TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE

Ensaios: MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  8.993 Palavras (36 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 36

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Nos dias atuais, o conceito de desenvolvimento não comporta mais uma visão meramente produtivista, sem qualquer preocupação ou compromisso com a sustentabilidade das ações de um grupo empresarial. Isso significa que as práticas associadas ao conceito de desenvolvimento sustentável, para além de serem meras atitudes de marketing, são essenciais para que uma empresa possa angariar boa imagem mercadológica, a partir da incorporação das preocupações ambientais na sua gestão de negócios.

Dentre aquelas ações incluem-se novas preocupações e distintas orientações da produção, que visem a novos processos de transformação econômica e cultural (da empresa e das pessoas), especialmente quanto a: escolha de fornecedores, eventual uso e exploração de recursos, escolha de investimentos e de caminhos tecnológicos com compromissos socioeconômicos. Com isso, estarão dadas as possibilidades de formação de ambientes propícios para mudanças institucionais que visem uma produção comprometida com o ambiente em que está inserida e que possa suprir o mercado com produtos diferenciados e dotados de aceitabilidade. Assim, entendendo e assumindo as obrigações socioambientais da empresa e buscando minimizar os impactos causados por suas atividades, a par da utilização eficiente e sustentável dos nossos recursos, propõe-se, nesse documento, a adoção de preceitos ambientais, pelo uso eficiente de energia, da água, do solo e, fruto disso, da atmosfera. Por esse documento, pretende-se implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma indústria alimentícia, localizada no interior do estado de Minas Gerais, cuja atuação e mercado possuem características peculiares e próprias. Tal implantação irá dotar a organização de um conjunto de métodos e ações, calcadas em prazos, que auxiliem os diversos setores da empresa, a alcançar objetivos e metas ambientais, aprimorando seus processos produtivos a partir de conceitos de sustentabilidade e de redução no uso de recursos. Sabe-se do grau de dificuldade e complexidade na implementação desse sistema, o que irá exigir tempo, recursos, paciência e esforços de todos aqueles engajados nos processos produtivos da empresa, o que inclui o pessoal administrativo, técnico, operacional, passando pelas chefias e pessoal diretivo. Buscamos aprimorar e incorporar a esta empresa algumas das variáveis inseridas no contexto da gestão empresarial, convertendo necessidades de cumprimento de obrigações perante a sociedade, em ações voltadas a programas de reciclagem, descartes de insumos, medidas a reduzir energia elétrica, etc., ou seja, uma nova consciência ambiental, práticas estas que revelam um viés de administração gerencial com cunho ecológico e de responsabilidade social. Buscamos como ponto de inicio, a ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, ponto este com destaque nos debates internacionais. Entendemos que o meio ambiente da empresa é configurado por diversas formas de relacionamento, que compreende a gerência, técnicas e processo de produção, incluindo-se a relação entre mercado, clientes, fornecedores, comunidade e consumidores. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode se isolar e levar seus conceitos de maneira isolada do restante do ambiente empresarial. Dessa forma, estabelece-se uma incessante busca por melhorias internas e externas, como na produtividade, nos negócios, primando por uma qualidade contínua.

Para uma análise mercadológica e planejamento financeiro para a implantação das diversas etapas do SGA, foram coletados dados primários e gerados dados secundários que pudessem auxiliar nos processos de tomadas de decisão, visando a atingir as metas pré-estabelecidas, em prazos exeqüíveis.

Palavras-Chave: Gestão Ambiental; Indústria de Alimentos; Impactos Socioambientais

I – SUMÁRIO EXECUTIVO

1 - NOME DO NEGÓCIO:

1.1 – RAZÃO DA ESCOLHA DO NOME.

A Indústria Alimentícia Formiga Ltda. é uma empresa do ramo alimentício, cujos “carros-chefes” são a fabricação de biscoitos, sequilhos, salgados saborizados e pães de queijo congelados de preparo rápido. O empreendimento está localizado na cidade de Formiga, na região centro-oeste do estado de Minas Gerais. O nome da empresa foi escolhido em função de a proprietária ser natural da cidade e devido ao fato de que a planta industrial ter sido implantada, em anos anteriores, a partir de incentivos fornecidos pela cidade.

A sesquicentenária cidade de Formiga é nacionalmente conhecida como um pólo de preservação do patrimônio gastronômico mineiro. Dessa forma, receitas, denominações centenárias e conhecimentos culturais preservados pela história oral de seus habitantes formam um conjunto de valores reconhecidos como bens imateriais.

Dessa forma, a razão da escolha do nome da indústria pode ser explicada pela rica e diversificada tradição de Formiga com relação aos produtos gerados desses conhecimentos (chamados regionalmente de quitandas), bem como pela qualificada mão de obra associada a esses produtos, de homens e mulheres, denominados (a)s “quitandeira (o)s”. Dessa forma, presume-se que se possa agregar valor à produção desta empresa, em função da escolha de seu nome, que faz referência á sua origem.

1.2 – NOME (S) E QUALIFICAÇÃO DO(S) PROPRIETÁRIO (S):

- Naira de Mello Machado Pinheiro - Diretora Comercial.

Formada em Letras, estudante do 2º período de Recursos Humanos, experiência de 26 anos em financeiro e comercial.

- Elaine Nair Xavier – Diretora Financeira.

Formada em Gestão Financeira, estudante do 2º período de Recursos Humanos, experiência de 20 anos em financeiro e comercial.

- Maria Inez Machado - Diretora Recursos Humanos

Formada em publicidade, estudante do 2º período de Recursos Humanos, com 20 anos de experiência na área de Departamento De Pessoal.

- Maria Lucia Pereira – Diretora de produção

Formada em Matemática, estudante do 2º período de recursos Humanos, com 20 anos de experiência em gestão publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com