TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISTA

Por:   •  24/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA CAMPUS SÃO MARACANÃ

ANTONIO ANISIO PINHEIRO

METODOLOGIA DA PESQUISTA

SÃO LUIS-MA

2016

ANTONIO ANISIO PINHEIRO

METODOLOGIA DA PESQUISA

Trabalho do tempo comunidade apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação II do Curso Educação do Campo, Modalidade/PROCAMPO com Habilitação em Ciências Agrárias, para obtenção de nota.

Profª. Esp. Michelle Silva Pinto

SÃO LUIS-MA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2

2.1. Ciência 2

2.2. Os tipos de conhecimentos 2

2.2.1. Conhecimento Popular 2

2.2.2. Conhecimento filosófico 3

2.2.3. Conhecimento teológico 3

2.2.4. Conhecimento científico 4

2.3. Método científico 4

2.3.1. Método indutivo 5

2.3.2. Método dedutivo 5

2.3.3. Método hipotético-dedutivo 6

3. CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho traz o estudo da pesquisa bibliografia como proposito de fazer uma abordagem sobre a metodologia da pesquisa cientifica no campo acadêmico, a qual se propõem discutir o conceito de Ciência abordando e explicando os tipos de conhecimento e de métodos científicos existentes.

Durante o processo de evolução da espécie humana, o homem manteve-se na observação do funcionamento da natureza, a partir disso ele passa a questionar-se sobre a dinâmica da mesma.

O homem primitivo não tinha um olhar diferenciado sobre os fenômenos que ocorria na natureza. Devido esse motivo, o homem atinha-se ao medo como absoluta importância diante do incompreensível (as tempestades, os raios, as variações de temperatura e todos os intempéries da natureza). Por não ter mecanismos técnicos apropriados para deter esses fenômenos, o homem era refém do aleatório.

Em dado momento, o homem busca explicação para os fenômenos dos pensamentos abstratos e associativos elaborando à magia, às crenças e as supertições. Mesmo que essas ideias não explicasse nenhuma aplicação prática imediata, pois elas já representavam certa evolução na trajetória da inteligência humana, a qual fundamentaria as futuras etapas evolutivas.

O desenvolvimento do aprender trabalhar com os bens da natureza, surge com a técnica. Essa por sua vez, capacita o homem na transformação da matéria prima em outros bem mais duráveis, sendo esse, bem mais elaborado e com grau de complexibilidade crescente. Essas habilidades foram adquiridas através da ciência, que despertou no homem a necessidade de sistematizar.

Diante do exposto, defino a ciência como vários caminhos já trilhados, e diversos imensuráveis a serem descobertos e trilhados, nos quais encontraremos respostas para solução de variados problemas, de grande valia para a humanidade.

Para um melhor entendimento e manuseio da ciência, houve a necessidade de divisão e classificação dos tipos de conhecimento, partindo dos conhecimentos empíricos ao mais racional, conhecimento científico. Assim pode-se esclarecer melhor os rumos tomado pela ciência em seu determinado víeis.

Mas, foi no método que o homem foi buscar o aprofundamento dos conhecimentos no que diz respeito aos fenômenos, a partir do método que foi possível direcionar as investigações e mensurar seus resultados com maior perfeição, ao que de fato busca-se tanto na criação do novo ou na consolidação do mesmo.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. Ciência

Historicamente a ciência é responsável pela evolução da espécie humana. A definição etimológica da palavra ciência deriva do verbo em latim Scire, que quer dizer aprender, conhecer. Porém essa definição não satisfaz e não distinguir a ciência de outras atividades igualmente envolvidas com o aprendizado e o conhecimento. Segundo Gil (2008, p. 03), a ciência poder ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. Lakatos e Marconi (2003, p. 80), acrescenta que além de ser racional e sistemático, a ciência é um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.

2.2. Os tipos de conhecimentos

Os tipos de conhecimento existente são vários, no entanto é importante deixar claro que, os tipos de conhecimentos que abordaremos nesse trabalho são apenas quatros, sendo: O conhecimento popular ou do senso comum; O conhecimento filosófico; O conhecimento religioso ou teológico e o conhecimento científico. Esses conhecimentos diferem-se teoricamente e estreitam-se na prática.

2.2.1. Conhecimento Popular

Teixeira menciona que o conhecimento popular caracteriza-se por ser:

[...] adquirido assistematicamente, através das experiências de vida. Compõe as experiências empíricas, o modo, comum, natural, espontâneo, pré-crítico e ametódico de aquisição de conhecimento, no contato rotineiro ou ocasional com a realidade. Tem o objetivo de orientar e capacitar o homem a viver seu cotidiano, a reconhecer os fenômenos e os seres que compõem a sua realidade, para a solução de seus problemas.[...] Este tipo de conhecimento sobrevive ao longo do tempo e é transmitido de indivíduo para indivíduo, de pais para filhos, dos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com