TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. de Empresas 7º Semestre

Por:   •  4/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 gestão de projetos. 5

2.2 administração da produção e logística 6

2.3 empreendedorismo e plano de negócios 10

3 considerações finais 14

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 INTRODUÇÃO

Vamos explorar as disciplinas abordadas no semestre, Gestão de projetos, Administração da produção e logística e Empreendedorismo e Plano de Negócios, destacando pontos importantes e detalhando os assuntos propostos pelos professores.

O importante é entender que cada assunto aqui apresentado, são partes de uma engrenagem, onde a ausência de apenas uma delas trará consequências que determinaram o sucesso ou não das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 gestão de projetos.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI – Project Management Institute). Fundada desde 1969 nos Estados Unidos, o PMI é uma associação profissional mundialmente difundida, uma das principais iniciativas foi a difusão do Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK – Project Management Body of Knowledge).

O Guia PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Estes conhecimentos estão categorizados em áreas onde trabalharemos quatros delas: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes interessadas.

Riscos

Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como a resposta será planejada e como risco será planejado, criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criticidade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os riscos com novos riscos sendo identificada, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos, etc.

Escopo

Esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. É uma forma documentada de organização do projeto a ser desenvolvido, é também um direcionador de tudo o que será desenvolvido. O escopo é o maior documento de todo o projeto, é uma das fases mais importantes do gerenciamento do projeto pois, sem ela, o gerente não terá condições de gerenciar as mudanças que possam aconteça durante a execução do projeto.

Fornecedores ou Aquisições

Esta área descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as resposta dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e por último formalizar a finalização do contrato.

Partes interessadas

As partes interessadas (também chamados pelo termo inglês, stakeholders) são todas as pessoas e organizações envolvidas no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela realização ou pelos resultados do projeto. As partes interessadas também podem exercer influência sobre o projeto e sobre os membros da equipe do projeto. Desde a iniciação do projeto, a equipe de gerenciamento precisa identificar as partes interessadas internas e externas. Ao longo do planejamento e da execução do projeto, o gerente do projeto e sua equipe devem gerenciar as diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas, bem como a influência destas no projeto, para garantir um resultado bem sucedido.

2.2 administração da produção e logística

Segundo Slack 1999, a produção é a área responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (matérias-primas, informações, consumidores, etc.) através de um sistema lógico, criado racionalmente para realizar essa transformação. Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços, porém, são os processos de transformação que podem ser de diferentes tipos.

1. Projeto de rede de operações produtivas.

Para serem bem sucedidas na competição global, às empresas precisam ter a necessidade de modelos empresariais mais dinâmicos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos surge assim, como uma possibilidade de diferencial estratégico, e passa a ser encarado como uma das mais poderosas ferramentas para garantir a competitividade e a própria sobrevivência empresarial. Podemos dizer ainda que na busca dessa otimização global (ou sistêmica) dentro de uma rede de suprimentos ao invés de otimizações isoladas, a compreensão de como um determinado setor se comporta em termos de integração e estrutura de produto adquire extrema importância, antecipando-se às mudanças que poderão levar a empresa à tempos difíceis e posteriores fracassos, ou alavancar o seu crescimento de forma rápida e segura.

2. Planejamento e Controle da Capacidade de Produção.

Os objetivos do planejamento e controle da capacidade é o equilíbrio entre a demanda e a capacidade, já que um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos e o desequilíbrio pode gerar custos, perda de receita, financiamento para capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com