TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAS DE CONSTRUÇÃO

Casos: MATERIAS DE CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 14

MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES I

Brasília, 20 de junho de 2013.

ALUNOS

DEFINIÇÕES

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

Histórico

5000 anos, uns mercadores fenícios terão desembarcado nas margens do rio Belo, na Síria. Estes mercadores, para cozeram os alimentos, terão recorrido a folhas de uma planta existente no local (a planta Kali), para fazerem uma fogueira na areia. Segundo esta lenda, a cinza destas folhas terá fornecido o carbonato de sódio, que misturado com as areias originou um líquido transparente, que quando frio, adquiriu um aspecto duro e liso, semelhante a uma pedra preciosa - o vidro.

É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (>2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira A arte de fabricar o vidro é muito antiga, ignorando-se a forma como surgiu. Uma das histórias conhecidas sobre a descoberta do vidro, relata que, há uns não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.A arte de fabricar o vidro terá surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila, escritas em alfabeto cuneiforme[1], datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registadas instruções relativamente ao fabrico do vidro , levaram os historiadores a pensar que estas instruções terão sido copiadas ao longo de séculos.

Também os egípcios conheciam a técnica de fabrico do vidro (1400 anos a.C.) pois existem, para além de objectos de vidro, algumas gravuras datadas dessa época, que representam o processo de fabrico de vidro

Aproximadamente um século d.C., a descoberta de uma cana de vidreiro, demonstra que esta técnica é muito antiga, permitindo a produção de materiais de vidro com as mais variadas formas.

Técnica do vidro soprado

Mais recentemente, no século 17 e 18, deu-se a industrialização do fabrico do vidro, começando-se a produzir vidro plano, tendo este entrado no mercado da construção civil e decoração de interiores. A partir de 1920, as técnicas de fabrico de vidro sofreram grande evolução, de tal forma, que actualmente, o vidro constitui a matéria prima de vários utensílios domésticos, de materiais laboratoriais, médicos e industriais.

São características do vidro:

o Transparente

o Duro

o Impermeável

o Isolante térmico

o Baixo nível de condutividade térmica

o Reciclável

o Recurso abundante na natureza

OS PROCESSO DE PRODUÇÃO DO VIDRO

Estágio 1 : Forno de Fusão

A mistura de areia com os demais componentes do vidro é dirigida até o forno de fusão através de correias transportadoras. Com temperatura de até 1.600ºC, a composição é fundida, afinada e

condidionada termicamente, transformando-se numa massa pronta para ser conformada numa folha contínua.

Estágio 2 : Banho Float

A massa é derramada em uma piscina de estanho líquido, em um processo contínuo chamado "Float Bath"( Banho Float). Devido à diferenças de densidade entre os materiais, o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duas superfícies.

Essa é a condição para que a qualidade óptica superior do vidro float seja atingida. A partir desse ponto é determinada a espessura do vidro, através da ação do top roller e da velocidade da linha. Quanto maior a velocidade da linha, menor a espessura resultante.

Estágio 3: Galeria de recozimento

Perfil de tensões do vidro observado na Galeria de Recozimento

Em seguida, a folha de vidro entra na galeria de recozimento, onde será resfriada controlada mente até aproximadamente 120ºC e, então, preparada para o corte.

Estágio 4: Inspeção automática

Antes de ser recortada, a folha de vidro é inspecionado por um equipamento chamado "scanner", que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. Caso haja algum defeito decorrente da produção do vidro, ele será automaticamente refugado e posteriormente reciclado.

Estágios 5, 6 e 7 : Recorte, empilhamento e armazenagem

O recorte é realizado em processo automático e em dimensões pré-programadas. As chapas de vidro são empilhadas automaticamente e pacotes prontos para serem expedidos e armazenado

Tipos de vidros

Vidro para embalagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com