TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENTÍFICA - FÓRUM

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

FÓRUM

• Conceito

Por um fórum ou foro se entende uma reunião de grupo da qual todos os presentes numa classe, reunião ou grupo têm oportunidade de participar. É organizado com a finalidade de debater um tema ou problema determinado.

• Utilização

O fórum é utilizado após a projeção de um filme cinematográfico, de uma apresentação teatral, uma palestra ou uma atividade de grupo. Utiliza-se com bons resultados, na discussão informal, com a classe, de um problema de interesse geral.

• Finalidade

O fórum permite a informalidade na expressão de idéias ou opiniões de todos os integrantes de um grupo. As participações são espontâneas e, de certa forma, levam a desinibir os participantes diante de um auditório. Há um levantamento de opiniões rápido.

• Normas

Sendo um grupo informal, quase não há normas a estabelecer nesse tipo de atividade. Igualmente, dever-se-á limitar um tempo máximo de 90 minutos e contar com os seguintes participantes:

 um coordenador, diretor ou moderador que deve controlar a participação e saber manejar um auditório imprevisível, heterogêneo, às vezes, e selecionar as contribuições dadas pelo público;

 grupo de síntese que, além das anotações que irá fazendo para resumo, poderá escrever no quadro-negro os assuntos que forem sendo debatidos. No final, um relator fará a exposição da síntese;

 público-participante – é conveniente que cada elemento do público que participe antes da contribuição dê o seu nome, que poderá, conforme o grupo, ser o ‘’nome de guerra’’.

• Exigências

 cada expositor deverá falar, no mínimo, três minutos, de uma só vez, se possível;

 deverá levantar a mão para ser atendido;

 não mudar o tema e procurar centralizar a discussão no problema proposto;

 usar linguagem clara e objetiva;

 evitar opinião pessoal e referência a fatos ocorridos com o mesmo;

 o grupo não deve ser muito numeroso (não mais de 50 pessoas);

 se não houver microfone, solicitar que todos falem em voz alta.

DIÁLOGO OU DEBATE PÚBLICO

• Conceituação

Denomina-se diálogo a discussão, diante da classe, do grupo (grande ou pequeno), de duas pessoas altamente capacitadas e capazes de discordarem sobre um assunto determinado, com profundidade e facilidade de comunicação.

• Participantes

 Dialoguistas - devem reunir-se com o Diretor previamente para estudo preparatório do assunto, de como deverão apresentá-lo, o conteúdo, a duração e as técnicas de motivação na comunicação. Devem também, fazer com que o debate acontece em uma atmosfera agradável.

 Diretor – Deverá preparar o local da reunião, a disposição dos participantes, verificar as condições de visão e acústica do local. Se for o caso, cuidar de um macrodiálogo ou microdiálogo, isto é, com grupo grande ou pequeno. Deve também: reunir-se com os dialoguistas para planejamento da reunião; dirigir o interrogatório do auditório, após o diálogo, orientando os debates; monitorar rigorosamente a duração do debate; solicitar, do grupo de síntese, o relato das conclusões e evitar que a discussão se encaminhe por assunto diverso do proposto.

• O Grupo

Geralmente é o grupo que escolhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com