TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE EM FOCO

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

AUTOR

MEIO AMBIENTE EM FOCO

                                                                                                                               

                                                     

                                                         Cáceres/MT

2013

[pic 4]

            [pic 5]

AUTOR

[pic 6]

MEIO AMBIENTE EM FOCO

 

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientador: Prof.   Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Lima, Sergio Goes Barboza, Thiago Augusto Domingos

Cáceres/MT

2013

[pic 7]

     

SUMÁRIO

RESUMO

        

INTRODUÇÃO...........................................................................................................5

DESENVOLVIMENTO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        1


 RESUMO

O presente trabalho consiste em um estudo acerca do desenvolvimento da sociedade humana e seus reflexos frente ao meio ambiente. Será realizada uma análise textual acerca dos problemas ambientais relacionados com a emissão de poluentes químicos e as consequencias do uso destes poluentes para o meio ambiente. Será analisado ainda, qual o estagio atual dos resíduos sólidos no Brasil. Para tanto, será necessário fazer algumas indagações como: se no inicio desenvolvimento da sociedade pensava-se sobre problemas ambientais? Quando começou a utilizar produtos químicos pensava-se nos danos que os mesmos poderiam causar? Quais foram as consequencia do uso dos produtos químicos no meio ambiente e na saúde humana? Concluindo com uma analise do estágio atual dos resíduos sólidos no Brasil.

Palavras-chave: meio ambiente, desenvolvimento humano, resíduos sólidos, poluentes químicos.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade fazer um estudo acerca do desenvolvimento da sociedade humana e seus reflexos frente ao meio ambiente. O meio ambiente como bem de uso comum do povo deve ser protegido e preservado das ações que resultam na poluição e degradação do meio. Garantir a todos um ambiente que assegure boas condições de vida é a finalidade da política ambiental.

Será realizada uma análise textual acerca dos problemas ambientais relacionados com a emissão de poluentes químicos e as consequencias do uso destes poluentes para o meio ambiente. Será analisado ainda, qual o estagio atual dos resíduos sólidos no Brasil.

A consciência de que temos que preservar o meio ambiente nos leva a pensar nos meios de como conhecer e medir os agentes causadores de poluição e como controlá-los, a disposição de resíduos sólidos sem controle, constitui uma prática que gera graves consequencias como: a contaminação do solo, do ar, da água, proliferação de insetos, etc.

2 DESENVOLVIMENTO

No inicio dos tempos o homem convivia harmonicamente com o meio ambiente, dele só retirava o essencial para subsistência. Não se agredia o meio ambiente, não se degradava. Porém, com o passar dos tempos e com o inicio do desenvolvimento humano a relação do homem com o meio ambiente sofreu grandes alterações.

Essas alterações se intensificaram no século XVIII, com o inicio da Revolução Industrial, que começou na Inglaterra. Conforme Cristina Célia Krawulski e Kenia Zanetti ( 2013, p. 32):

Com a Revolução Industrial, teve início um processo de crescimento econômico acelerado, também chamado de processo de desenvolvimento da sociedade urbana e industrial. Porém, este desenvolvimento não conhecia limites, e foi acontecendo sem planejamento, de forma desordenada, à custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental.

A falta de planejamento durante o desenvolvimento social acarreta em prejuízo imenso ao meio ambiente, e somente depois de anos de degradação e poluição ambiental é que começaram a tomar consciência das consequências deste desenvolvimento desordenado, a partir daí a comunidade cientifica e política de diversas regiões tomou a iniciativa de denunciar este modelo de desenvolvimento.

Segundo Vladimir Passos de Freitas:

 O meio ambiente é, atualmente, um dos poucos assuntos que desperta o interesse de todas as nações, independentemente do regime político ou sistema econômico. É que as conseqüências dos danos ambientais não se confinam mais nos limites de determinados países ou regiões. Ultrapassam as fronteiras e, costumeiramente, vêm a atingir regiões distantes. Daí a preocupação geral no trato da matéria que, em última análise, significa zelar pela própria sobrevivência do homem. (FREITAS, 2001, p. 07).

Passou-se a dar maior importância aos temas ligados com o meio ambiente a partir do momento em que se percebeu que o desenvolvimento gerava um forte desequilíbrio ambiental. A partir daí o mundo por meio de convenções, começou a discutir questões globais, visando buscar soluções para os problemas ambientais.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciada em cinco de junho de 1972, significou uma mudança paradigmática de cunho mundial nas questões referentes ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com