TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINHA TERRA TEM PALMEIRAS Experiências Empreendedoras Sebrae

Exames: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS Experiências Empreendedoras Sebrae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Casos de Sucesso é um projeto que foi criado pelo Sebrae, através de histórias reais de empreendedorismo que emocionam por fazerem a diferença de alguma forma por meio de suas vitórias, com o intuito de as tornarem conhecidas pelo maior número de pessoas para que possam servir de exemplo e estímulo. Veremos a seguir uma história de sucesso, baseada na experiência empreendedora do povo de Lago do Junco.

Com a ajuda do Sebrae esse pequeno município maranhense, que pertence à região dos cocais, com população inferior a 10.000 habitantes e tendo 66,25% habitados na zona rural, decidiu que era hora de mudança. Lago do Junco, tinha uns dos mais baixos IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do estado, e tinha como uns dos seus maiores problemas à ausência de um posto médico na cidade o que comprometia ainda mais o desempenho do município.

Em Lago do Junco, sua população era adepta a medicação fitoterápica, e com base nisso, e com a ajuda do Sebrae, resolverão desenvolver um meio de utilizar esse habito em favor de toda a população de forma organizada.

O governo federal por meio do Programa Comunidade Ativa em parceria com o Sebrae implantou no município uma das cinco experiências-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) no Maranhão. O DLIS procurou valorizar a participação comunitária e estimulou o comprometimento dos moradores locais com a questão do desenvolvimento e, a partir desse despertar, buscou desenvolver lideranças capazes de dar sustentação a ações que visassem à promoção do desenvolvimento. Com o diagnóstico socioeconômico, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Local de Lago do Junco, foram identificadas como potencialidades locais a diversidade da flora medicinal e mais a tradição cultural no cultivo e na utilização destas plantas, fazendo com que fosse elencada pela população na Agenda Local do Fórum a implantação de um horto de plantas medicinais e de um laboratório para a manipulação de fitoterápicos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PONTOS MAIS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS

O Sebrae chegou a Lago do Junto decidido a mostrar para a população que somente com a ajuda de todos os cidadãos seria possível a melhoria dos pontos mais críticos existentes na cidade, e que com uma estratégia organizacional, essas melhorias aconteceriam de forma mais rápida e eficaz.

Fizeram um levantamento, sobre diversas situações que eram de precariedade na cidade, e foram destacadas a formação escolar, pois só havia o curso profissionalizante de magistério, a alimentação nas escolas, pois existia uma necessidade de introdução de frutas e variação no cardápio e a questão da saúde, pois não tinha posto médico na cidade.

Foi verificado que com a diversidade da flora medicinal existente no município e com a cultura do cultivo e utilização dessas plantas medicinais, já que a população por diversas vezes utilizavam as plantas medicinais que eram cultivadas nas suas próprias residências para resolverem pequenos transtornos de saúde, pela falta de posto médico na cidade, e com isso pode-se verificar o potencial que Lago do Junco tinha para ser implantado uma farmácia fitoterápica e utiliza-la para melhorar a saúde dos habitantes e que também seria um grande potencial econômico para a cidade.

Foi necessário organizar comissões, associações, cooperativas, conselhos administrativos e lideranças comunitárias, também foi verificado quais as qualificações e habilidades que os membros da comunidade tinham para que as mesmas fosse utilizadas á favor do projeto. E através de um decreto municipal as extrações foram reconhecidas e puderam ser utilizada para a fabricação de medicamento.

Com o esforço e dedicação de todos, o projeto atingiu um patamar grandioso, onde foi necessário a criação de um fórum de desenvolvimento local, formado por diversas instituições. O sucesso foi tão grande que virou referência em âmbito hospitalar, ganhou a emancipação e ainda teve o reconhecimento do Banco Mundial, ao ser indicado para o Prêmio Iniciativas Inovadoras 2002, durante a participação do projeto no Encontro Nacional de Experiências Sociais Inovadoras.

2.2 PONTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com