TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho Escolar: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO....................................................................................................3

2 - DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

2.1 - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.................................................................4

2.2 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...................................................................5

2.2.1 Administração da Instituição..............................................................5

a) Planejamento…………..………...………...………………….……5

b) Organização………………….……………...……………………...6

c) Direção.......................................................................................6

d) Controle......................................................................................6

2.2.3 Organograma da Empresa...................................................................7

3 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..........................................................8

4 - GESTÃO DE PESSOAS.......................................................................................9

5 - INTRODUÇÃO À ECONOMIA...........................................................................10

6 - CONCLUSÃO......................................................................................................12

REFERENCIAS.........................................................................................................13

1 - INTRODUÇÃO

Nossa visita técnica foi realizada, em uma instituição, o Abrigo e Lar Comunitário Esperança do Idoso, é uma associação civil, que tem como finalidade: amparar a velhice, proporcionando-lhe abrigo, alimentação, recreação, assistência médica, social, nutricional, psicológica, fisioterapêutica e cuidados de enfermagem, sendo constituída por tempo indeterminado.

Fundada em 02 de janeiro de 2000, hoje tem 60 idosos abrigados sendo 14 homens e 46 mulheres.

Esta instituição foi escolhida, por se tratar de um tema muito difícil de ser falar, que é o envelhecimento no Brasil. O envelhecimento hoje é tratado de forma de abandono social, pela nossa sociedade.

Durante muito tempo, a representação social da velhice era vista com temor pelas pessoas, por conta de uma visão estereotipada que gerava desprezo e descriminação, porque não assumiam mais, papeis representativos no seio da família nem produziam riquezas matérias para o país.

Algumas alterações têm ocorridos na forma de pensar o envelhecimento, é necessário pensar a velhice como o início de uma nova etapa da vida, em que se deve utilizar todo conhecimento acumulado.

Nossa visita técnica, nos levará a conhecer o funcionamento de uma empresa e ter a experiência de uma nova realidade. O objetivo geral é conhecer o processo e etapas do funcionamento, e nos ajude a reconhecer os objetivos específicos da Gestão Hospitalar.

O Abrigo, conta com uma equipe multidisciplinar que procura o bem-estar do individuo e da coletividade, com a finalidade de garantir a realização dos objetivos explicitados a fim de que o idoso seja alcançado em suas necessidades.

2 - DESENVOLVIMENTO

O Abrigo e Lar Comunitário Esperança do Idoso, é uma instituição de prestação de serviço, do setor privado. Vem com sua equipe multidisciplinar buscando desenvolver suas atividades, visando o alcance do que propõe a política Nacional do Idoso, no seu artigo 3º, inciso I que diz: ¨I- a família, a sociedade e estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida¨.

Sendo assim, cada profissional tem um papel muito importante nesta instituição para idosos, observamos que as atividades de cada profissional, estar visando o bem-estar do usuário de forma multidisciplinar.

E nos leva a pensar no futuro, quais necessidades vamos ter daqui alguns anos de vida.

“A cultura é o melhor conforto para a velhice.”

(Aristóteles)

2.1 - PROCESSOS ADMIMNISTRATIVOS:

O Abrigo no ramo de atuação é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, tem em seu quadro 40 funcionários, sendo uma empresa de pequeno porte. Entre eles a equipe técnica com profissionais de nível superior (Médico, Nutricionista, Fisioterapeuta, psicológica, Enfermeira e Assistente Social). Está no mercado há 13 anos, como uma instituição de longa permanência buscando acolher, garantir e proteção integral; restabelecer vínculos familiares e/ou sociais. E em conjunto com a sociedade, vem buscando a integração através de eventos, festas e apresentações de trabalhos artesanais elaborados pelos idosos.

2.2 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

A instituição tem uma Gestão Participativa, pois a equipe se encontra com motivação e muito participativa no desenvolvimento das rotinas e atingido os objetivos finais. É constituída de Presidente, vice-presidente e Responsável Técnica. Conta com a infra-estrutura de setores coletivos, somando quatro no total, cada qual com banheiro e posto de enfermagem. Além dos setores temos: um refeitório, sala para atividades, duas cozinhas, consultórios, farmácia, sala de curativos, recepção e uma extensa área externa, que é destinada para uso coletivo.

Por se tratar de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) os serviços se dão em sua maioria dentro das instalações. Cada setor é composto de uma Enfermeira, um Técnico de Enfermagem, um Cuidador de idosos, um Serviço Gerais, e tendo a equipe Técnica e supervisão de apoio.

2.2.1 - Administração da Instituição:

a) Planejamento;

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com