TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA Em Gestão Estratégica De Negócios

Trabalho Universitário: MBA Em Gestão Estratégica De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera

MBA em Gestão Estratégica de Negócios/ Turma II

Desafio Profissional – Módulo B

Goiânia-Go

2012

Sumário

Sumário 2

1.INTRODUÇÃO 4

2.METODOLOGIA DE PESQUISA 4

3.REFERENCIAL TEÓRICO 4

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

É sabido que as empresas que não procuram se atualizar e conhecer o mercado onde atua estão fadadas ao fracasso. As informações sobre o mercado onde ela está inserida, sobre a concorrência e sobre as tendências de mercado podem alavancar um crescimento quando são bem feitas, ou levar a empresa a ser esquecida pelos seus clientes, devido à falta de investimento nas áreas de marketing e informação. Além de conseguir efetuar suas vendas e alcançar seu público alvo, as empresas necessitam receber feedbacks de seu cliente final a fim de identificar pontos de melhoria em seus serviços e produtos, e medir o grau de satisfação de seus consumidores.

Este trabalho tem por objetivo a resolução do Desafio Profissional proposto, onde teremos que atuar com o novo CEO e analisar os dados relatados sobre a empresa X, buscando assim soluções para sua queda de faturamento, proporcionando também um investimento em TI e recuperar a credibilidade com seus consumidores finais.

2.METODOLOGIA DE PESQUISA

O trabalho será feito com base no conteúdo teórico assimilado durante as aulas e nas palavras digitais das matérias de Gestão de Mercados e Estratégias de Marketing, Gestão de Processos e Qualidade e Gestão Estratégica da Informação.

Os cases de sucesso sobre outras marcas sugeridas, também serão utilizados no decorrer do desenvolvimento do trabalho, trazendo as experiências de sucesso de outras empresas para serem aplicados no cenário recebido, analisando os pontos relevantes a serem trabalhados na empresa X e utilizando estratégias que trouxeram sucesso em outros lugares.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

No estudo de caso apresentado inúmeros problemas foram identificados em várias áreas da organização X. Como foi falado na introdução deste mesmo trabalho, empresas que não buscam inovação e não acompanham o desenvolvimento do mercado onde ela está inserida estão condenadas ao fracasso.

Nos últimos quinze anos a empresa X apresentou uma involução de 11% de market share, mostrando uma queda significativa nos seus lucros e capital. Quando analisamos valores percebe-se uma queda de quase 50% no resultado liquido anual da empresa que caiu de 95 Milhões de dólares em 1998 para 58 Milhões em 2011.

Seguindo a tendência de queda da empresa X, seus investimentos também foram caindo, principalmente os investimentos de marketing que em 1998 eram 12% do resultadolíquido e em 2011 representa apenas 5% do resultado líquido, o que mostra uma queda significativa, visto que o marketing é uma das ferramentas mais importantes de uma organização pois segundo Kotler (2000, p.27) ´´marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca dos produtos de valor com outros``.

O índice de reclamação dos consumidores por falta de qualidade nos produtos também apresentou um crescimento de 2,4% em 98 para 4,6% em 2011, o que mostra um aumento da insatisfação do cliente.

Após estudar e analisar os dados da empresa X, podemos notar que existe uma forte tendência de queda que perdura por muitos anos, e que se continuar levará a empresa ao seu fim em algumas décadas. Algumas decisões equivocadas no passado tiveram um reflexo negativo no hoje, e estas decisões serão o ponto inicial de recuperação dessa empresa.

Segundo o relatório analisado, a empresa X tem uma grande linha de produção com muitos processos encadeados e uma cadeia de logística dos produtos acabados totalmente terceirizada, sendo que esta não apresenta nenhum controle por parte da empresa. Para que se possa entender onde estão as falhas e os erros dos produtos entregues, será iniciado na empresa o programa de Qualidade Total.

No programa de Qualidade Total, as empresas passam por mudanças no comportamento noque se refere aos novos conceitos e práticas da qualidade, havendo o comprometimento com a implantação do programa tanto da direção e de executivos quanto de todo o corpo funcional (CARMO;PONTES,1999).

Segundo o que foi estudado em Gestão de Processos e Qualidade, para que haja a implantação de um plano de Qualidade Total, é necessário um mapeamento e redesenho dos processos da organização, conhecendo e compreendendo os processos atuais, sob o ponto de vista sistêmico, descrevendo e também desenhando suas sequencias e etapas. Após entender os processos atuais, é necessário ver as oportunidades de melhoria, implementando as ferramentas e tecnologias que possam trazer solução para tais problemas, o que possibilite redesenhar os processos atuais viabilizando-os para que eles possam ser colocados em prática, atendendo assim às necessidades atuais do mercado e dos objetivos da organização, sempre com foco no cliente.

Podemos utilizar a sequencia mencionada na página 8 da matéria de qualidade, onde podemos ver: Conhecer processos atuais; Identificar oportunidades; Criar soluções; Implantar a solução; Aperfeiçoamento contínuo. Levando tais ferramentas para a empresa X iremos solucionar os problemas nos processos internos da empresa, modificando os processos falhos por novos modelos de processos voltados para a superação da satisfação do cliente. O principal problema identificadono cenário apresentado pelos relatórios da empresa X está no fato de não haver uma análise e inspeção dos produtos acabados, o que aumenta a percepção de falha por parte do cliente que recebe muitas das vezes um produto totalmente fora dos parâmetros de qualidade ideal.

A ISO ( International Organization for Standardization), que é a Organização Internacional para Normalização Técnica, define qualidade por meio da norma ISO 8402 como ´´a totalidade de propriedades e características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com