TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E SÉRIE INICIAL

Projeto de pesquisa: MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E SÉRIE INICIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

ENSINO DA MATEMÁTICA:

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

Joelma Gomes dos Santos

Maria Helena Cotrim

Profº MsC. Gilmar Dias

Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

Curso de Licenciatura em Pedagogia

RESUMO

Esse artigo trata do Ensino da Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais. Aborda as questões relacionadas à forma como é visto as vantagens que a mesma pode oferecer a formação cidadã que o mesmo oferece quando transmitido de forma qualificada, problemas relacionados à sua aceitação, o cuidado e observação que o educador deve ter quanto à visão de possibilidades de inserção de temas relacionados à matéria encima principalmente quando se fala em experiências que os alunos adquirem fora da sala de aula (experiências de vida). Enfim, relata sua importância no currículo escolar e como é fundamental na vida dos seres humanos e da sociedade.

Palavras-Chave: Ensino da matemática; Séries Iniciais; Aprendizagem; Método.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade onde o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, à procura de mão de obra qualificada e capacitada. É ai que a escola entra em destaque desempenhando o seu papel de instituição responsável pela transmissão de conhecimentos. O ensino da matemática, matéria pertencente a grade de disciplinas da escola e o tema a ser tratado por esta pesquisa.

Este artigo busca descrever de maneira objetiva como o ensino da matemática, presente no currículo escolar, porém muitas vezes, trabalhado de maneira errônea, pode ajudar na formação do cidadão que busca a aquisição de conhecimentos e preparar-se para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

O problema que esse trabalho se debruçará é o desafio que educadores têm de tornar possível uma aprendizagem de qualidade, usando as experiências que os alunos possuem, já na educação infantil e séries iniciais, uma vez que estes são os anos que embasam os vindouros e em alguns casos, são os únicos aos quais alguns alunos são mantidos por variadas razões onde as vezes acabam se evadindo da escola.

O referido trabalho de pesquisa abordará assuntos relativos ao ensino da matemática, envolvendo questões escolares e sociais, elementos facilitadores para novas metodologias de ensino e propostas para melhoria do ensino do mesmo.

1 ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

O fato do uso da matemática ser de grande valia e porque não dizer, indispensável justifica a importância de seu ensino e inclusão no currículo escolar.

[...] a educação matemática não depende de revisões de conteúdos, mas da dinamização da própria Matemática, procurando levar novas práticas à geração de conhecimento. Tampouco depende de uma metodologia “mágica”. Depende essencialmente de o professor assumir sua nova posição, reconhecer que ele é companheiro de sus estudantes na busca de conhecimento, e que a matemática é parte integrante desse conhecimento. Um conhecimento que dia a dia se renova e se enriquece pela aparência vivida por todos os indivíduos deste planeta. (D’ARBROSIO, 1993, p.14).

Portanto, pensando no ensinar matemática, é preciso conhecer o conteúdo histórico no qual o conhecimento foi construído e o que levou a sociedade a tal construção, utilização e ampliação nos variados contextos sociais e cultuais.

Ensinar matemática, ao contrário do que muitos pensam, se tratar de uma linguagem simbólica, cheia de fórmulas sem sentido, pouco significativas, pensando de maneira errônea, que aprendê-la é apenas desenvolver o hábito da repetição e memorização, vai além de tudo isso, pois a mesma contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, por ser uma área do conhecimento que trabalha com a abstração, a simbologia, a organização do pensamento, exercita a argumentação e a análise entre outros.

[...] a educação matemática é um campo do conhecimento que estabelece relações com as outras áreas do conhecimento, como a sociologia, a psicologia, a pedagogia, a lingüística, a história, a epistemologia da ciência, além da matemática, é claro. A educação matemática é a área que dialoga com várias disciplinas, apresentando características interdisciplinares, cujo centro é a matemática (MACCARINI, 2010, p.19).

Desse modo o profissional que atua na educação infantil e séries iniciais, deve se valer dos mais variados artifícios para uma melhor aprendizagem, como valorização de noções matemáticas presentes no cotidiano do aluno, reconhecimento e valorização dos números entre outros. Convém ressaltar ainda que, na educação matemática, o profissional atuante na área, deve preocupar-se com o não esvaziamento do conhecimento matemático, o que significa dizer que não se pode trabalhar os conteúdos de forma superficial.

A criança gosta de movimentar-se, conversar, perguntar, rabiscar, brincar, colorir, cantar, jogar e, principalmente, agir. No ensino desta matéria, todas essas ações que as crianças adoram, tornam-se chances estupendas de aprendizagem. Pois, além de satisfação e alegria é necessário compreender que a criança tem que se formar para enfrentar o mundo a sua frente.

2 POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA

Segundo Carvalho (2009, p.20):

Discutiremos inicialmente objetivos ditos “internos” à Matemática, ou seja, referentes à aprendizagem da Matemática na sequência da vida escolar, ou outras séries do 1º grau, do 2º e mesmo 3º grau. Se considerarmos que o conhecimento deve ser construído, que a linguagem matemática deve ser adquirida pelo auno, levando-o a incorporar os significados que as atividades de manipulação de material didático ou de vivência diária assumem, então, quanto antes iniciarmos essa construção, mais tempo teremos para enriquecer os temas abordados, tornando-os mais abrangentes e complexos, possibilitando, talvez, que o processo de aquisição do conhecimento matemático não se interrompa tão prematuramente como em geral acontece.

Assim, vale ressaltar que o ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com