TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Ambiente Foco Industrial Foco Logístico

Por:   •  16/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Os aspectos Logísticos estão diretamente ligados à produção, de modo que podemos perceber, segundo o Cristopher (1997), que a Logística é o processo de Gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização dos seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

Período Ambiente Foco Industrial Foco Logístico

1950

Volume de Produção

Custo

Inventário 1980 Competição Qualidade Compra/ Produção / Vendas

2000

Globalização, parcerias e Ecologia

Tempo e Espaço

Flexibilidade/Agilidade

Tabela 1. Foco Industrial

Devido à baixa concorrência até 1950, o foco industrial estava voltado à redução dos custos e a produção em larga escala marcada por uso da produção batelada e linha de produção, porém, com o aumento da concorrência e, consequentemente, o aumento de exigência dos consumidores, as organizações começaram a desenvolver os produtos diferenciados com menores preços e principalmente com qualidade, ou seja, produtos que estavam de acordo com as necessidades alinhadas às especificações técnicas não apresentando defeitos. Essas necessidades que foram atendidas estão ligadas ao Sistema Toyota de Produção e aos movimentos da Qualidade Total que nasceram posteriormente.

Segundo Ballou (2012), a Logística Empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto do consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Conseguimos observar, a partir da figura, a importância da logística na integração entre as áreas desde a aquisição e relacionamento com os fornecedores até a entrega e suporte pós venda aos clientes e consumidores.

A Logística não trata apenas de movimentação física, mas também de gerenciamento de informações. As informações são de fundamental importância para a integração dos processos; portanto, a logística tem como papel a integração de área que existia anteriormente, mas que não estava integrada.

Na definição do autor, percebemos que a Logística integra todas as áreas através do gerenciamento das informações para dar mais velocidade e eficiência às operações.

A necessidade de integração nasceu devido à mudança de comportamento dos consumidores que obrigou as empresas a responderem devido à grande concorrência em prazos menores, em custos menores, porém de forma personalizada em serviços e com produtos variados em produção.

Assim sendo, o foco industrial a partir de dois mil foi responder no tempo certo e no momento em que for desejado no custo que o consumidor entenda como aceitável.

O aumento do consumo gerado pelo marketing, bem como a redução do ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com