TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENCIAS E NORMAS TECNICAS

Pesquisas Acadêmicas: METODOLOGIA CIENCIAS E NORMAS TECNICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 10

Michel A questão dissertativa refere-se à elaboração de um problema de pesquisa. Leia com atenção o texto abaixo e responda como é solicitado:

No estudo realizado por Aglieri (2011, p. 9) sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsável no Brasil, destaca a existência de uma “disseminada insatisfação com os aspectos provocados pela gestão das organizações” o que tem motivado a necessidade de uma nova postura empresarial ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento.

Empresas atestadas como sustentáveis “devem contribuir para a manutenção da vida no planeta e assimilar a lógica da organização da natureza em suas atividades” (AGLIERI, 2011, p. 9). Destaca-se a necessidade de uma nova postura empresarial, ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Uma nova dinâmica econômica “de crescer sem destruir” é fundamental para a criação de modelos de gestão comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Esse modelo deve objetivar o desenvolvimento sustentável com garantia da dignidade humana e sustentabilidade ecológica; a adoção de práticas de gestão que tornem as empresas percebidas como mais comprometidas com a sociedade.

Aglieri (2011) caracteriza seu estudo sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsáveis no Brasil como descritivo e interdisciplinar. O caráter descritivo decorre de seu desejo de retratar as associações entre ferramentas de gestão para a sustentabilidade e os princípios ecológicos. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar de análise, apoiada em ferramentas de gestão (Administração) e nos princípios de sustentação da vida (Ecologia), cuja associação possibilita preservar a integridade da empresa e do planeta. As hipóteses levantadas são:

A existência de ferramentas de gestão para a sustentabilidade está positivamente associada à presença de princípios ecológicos nas empresas.

• Quanto maior o número de ferramentas de gestão a sustentabilidade presentes nas empresas, maior a evidência dos princípios ecológicos nas mesmas.

• Diferentes ferramentas de gestão para a sustentabilidade levam à assimilação de diferentes características ecológicas pelas empresas.

Referência bibliográfica

AGLIERI, Lilian Maia. A adoção de ferramentas de gestão para a sustentabilidade e a sua relação com os princípios ecológicos nas empresas. 2011. Tese (doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

De posse das hipóteses do trabalho, estabeleça um problema de pesquisa.

Processo

O texto elaborado deverá observar a adequação sintática e a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva. A ética do pesquisador e a valorização do método são aspectos importantes a serem considerados na resposta dessa questão. Outros aspectos ou informações podem ser acrescentados e desenvolvidos na resposta.

Resposta Selecionada: O impacto ambiental exposto nos dias atuais estaria relacionado a baixa disponibilidade de ferramentas de gestão a sustentabilidade da maioria das empresas?

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise.

*GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009.

Participaram das entrevistas sete sujeitos, cuja escolha ocorreu de forma intencional, levando-se em consideração o acesso aos dados históricos da organização, ou o seu conhecimento sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas atuais e passadas.

Pelo texto em destaque percebe-se que o autor utilizou-se da entrevista como instrumento de coleta de dados. Acerca da entrevista é correto afirmar que se trata de uma técnica de coleta de dados na qual:

Resposta Selecionada: a.

As perguntas são formuladas e respondidas oralmente.

Resposta Correta: a. As perguntas são formuladas e respondidas oralmente.

Feedback da resposta: A entrevista é uma técnica de coleta de dados na qual as perguntas são formuladas e respondidas oralmente, na presença do pesquisador que deverá anotar, registrar ou gravar suas respostas para depois fazer a análise dos dados.

• Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

De acordo com o material referencial da disciplina, citação é um recurso adotado para a menção de uma informação extraída de outra fonte. Assinale a alternativa correta sobre esse uso:

I A citação direta compreende a transcrição de parte da obra do autor consultado.

II A citação indireta refere-se ao texto baseado na obra do autor consultado e como não há a transcrição do trecho, não é obrigatória a indicação de página.

III A indicação da autoria da citação não é obrigatória.

IV A simples substituição de uma ou duas palavras do texto original e a omissão da autoria do trecho copiado é considerado plágio.

V A citação direta com menos de três linhas requer o uso de aspas e as com mais de três linhas exige um tipo de formatação específico.

Resposta Selecionada:

As alternativas I e IV estão corretas.

Resposta Correta:

As alternativas I, II, IV e V estão corretas e se complementam.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com