TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DO LIVRO “TECNICA DE REDAÇÃO E ARQUIVO”

Por:   •  13/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  2.259 Visualizações

Página 1 de 15

MEMORIAL DO LIVRO “TENICA DE REDAÇÃO E ARQUIVO”

O estudo do caderno 14 vai nos proporcionar mais conhecimento sobre a contabilidade da escola e os recursos de onde vem, e como deverão ser usado e aplicado na escola.

No decorrer do estudo pretendemos entender de onde vêm os recursos que mantêm a escola, pois os mesmos são adquiridos de vários setores da União, Estados e Municípios e quem precisam participar e decidir onde esses recursos devem ser aplicados é a comunidade que deverá participar das decisões e nós como educadores, devemos participar e ter um conhecimento dos projetos de nossa escola.

Este caderno deixa bem claro, de onde vem e como devemos usar os recursos financeiros que vem para a Educação.

Iniciamos o estudo do caderno 14 no encontro realizado juntamente com os demais colegas que chegaram da cidade de Cotriguaçu e da comunidade de Nova União.

Nos distribuímos em quatro grupos e com as orientações da tutora realizamos a leitura das unidades e posteriormente colocamos para os demais colegas nossas conclusões sobre o tema e juntos fizemos o fechamento das unidades, sendo que sempre que houvesse duvidas o tema era retomado e discutido com todos.

O encontro foi muito produtivo e também um momento de partilha onde cada aluno contribui com algo para o lanche e juntos demonstram solidariedade e gratidão.

Unidade 1 - A contabilidade como necessidade humana

Antigamente o homem e a mulher tinham uma vida nômade, caminhavam sem destino e procurando na natureza alimentos para sua sobrevivência, sem a menor preocupação com o futuro, para eles os alimentos eram suficientes e não se sentiam ameaçados.

Com o tempo as coisas foram mudando e o homem teve que adequar a sua maneira de viver conforme a evolução começou a ter patrimônio próprio, cultivar alimentos, criar animais, formar estoque e agir pensando no futuro e com o objetivo de planejar para atingir seus objetivos. Surgiu então a contabilidade, nesse sentido esse termo era usado no caso de contar o patrimônio que o homem passou a formar.

A partir desse raciocínio histórico a terra passou a ser posse do homem, bem como os produtos, os animais, as ferramentas de trabalho e a casa que construía e com isso houve a necessidade de fazer a divisão das terras e cada pessoa criava a sua riqueza individual então a contabilidade foi fazendo parte de seu dia a dia e nos dias atuais não é diferente a contabilidade precisa fazer parte do planejamento escolar.

No entanto a escola precisa planejar e definir quais objetivos pretende alcançar, esse é o momento em que a contabilidade vai oferecer informações importantes sobre planejar e também aplicar as suas ações.

A contabilidade hoje é a ciência que controla por meio de registros, tudo o que ocorre com o patrimônio do homem, seja pessoa física ou jurídica. Conforme Franco, 1976, p. 15

A contabilidade: é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (Franco, 1976, p. 15).

Na contabilidade as regras são traduzidas em normas contábeis que permitem comparar as alterações patrimoniais das empresas e entre as empresas, por isso a necessidade do registro contábil que possibilita a comparação das empresas a partir dos registros. A contabilidade pode ser classificada em duas áreas - contabilidade comercial e publica:

A Contabilidade comercial e pública: No tópico anterior, vimos que a contabilidade originou da necessidade de contar o patrimônio, o qual precisa ser controlado e que a contabilidade demonstra esse patrimônio e pode e deve ser utilizada para se tomar decisões no momento de elaborar e executar um planejamento.

Esses conceitos são os mesmos para contabilidade de uma empresa particular ou para uma empresa do governo (órgão público). Porém elas são usadas de forma diferente. Na contabilidade empresarial o patrimônio da empresa é particular e visa ao lucro financeiro, enquanto a empresa do governo é pública e, nesse caso, está à disposição de todos nós cidadãos, ela visa ao atendimento das necessidades sociais. Essas diferenças levam a um tratamento contábil diferente,como estudaremos a seguir.

Quando tratamos de contabilidade pública, periodicamente, as escolas necessitam preencher formulários, responder a questionários, solicitar verbas e prestar outras informações. Isso tudo é planejamento, que tem um fluxo de responsabilidade: escola, regional de ensino, Secretaria de Educação, compondo, no final, a contabilidade do município, estado ou união.

Então vamos entender onde se aplica a contabilidade comercial e a pública, também apresentar as diferenças entre Contabilidade Comercial e Contabilidade Pública. Isso é importante para que possamos compreender que não se pode comparar uma com a outra.

Contabilidade Comercial: A contabilidade que sempre ouvimos falar ocorre com o registro das compras, vendas e melhorias (atos e fatos administrativos) da empresa. Com base nessa movimentação comercial, serão apurados lucros e recolhidos os tributos. Um exemplo é uma padaria. Nesse tipo de estabelecimento é praticada a contabilidade societária comercial. Societária porque são empresas constituídas por sócios responsáveis pelas decisões dos negócios; comercial porque esses sócios têm por objetivo comprar e vender bens e serviços, visando ao lucro nessa comercialização.

Na empresa comercial, a preocupação dos seus donos é com o aumento do patrimônio da empresa e, naturalmente, com o lucro. Assim, podemos definir a Contabilidade Comercial como: O ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da atividade mercantil (FRANCO, 1976, p. 16).

Contabilidade Pública: A contabilidade dos órgãos públicos ou Contabilidade Pública tem como principal objetivo a gestão do patrimônio público com vistas a um resultado social esperado, e para isso precisa ter um planejamento.

Diferentemente da empresa, que geralmente tem poucos donos, nos órgãos públicos, por sua vez, são muitos sócios (o povo).Por isso o gasto, primeiro, deve constar do Planejamento Público. Nesse momento, o povo expressa seus anseios por meio de seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente da república). Por isso, a Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com