TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE

Trabalho Escolar: MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Ètica, Politica e Sociedade.

Orientador: Prof. Elisete Zampronio de Oliveira, Monica Maria Silva, Wilson Salvalagio, Karen Hiramatsu,Márcia Bastos.

1º Semestre

Brasileia-AC

2013

Sumário

1. Qualidade ambiental 3

2. Saneamento ambiental 4

3. Estética ambiental 5

4. Pontos para discussão 6

5. Conclusão............................................................................................................8

6. Referencias..........................................................................................................9

1. QUALIDADE AMBIENTAL

Qualidade ambiental é o estado das condições do meio ambiente, expressas em termos de indicadores ou índices relacionados com padrões de qualidade ambiental. Pode se referir á características variadas, tais como pureza ou poluição da água, e do ar, ruído, acesso aos espaços abertos, os efeitos visuais das áreas construídas, e os efeitos potenciais que tais características podem ter na saúde física e mental dos indivíduos.

. Saneamento ambiental

Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.

.Estética ambiental

A educação ambiental tem como desafios a sensibilização e o despertar da refletividade de um ser humano que precisa repensar sua relação com o ambiente e os valores que a permeiam. A necessidade estética é uma importante dimensão humana que, ao ser estimulada pela educação, pode despertar a eticidade. No presente ensaio teórico, é apresentado um caminho reflexivo que parte da busca

de similitudes nos desenvolvimentos histórico e epistemológico da educação estética e da educação ambiental.

.TRATAMENTO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS

• Resíduo – qualquer substância ou objeto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das sociedades.Diariamente, em nossas casas geramos lixo doméstico para o meio ambiente. O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal, entre outros. Algumas cidades já possuem coleta específica para o lixo orgânico e inorgânico despojado pelos lares, mas, na maioria dos casos, tratar o lixo doméstico ainda é um grande desafio.O lixo doméstico é recolhido pela empresa de limpeza pública e , quando não há a seleção e o tratamento correto, são jogados em grandes lixões para efeito de decomposição.

Os resíduos sólidos destinados à reciclagem na Central de Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais são: resíduos de cascas, a cinza da caldeira de biomassa, a lama de cal + dregs + grits e o lodo do tratamento de efluentes. Essa central foi concebida para realizar o tratamento dos materiais em pátios específicos de manipulação de cada um dos resíduos ou grupo de resíduos, articulada a um setor de beneficiamento, onde a partir dos materiais básicos possam ser obtidos novos produtos.

A partir da caracterização e avaliação do ponto de vista agronômico, os resíduos sólidos gerados são reunidos em grupos com características semelhantes do ponto de vista de composição, tratamento e destinação final.

. Valores culturais da relação homem-meio ambiente

Meio ambiente é o conjunto de fatores naturais, culturais e artificiais que integram as relações entre as pessoas e permitem o desenvolvimento equilibrado de todas as formas de vida.

Todas as pessoas, todos os dias, usufruem os bens da natureza. Durante o dia todo, quando tomam banho, alimentam-se, lavam as roupas, colocam-nas para secar, durante cada segundo que respiram, estão na dependência da qualidade do ar, da água, da terra, da camada de ozônio, etc. Enfim, tudo se investe de um sentido amplo, vasto, coletivo, escapando ao controle do Poder Público ou de qualquer minoria, em particular. A preservação da natureza somente se dá com a colaboração de todos. Com a ação de cada pessoa que economiza no consumo de luz, água, ajuda no controle da poluição, na reciclagem de lixo, nos projetos de reflorestamento e de educação ambiental. O Poder Público tem o dever de promover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; fiscalizar a instalação de obras ou atividades potencialmente causadoras de dano ao meio ambiente; realizar estudos prévios de impacto ambiental, controlando a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida e para o meio ambiente; promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente e proteger a fauna e a flora vedando, na forma da lei, qualquer prática que coloque em risco o equilíbrio ecológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com