TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MMI Joelho

Casos: MMI Joelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

A articulação do joelho é basicamente formada por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, os quais estão unidos por meio da cápsula articular, dos ligamentos e dos músculos da coxa e da panturrilha. A união destas três estruturas ósseas formam duas articulações, a patelofemoral e a tibiofemoral, existindo uma relação mecânica entre elas.

Na extremidade distal do fêmur encontram-se os côndilos, que se articulam com a tíbia, grandes e convexos, divididos por um sulco central que forma a superfície articular da patela. Os côndilos são cobertos por cartilagem hialina espessa, para suportar as forças extremas sobre as superfícies articulares durante a descarga de peso.

Na porção proximal da tíbia, conhecida como "platô tibial", encontram-se duas conchas achatadas que são niveladas anteriormente pela diáfise da tíbia. Esta superfície esta alinhada com cartilagem hialina onde se acomodam os côndilos femorais. Na divisão entre os platôs medial e lateral, encontra-se a região intercondilar que na sua porção anterior, apresenta uma depressão que serve como sítio de inserção para o ligamento cruzado anterior.

Já a articulação patelofemoral é formada pela superfície anterior do fêmur conhecida como cavidade troclear e as facetas posteriores da patela ( maior osso sesamóide), onde se interpõem o mecanismo do quadríceps. Do vértice inferior da patela até a tuberosidade anterior da tíbia, encontra-se o ligamento patelar ou tendão patelar. A cartilagem articular na face posterior da patela tem 5mm de densidade, sendo assim, a mais espessa do corpo humano.

MENISCOS

No que diz respeito à anatomia óssea do platô tibial, é extremamente deficiente para a estabilidade articular, por isto, uma estrutura fibroelástica repousa sobre as conchas tibiais, conhecida como menisco. Ao longo da borda periférica de cada concha tibial, dois meniscos, medial e lateral, estão inseridos por fortes ligamentos chamados de coronários.

Além se integrar melhor a superfície articular do joelho, os meniscos auxiliam na transmissão de forças na descarga de peso, melhor lubrificação e durante o movimento de flexo-extensão, auxiliam os côndilos femorais na sua excursão.

O menisco lateral é de forma oval com uma restrita base de inserção, dando maior grau de mobilidade do que o menisco medial durante o movimento do joelho. O menisco medial já é de forma semilunar com uma larga base de inserção em toda sua extensão, e as áreas anterior e posterior dos meniscos são conhecidas como "côrnos" dos meniscos, que são conectados por um ligamento transverso.

A porção interna do menisco é avascular, sendo apenas o terço externo do mesmo vascularizado pela extensa inserção capsular do joelho. O movimento total do menisco na direção ântero-posterior é de aproximadamente 12 mm.

CÁPSULA DO JOELHO

A cápsula do joelho aloja a articulação do joelho, e é a mais extensa cápsula do corpo humano e ainda suporta ligamentos adjacentes e estruturas musculotendinosas estático e dinamicamente.

Alguns espessamentos de ligamentos da expansão aponeurótica da cápsula, aparecem para ajudar a estabilizar a patela e colocar tensão sobre os meniscos, denominados de ligamento meniscopatelar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com