dos clientes;

• Conteúdo relevante;

• Segmentação do Publico que deseja atingir

• Design das mensagens

• Acompanhamento de feedback dos clientes

• Análises dos disparos

• Base de dados atualizada

• Diálogo ativo

• Testes de modelos

4. Celular (Mobile Marketing)

São propagandas, serviços e relacionamento com o consumidor que utilizam o telefone celular como canal de comunicação. O mobile marketing é ainda pouco explorado, a maioria dos contatos feitos por esse meio se restringem a mensagens das operadoras.

O conceito de aplicar marketing nessa plataforma é a ubiquidade, ou seja, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com