TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENTÍFICA II

Exames: METODOLOGIA CIENTÍFICA II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  8.701 Palavras (35 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 35

Baseado na Obra

CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PELA PESQUISA

Orientação básica para elaboração de trabalhos científicos.

de

Alzira Elaine Melo Leal e Carlos Eduardo Gerzson de Souza

1 - A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A Metodologia tem como função introduzir o acadêmico na temática da construção, sistematização e comunicação do conhecimento, de maneira a prepará-lo para participar do processo de produção científica, mostrando-lhe como trilhar o caminho da pesquisa, ajudando-o a refletir e o instigando a um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa seja ela uma monografia, dissertação, tese, ou até mesmo um artigo, necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar alicerçados em planejamento cuidadoso, em reflexões conceituais sólidas e fundamentados em conhecimentos já existentes.

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento semelhante ao de um engenheiro. Ao elaborar uma planta, este precisa saber o que quer fazer, obter os dados, assegurar-se de que possui os materiais necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um projeto será satisfatório na medida do envolvimento do pesquisador no ato de construir e no emprego de suas habilidades técnicas em sua execução. O sucesso de uma pesquisa também depende do procedimento seguido, do envolvimento com a pesquisa e da habilidade de escolher o caminho para atingir os objetivos propostos.

A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa. Precisa, portanto, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.

1.1 – O QUE É PESQUISA?

Esta pergunta pode ser respondida de múltiplas formas:

- Pesquisar significa procurar respostas para as indagações propostas;

- É a investigação ou busca minuciosa para averiguação da realidade;

- É o estudo sistemático de um determinado campo do conhecimento, cuja finalidade é a descoberta de algo novo, ou a ampliação de dados já registrados na literatura;

- É a atividade cotidiana, um questionamento sistemático, crítico e criativo, em diálogo permanente com a realidade em sentido teórico e prático;

- É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método, com o objetivo fundamental de descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos;

Logo, conclui-se que pesquisa é um conjunto de ações propostas para encontrar a solução para um problema, e têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se têm informações para solucioná-lo.

Resumindo, pesquisa é um conjunto de investigações e operações que objetiva descobrir novos conhecimentos ou melhorar e aprimorar conhecimentos já existentes.

1.2 – CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS

Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação são apresentadas a seguir:

1.2.1 – Quanto à natureza

Pesquisa Pura, Básica ou Teórica - Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Não tem por finalidade a utilização prática, mas contribui para o avanço do conhecimento da teoria estudada. Ex.: A origem do Universo.

Pesquisa Aplicada ou Prática - Busca gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Portanto, é desenvolvida tendo–se em vista sua utilização. Ex.: A busca de uma vacina contra a AIDS.

Ao contrário do que se pensa, a pesquisa aplicada depende da pesquisa pura, de natureza teórica. Sem o desenvolvimento de conhecimento conceitual avançado pouco se pode fazer para transformar este saber em uma determinada aplicação tecnológica demandada pela sociedade.

1.2.2 – Quanto à forma de abordagem do problema

Pesquisa Quantitativa - Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas (porcentagem, média, mediana, desvio-padrão, coeficientes de correlação, análise de regressão, etc.).

A pesquisa quantitativa é mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados de projetados para aquele universo.

A pesquisa quantitativa permite dimensionar mercados, conhecer os perfis demográficos, sociais e econômicos de uma população, entre outras possibilidades; realizada a partir de entrevistas individuais, apoiada em um questionário impresso ou eletrônico, é conduzida por um entrevistador ou através de autopreenchimento.

Em todo pesquisa quantitativa, sem exceção, torna-se necessário calcular a margem de erro para o grau de confiança que se pretende. Assim, o cliente pode tomar as suas decisões com a segurança desejada.

Pesquisa Qualitativa - Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição dos significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Ela não requer o uso de métodos de técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva e os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

A pesquisa qualitativa, que envolve ouvir as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com