TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DE CONTEUDOS DE ENSINO DE METODOLOGIA DE LINGUAGEM II

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CONTEUDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA LINGUAGEM II

ALUNO(AS): HERLON FABRICIO NIGGEMANN. JENNIFER K. DO NASCIMENTO

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DE CONTEUDOS DE ENSINO DE METODOLOGIA DE LINGUAGEM II

QUESTÕES

1) Há diferenças nos objetivos relacionados à prática de produção textual em cada uma das aulas? Justifique sua resposta.

R: São iguais em relação a pratica de ensino. Ambas as professoras quiseram evidenciar o dia a dia dos alunos. Fica mais fácil adequar as praticas ao cotidiano onde a boneca ficou junto aos alunos e depois ela ocultada, fazendo a curiosidade emergir para formular a carta, sabendo que o fato foi vivenciado na comunidade. A professora utilizou o fato do acidente para ligar o alunos ao ocorrido acidente evidenciando que isso fazia parte do seu convívio, tendo em vista o trabalho coletivo do grupo.

2) Os procedimentos adotados pelas professoras representam de fato uma construção que leva em conta os alunos como interlocutores? Como podemos observar essa questão em cada uma das aulas? 

R: Sim, o trabalho desenvolvido pelas duas professoras busca a interação do grupo com o fato, pois sabendo-se que existe a atratividade dos alunos a fatos do convívio comum pois se tratava de algo real, e ainda com um de seus colegas. Despertada a curiosidade do fato os alunos interagem mais ativamente tornando-se interlocutores. Nas duas aulas à interação da professora com os alunos por meio de perguntas e respostas para fazer a história e a carta.

3) Os usos sociais da língua são priorizados em ambas as aulas? Justifique sua resposta.

R: Na primeira aula a professora começa ocultando uma boneca e a fazendo chorar, evidentemente os alunos ficam curiosos e atentas para saber o que estava acontecendo. O estimulo faz com que, os alunos vivenciem uma situação em sala passando a interagir a respeito e juntamente com os alunos ensinando a ler, escrever e pronunciar as palavras descobertas para assim criar uma hitória.

      Na segundo aula a professora começa comentando sobre a aluna que está ausente, pergunta aos alunos se eles sabem o porquê das faltas da aluna Rosilene. O fato que ocorreu em sua comunidade é explorado em sala de aula, sabendo que os tiveram acesso a informação do acidente. A partir do fato do acidente interagem entre si para escrever a carta para a colega acidentada.

4) Quais sugestões você daria para cada uma das professoras em relação à escuta, fala, leitura, escritura dos alunos durante a aula?

R: Tivemos formas de pratica de ensino parecidas, tais como a família das letras onde as letras iam aparecendo conforme a necessidade onde surgiu a letra “a” e logo seu primo a letra “b” e assim por diante até o fim do alfabeto, e ainda a utilização do autor Monteiro Lobato, com o Sitio do pica pau amarelo, com as diversos contos de seus personagens.

Podemos relatar que após leituras do texto que a respeito da interação os alunos fossem até a frente e com ajuda dos colegas desenvolvesse a carta ou a história. E a cada encontro tivessem um objeto ou fato da sua escolha para desenvolver atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com