TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA INTERATIVA: Projeto de Intervenção

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

MATEMÁTICA INTERATIVA: projeto de intervenção

Vanessa Amélia da Silva Rocha1*, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima2, Renata Ferreira de Souza3, Roseli Araujo Barros4, Renata da Silva Matos5.

1*Acadêmica do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, Pesquisadora (PG) e Estudante (IC). vanessa-amelia-silva@hotmail.com 2Acadêmica do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, Pesquisadora (PG). 3Acadêmica do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, Pesquisadora (PG). 4Docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, Pesquisadora (PG). 5Docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara, Pesquisadora (PG).

Resumo: O presente trabalho é reflexo do projeto de intervenção desenvolvido em um colégio público, localizado na cidade de Jussara, a noroeste do estado de Goiás, sendo esta instituição concedente do Estágio Curricular Supervisionado II. O projeto consistiu em trabalhar conteúdos matemáticos como geometria e álgebra de maneira interativa, por meio de jogos e brincadeiras, visto que acreditamos que essa metodologia lúdica pode favorecer o ensino e a aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento ocorreu nas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental, foi elaborado e aplicado pelas três acadêmicas do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Jussara. O objetivo deste foi além do cumprimento das finalidades da bolsa concebida as autoras, agregar o envolvimento da instituição de Ensino Superior a Educação Básica, contribuir com o processo formativo dos futuros professores durante o desenvolvimento da práxis e o ensino e aprendizagem dos alunos. A avaliação desse projeto ocorreu por intermédio da aplicação de questionários aplicados ao fim das atividades.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Ensino. Aprendizagem.

Introdução

O presente projeto de intervenção teve como objetivo, para além do cumprimento das finalidades da bolsa Pró-Licenciatura, financiada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Jussara. Mas, também de oportunizar o envolvimento da Universidade com a Educação Básica, contribuindo com o processo formativo dos acadêmicos durante o desenvolvimento da práxis, e ensino aprendizagem dos alunos do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) - Unidade Maria Tereza Garcia Neta Bento, que se localiza no interior do mesmo estado, sendo está a instituição concedente do Estágio Supervisionado II. Para o desenvolvimento do projeto optamos por desenvolvê-lo em turmas de oitavo ano, de ambos os turnos, matutino e vespertino. O conteúdo proposto para a oficina foi pensado por meio da observação de que os alunos demonstram dificuldades em realizar operações com polinômios, expressões matemáticas e visualização de problemas geométricos.

Assim, pretendendo utilizar de metodologias lúdicas que contribuem para o processo ensino e aprendizagem, conforme as discussões de Berton e Itacarambi (2008), Grando (2004), Muniz (2010), Alves (2012) e outros. Apresentamos a ludicidade como metodologia para atender as demandas educacionais e possibilitar o desenvolvimento das atividades sugeridas, pois ela pode propiciar a interação dos alunos com o conteúdo e favorecer a formação autônoma do conhecimento. O termo ludicidade pode ser definido como brincadeira e jogo. Para Oliveira (2012, p.17), toda atividade prazerosa que participamos pode ser considerada uma atividade lúdica, dançar, ouvir músicas, assistir filmes, sair com os amigos, entre outros. Caracterizado por diversas formas, conforme sociedade e época a ludicidade é uma ferramenta que pôde auxiliar os professores a diversificar as metodologias e promover uma interação entre os alunos e os conteúdos abordados. A análise de Vigotski (1998), sobre o desenvolvimento social da mente, revela a importância do brinquedo e da brincadeira para a solidificação do conhecimento: “no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer” (p.130) e, por intermédio desse processo, os alunos puderam ser conduzidos a participar das atividades propostas.

Material e Métodos

O desenvolvimento do projeto de intervenção aconteceu no CPMG, nas turmas de oitavo ano, de ambos os turnos, matutino e vespertino, com o tema álgebra e geometria. O objetivo deste foi de propiciar o envolvimento da Universidade com a Educação Básica, contribuindo com a ação formativa dos acadêmicos no desenvolvimento da práxis e, ainda, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da referida escola. Dentre os objetivos específicos destacamos: oportunizar atividades extensionistas; possibilitar o enriquecimento da formação acadêmica; contribuir para a formação significativa dos alunos do CPMG; cumprir com as finalidades da bolsa Pró-Licenciatura, concedida pela UEG. A oficina foi aplicada na última semana do mês de junho, por esse motivo somente os alunos que precisavam entregar ou realizar alguma atividade extra, estavam presentes. Em cada período há duas turmas de oitavo ano, como a

quantidade de alunos presentes, não ultrapassavam 20 (vinte), reunimos as turmas em uma só classe. No primeiro momento, sugerimos o estudo em sala, de operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com a utilização de jogos educativos defendidos por Kishimoto (2003), ao assegurar que o ato de “brincar e jogar é dotado de natureza livre típica de uns processos educativos. Como reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar” (p. 37). Deste modo, os jogos quando bem pensados e elaborados podem contribuir para aprendizagem de conceitos matemáticos. Os jogos utilizados também englobavam o conceito de área de figuras planas (quadrados, retângulos, hexágonos).

Em seguida, realizamos uma brincadeira denominada “Jogo do repolho”. Esta designação se deve pela confecção de uma bola através da junção de folhas de papel, semelhante a hortaliça consumida, geralmente, em saladas. As folhas continham perguntas como: qual é a diferença de círculo e circunferência?;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com