TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA NAS EMPRESAS - UNOPAR PRIMEIRO SEMESTRE

Casos: MATEMÁTICA NAS EMPRESAS - UNOPAR PRIMEIRO SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Com este Portifólio pretendo mostrar fatos que ocorrem nas organizações empresariais e também entre as pessoas físicas. Fatos estes que identificam as diversidades impregnadas de complexidade e desafios cotidianos que acontecem dentro das empresas e na vida das pessoas.

Mostra a importância da matemática no auxilio das atividades práticas nas empresas e na vida cotidiana como uma área indispensável para o desenvolvimento dos investimentos aplicados, visto que os números mostram todas as situações vividas dentro e fora das organizações sejam elas particulares ou sociais.

Sobre os fatores ambientais das empresas, como elas podem sobreviver no mercado de trabalho que pressiona o tempo todo exigindo cada vez mais qualidade de produtos e serviços. Como o gestor pode fazer um planejamento estratégico para melhorar seus resultados, contornar e evitar problemas, já que a complexidade de multinegócios e multiprodutos exige dele um estrategista, ao mesmo tempo planejando e decidindo.

Mostra a vida em sociedade, como uma pessoa pode existir juridicamente no mundo empresarial, quem pode exercer esse direito e como pode ser adquirido.

A importância da contabilidade nas empresas para aplicações empresariais e para ter o controle patrimonial, aja vista que os empresários precisam saber o que está gastando e o que está ganhando.

Cada capítulo deste Portifólio apresenta informações técnicas, ferramentas e orientações para o melhor desempenho dentro das empresas. Com as informações adquiridas podem-se traçar mecanismos em direção ao tão ambicionado sucesso.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Desde a antiguidade a matemática esteve presente na vida de todas as pessoas sejam elas físicas ou jurídicas. Qualquer pessoa precisa utilizar os números para suprir seus anseios e necessidades. É uma área fundamental para o trabalho de contagem nas empresas, visto que os números evidenciam os ganhos ou perdas acumuladas para que o empresário esteja atento ao que acontece na sua empresa.

As pessoas físicas utilizam a matemática para tudo em suas vidas, como o custo de um produto de um dia para outro, o quanto ele aumentou ou diminuiu de preço. Podem saber o valor de um bem depois de algum tempo. Sabem que a conta mensal da luz depende do consumo. O quanto podem gastar para não ultrapassar o valor do salário. Tudo isso citado e em várias outras situações precisa que seja utilizado os cálculos matemáticos.

A matemática tem um papel muito importante dentro das empresas, é com os números que o contador faz todos os levantamentos de investimentos e despesas de direitos e obrigações dentro da empresa. Avalia os rendimentos adquiridos e perdidos para saber o que a empresa está lucrando. Avalia o grau de satisfação no mercado de trabalho. Faz possíveis previsões quanto ao crescimento na empresa, comparando metas e fazendo ações para uma movimentação mais acelerada visando o lucro. Utiliza-se de cálculos de porcentagem em relação a índices de aumento nas aplicações financeiras, em pesquisas com relação ao crescimento da empresa dentro de um prazo estabelecido ou varias outras pesquisas para demonstrações de desenvolvimento.

Por tanto, a matemática é de suma importância para as empresas, seja ela nas análises de mercado, na conferência contábil, na resolução de problemas, nas estratégias de produção, no gerenciamento do capital e no planejamento da empresa, ou seja, ela demonstra fatos quantitativos e qualificativos.

2.2- FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

As organizações em geral estão cada vez mais sendo influenciadas por vários outros ambientes. Esses ambientes interferem nessas organizações na forma como ela atende as necessidades do mercado que está cada vez mais competitivo e exigente.

Nos dias de hoje o que se procura num mundo competitivo é a diferenciação, se uma empresa possui um diferenciador em relação às outras essas sobreviverá no mercado. Por tanto o administrador deve ter uma visão mercadológica de seu trabalho, pois no mercado atual o desenvolvimento e a agilidade da concorrência exigem produtos e serviços mais amplos. Máquinas e equipamentos sofisticados e além do mais, mão de obra qualificada.

Para tanto, os recursos humanos torna-se prioritários em relação à administração do capital ou a recursos empresariais como máquinas, instalações, clientes, etc. as empresas bem sucedidas procuram qualificar seus funcionários oferecendo-lhes cursos e dando-lhes oportunidades de estudos.

O sucesso de uma organização depende muito de como o gestor irá fazer seu planejamento de ações, para saber aonde a empresa que chegar, como, quando e quanto irá gastar. Tudo isso adaptado ao ambiente, pois o planejamento é flexível, se uma ação não deu certo tenta-se outras ações.

Além de planejar deve dirigir as ações através de estratégias para atingir seus objetivos previamente definidos e controlar toda a atividade da organização. A qualidade e a eficiência são características importantes num planejamento e a capacidade inovadora do gestor deve buscar novas soluções que satisfaçam o sucesso da empresa. Porém, os gestores devem ter cuidado em não estarem focados em suas próprias ações e esquecendo da concorrência que exige decisões rápidas e até sem planejamento. Em geral, é tentar prever o futuro, para que a estrutura da empresa não seja surpreendida por algum fator externo.

2.3 - ASPECTOS JURÍDICOS DOS EMPRESÁRIOS

Para que uma empresa possa existir ele precisa submeter-se ás leis do país, isso implica dizer que deve ser registrada nos modos da lei tornando-se capaz de direitos e obrigações.

A pessoa jurídica possui personalidade, patrimônio e vida próprios, não pode ter atividades ilícitas ou diversas em seu ato constitutivo.

Todo o ser humano possui a capacidade de direitos que é própria de todas as pessoas, mas nem todos possuem a capacidade de ação, ou seja, de atos da vida civil, como por exemplo, os recém-nascidos que possuem somente direitos. No caso do direito de herança eles possuem sim, só que não podem exercer esse direito, eles precisam ser representados pelos pais ou por pessoas da família.

Também os menores de idade não podem exercer a capacidade de ação, a maioridade civil ocorre aos 18 anos quando o filho perde a dependência dos pais. Nos casos de emancipação, ou seja, quando a pessoa torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com