TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ESCRITA

Por:   •  23/1/2019  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO LIVRO: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ESCRITA

Resenha do livro: Técnicas de comunicação e escrita.

Técnicas de comunicação e escrita Izidoro Blikstein. São Paulo: Editora Ática, 1998, 16ª edição. O livro Técnicas de comunicação escrita, desenvolvido por Izidoro Blikstein, um especialista em linguística e semiótica, professor orientador de várias teses nos departamentos de pós-graduação da PUC-SP. e da USP. Izidoro Blikstein possui graduação e especialização em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Linguística Comparativa pela Université Lumière Lyon 2, doutorado e livre-docência em Letras pela USP, e é professor titular em Linguística e Semiótica pela mesma instituição. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professor adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas SP. Tem experiência na área de Comunicação, atuando com Semiótica e Intertextualidade.

O livro resenhado, trata das vertentes que um texto mal escrito pode levar, o autor utiliza de um bilhete mal escrito para se aprofundar em alguns pontos de comunicação e escrita. A história contada é de um gerente que escreve o seguinte bilhete, “ Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio”, a a partir do texto mal escrito, no primeiro assunto, ele fala os segredos da comunicação escrita, os erros do bilhete que causaram respostas errôneas, e só a partir de uma escrita eficiente se consegue ser entendido. No segundo grande tópico, ele fala da estrutura e funcionamento da comunicação, sobre os signos, codificação, descodificação, emitente e destinatário, veiculo, e muitas outras estruturas do texto. Por fim, no último, grande tópico, ele dar dicas para agarrar o leitor, dar ferramentas para empregarem nos diversos textos para garantir que o leitor leia e entenda o texto e ainda exemplos de como emprega-los.

Esse livro possui um texto de fácil entendimento, e por ser um livro pequeno, não se demora muito para terminar de ler, um livro bem objetivo e cumpre com o que propõe, eu recomendo esse livro por esses motivos e ainda porque tem ilustrações que facilitam o entendimento, portanto é um livro essencial para aqueles que escrevem sem muita clareza e acaba não passando a informação que era destinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com