TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO EM SITUAÇÃO DE OFERTA E PROCURA

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO 

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2. DENSENVOLVIMENTO                                                                 5

3. MERCADO EM SITUAÇÃO DE OFERTA E PROCURA ....................................5

4. RECRUTAMENTO EXTERNO ............................................................................6

5. RECISÕES DE TRABALHO................................................................................7

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................10

7. REFERÊNCIAS...................................................................................................11



     1. INTRODUÇÃo

Diante de todo processo de estudos e conhecimentos adquiridos frente ao tema proposto, nas linhas seguintes podemos destacar que a gestão de pessoas é uma atividade a ser executada por todos os gestores de uma organização, contando com o apoio do setor de recursos humanos, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.

Em meio de processo de substituição da não de obra devido a crise econômica, profissionais de media e de alta gestão são os primeiros alvos dos cortes. Com o aumento de desemprego, não vai ser como era antes de empresas aumentarem salários para segurar bons funcionários. Observo que há nas empresas um processo mais aprofundado do que simplesmente cortar o percentual do efetivo. Com intuito de conhecer a gestão de pessoas sobre a descrição e a análise de cargos, diferentes tipos de recrutamento e suas formas podem influenciar a gestão e os resultados empresarias. Com a evolução da gestão de pessoas que acontece após a revolução industrial é cada dia mais frequente a visão de que as pessoas são o maior capital que uma empresa possui garantindo o sucesso e atingindo cada vez mais os resultados esperados. O recrutamento garante pessoas engajadas e comprometidas com o ideal empresarial e podem também influenciar a forma de competir e buscar resultados desejados pela organização.

O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido. Dentre as diferenças nas praticas de recrutamento para Milkovich (2000), as etapas do processo de recrutamento de pessoal partem do Planejamento (determinação das necessidades de pessoal). Esse deve ser o primeiro passo para a realização do processo, é centralizado no setor de recursos humanos.

Sendo assim, é feita a Solicitação de Pessoal, ou seja, os gerentes dos departamentos realizam o levantamento das necessidades de pessoal e passam para o setor de recursos humanos, que por sua vez, providencia o processo que começa com a análise de mercado de trabalho. É nessa fase que se identificam as fontes de recrutamento, para depois definir as técnicas de recrutamento, que são os meios de informar ao público interno e externo que a empresa disponibiliza de vagas a serem preenchidas e onde também são definidas as informações a serem passadas aos candidatos, como as normas da instituição, legislações existentes, número de vagas e pré-requisitos.

2. DESENVOLVIMENTO

                 A atual situação econômica do Brasil vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economiavem tomando nos últimos tempos. Essa preocupação com a atual situação econômica do vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos. Como em todo momento de incerteza, uma  certa dose de pânico se confunde com a frieza dos números e por isso é importante termos uma visão real do que está acontecendo. Os motivos que levaram a atual situação econômica do Brasil são muitos, mas alguns deles merecem um destaque especial. O primeiro deles é a total falta de investimentos em infraestrutura, que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo. A explicação para esse caos está na questão estratégica. O segundo grande motivo de termos chegado no ponto em que chegamos foi a total falta de planejamento estratégico de longo prazo para nossa economia. O governo vem trabalhando com uma estratégia de reação aos fatos, uma verdadeira operação tapa buraco, onde medidas emergenciais são adotadas para tratarem problemas que seria facilmente resolvido se houvesse um planejamento macro.

2.1 MERCADO EM SITUAÇÃO DE OFERTA E PROCURA

O mercado de trabalho pode ser compreendido como um mecanismo de oferta e procura, constituído pelas empresas e pelas oportunidades de trabalho. É também, o processo de atrair um conjunto de candidatos para um determinado cargo.

 Segundo Mañas e Oliveira (2004, p. 193), "[...] atender à necessidade de uma pessoa ou grupo de pessoas não deixa de ser uma atividade de troca, implicando em uma negociação e conflito de idéias a respeito da troca em questão". Isto significa que o mercado baseia-se na troca de produtos ou bens, visando atender as necessidades de ambos os lados, de maneira que todos saiam satisfeitos. Ressaltamos que o Mercado de trabalho sofre constantes mudanças, com elas são exigidas mais competências do profissional que deseja ingressar ou manter-se nele. Estas competências estão ligadas às características que as organizações possuem, adquiriras através dos avanços tecnológicos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com